terça-feira, 11 de junho de 2019

O nosso mundo

Entender o mundo|Aprender com sentido
Depois da apresentação e discussão dos trabalhos de aula com artigos e reportagens de jornais e revistas de referência sobre temas do nosso mundo - o que merece ser cantado ou criticado (articulação com   Os Lusíadas - Reflexões do Poeta) - ficam brevíssimas sínteses sobre o que se aprendeu. 

"Com as apresentações orais sobre artigos da atualidade, dos alunos do 10°C, ficámos a reter diversos conhecimentos desde assuntos polémicos até artigos científicos, tais como as espécies em vias de extinção, a exploração espacial, a maternidade e adoção e, por último, os problemas da sociedade.
Dos artigos retratados um dos que mais nos tocou foi o da alimentação e da obesidade nas crianças pois alerta-nos para o tipo de alimentos que as crianças ingerem e revela números surpreendentes sobre o excesso de peso na infância; deixa também explicito que é nas famílias mais pobres onde existe mais obesidade. Apresenta igualmente a globalização como um fator que contribui para este acontecimento.
As conclusões apresentadas no final dos trabalhos foram bastante relevantes, pois mostraram-nos que muitos dos problemas que eram retratados por Camões, n´Os Lusíadas, tais como a ganância e a tirania, ainda estão presentes nos dias que correm."
Mariana Mendes n°16, Raul Terêncio n°24
10°C. 11 de junho de 2019 às 10:20
"Na sala de aula foram apresentados vários temas analisados de forma crítica, tendo um deles despertado a nossa atenção pois fez-nos refletir sobre o assunto da obesidade e do desequilíbrio alimentar em Portugal!
Levou-nos a ver a realidade, que é por si obscura, havendo um elevado consumo diário de açúcares, gorduras e sal.
Muitos pais tentam impor regras e limites na alimentação das suas crianças, apesar da existência da tradicional avó que os mima com bolachas, chocolates e outros doces...
O jornal Público optou assim por dispor de muitas páginas com imagens de um projeto criado por Gregg Segal dando-lhe o nome de " Daily Bread ", em que retrata a alimentação das crianças nos países desenvolvidos que é menos saudável do que uma criança de um país sub-desenvolvido, pois é à base de fast food, devido à globalização alimentar.
Este artigo fez-nos refletir que por vezes a embalagem mais bonita e brilhante nem sempre é a mais saudável para a nossa saúde!"
Deixamos aqui um link para a possível consulta das imagens do artigo: VER
Martim M., nº 19, Catarina T., nº5, António G., nº1


"No âmbito do projeto “Camões, hoje”, foram analisados e expostos vários artigos sobre temas da atualidade, tais como: espécies ameaçadas e problemas ambientais, alimentação infantil, voluntariado, dilema da maternidade, assuntos de exploração espacial, refugiados, campos de transformação e novas tecnologias.O assunto que nos despertou mais a curiosidade foi a questão do voluntariado. O artigo fala do Movimento Transformers, integrado no programa Global Changemarkers, que tem como objetivo combater a baixa taxa de voluntariado em Portugal (14%). Esperam até 2020 aumentar esta taxa para 50%. 
O lema do grupo é “Eu transformo-te a ti com o que de melhor sei fazer, mas com isso tens que transformar alguma coisa à tua volta”. Depois do Movimento Transformers a taxa de voluntariado aumentou para 35%.
Este artigo teve a capacidade de nos mostrar que com pequenas ações podemos mudar o mundo.
É um assunto que merece ser cantado pois mostra-nos a força que pequenas ações têm quando muitas pessoas as praticam."
Mariana R. nº17, Miguel L. nº21, Rita S. nº25
11 de junho de 2019 às 10:26

"Na aula foram retratados e analisados os seguintes temas: espécies em via de extinção, alimentação e obesidade nas crianças, refugiados, o voluntariado, buracos negros, avanço da tecnologia, drones e satélites e campo de transformação.
No tema da alimentação e obesidade conseguimos observar que as crianças portuguesas consomem muitos açúcares devido à publicidade enganosa. Foi analisado que é nas famílias mais pobres e com pouca escolaridade que a obesidade é mais elevada.
Em relação a Os Lusíadas conseguimos perceber que a ganância nos dias de hoje ainda está presente.
Inês V 10°C, Mariana S10°C

8 comentários:

  1. Com as apresentações orais sobre artigos da atualidade dos alunos do 10°C ficámos a reter diversos conhecimentos desde assuntos polémicos até artigos científicos tais como as espécies em vias de extinção, a exploração espacial, a maternidade e adoção e por último os problemas da sociedade.
    Dos artigos retratados um dos que mais me tocou foi o da alimentação e da obesidade nas crianças pois alerta-nos para o tipo de alimentos que as crianças ingerem e revela números surpreendentes sobre o excesso de peso na infância, deixa também explicito que é nas famílias mais pobres onde existe mais obesidade. Apresenta também a globalização como um fator que contribui para este acontecimento.
    As conclusões apresentadas no final dos trabalhos foram bastante relevantes pois mostrou-nos que muitos dos problemas que eram retratados por Camões tais como a ganância e a tirania ainda estão presentes nos dias que correm.

    Mariana Mendes n°16
    Raul Terêncio n°24
    10°C

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelos vossos contributos. Também aprendi bastante com os vossos trabalhos.

      Eliminar
  2. Na sala de aula foram apresentados vários temas analisados de forma crítica, tendo um deles nos despertado a atenção e fez-nos refletir sobre o assunto da obesidade e do desequilíbrio alimentar em Portugal!
    Levou nos a ver a realidade ,que é por si obscura, havendo um elevado consumo diário de açúcares ,gorduras e sal!
    Muitos pais tentam impor regras e limites na alimentação das suas crianças apesar da existência da tradicional avó que os mima com bolachas, chocolates e outros doces...
    O jornal Público optou assim por dispor de muitas páginas com imagens de um projeto criado por Gregg segal dando lhe o nome de " Daily Bread ", em que retrata a alimentação das crianças nos países desenvolvidos que é menos saudável do que uma criança de um país sub-desenvolvido, pois é à base de fast food, devido à globalização alimentar.
    Este artigo fez nos refletir que por vezes a embalagem mais bonita e brilhante nem sempre é a mais saudável para a nossa saúde!

    Deixamos aqui um link para a possível consulta das imagens do artigo:
    https://www.google.com/amp/s/paisefilhos.uol.com.br/crianca/estas-fotos-mostram-a-diferenca-da-alimentacao-de-criancas-ao-redor-do-mundo/%3Famp?source=images

    Martim Miranda, n 19
    António Guilherme, n1
    Catarina tordo.,n5

    ResponderEliminar
  3. No âmbito do projeto “Camões,hoje” foram analisados e expostos vários artigos sobre temas da atualidade, tais como: espécies ameaçadas e problemas ambientais, alimentação infantil, voluntariado, dilema da maternidade, assuntos de exploração espacial, refugiados, campos de transformação e novas tecnologias.
    O assunto que nos despertou mais a curiosidade foi a questão do voluntariado. O artigo fala do Movimento Transformers, integrado no programa Global Changemarkers, que tem como objetivo combater a baixa taxa de voluntariado em Portugal (14%). Esperam até 2020 aumentar esta taxa para 50%. O lema do grupo é “Eu transformo-te a ti com o que de melhor sei fazer, mas com isso tens que transformar alguma coisa à tua volta”. Depois do Movimento Transformers a taxa de voluntariado aumentou para 35%.
    Este artigo teve a capacidade de nos mostrar que com pequenas ações podemos mudar o mundo.
    É um assunto que merece ser cantado pois mostra-nos a força que pequenas ações têm quando muitas pessoas as praticam.
    Mariana Ribeiro n17
    Miguel Lopes n21
    Rita Santos n25

    ResponderEliminar
  4. Na aula foram retratados e analisados os seguintes temas: espécies em via de extinção, alimentação e obesidade nas crianças, refugiados, o voluntariado, buracos negros, avanço da tecnologia, drones e satélites e campo de transformação.
    No tema da alimentação e obesidade conseguimos observar que as crianças portuguesas consomem muitos açúcares devido à publicidade enganosa. Foi analisado que é nas famílias mais pobres e com pouca escolaridade que a obesidade é mais elevada.
    Em relação aos Lusíadas conseguimos perceber que a ganância nos dias de hoje ainda está presente.
    Inês Vitor 10°C
    Mariana Santos 10°C

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelo contributo. Era muito interessante se mandassem as palavras de Camões, talvez do final do C. VIII. Escolham.

    ResponderEliminar