Coesão
Textual[1]
Público-alvo:
alunos do ensino secundário
Finalidade:
treino da estruturação de textos
|
Como
vimos, qualquer texto, para ser dotado de sentido, deve apresentar continuidade, progressão, coesão e
coerência.
No
que diz respeito à coesão, ela deve
observar-se:
-
-dentro
das frases
-
-entre
as frases
-
-na
sequencialização temporal
- no
recurso a processos que evitem as repetições de palavras (utilização de
pronomes, de deícticos, de sinónimos, de hiperónimos.)
Coesão na frase
Exercícios
1. Detete o problema que está na origem da falha de coesão
textual em cada uma das alíneas:
a)
Os melhores contos de Eça de Queirós é «A Aia» e
«O Tesouro».
_______________________________________________________
b)
Nós alertámos aos automobilistas.
_______________________________________________________
c)
Discordo completamente com essa ideia.
________________________________________________________
d)
Vou ler esse livro, para além de não gostar de
ler.
________________________________________________________
e)
Nessa altura havia recantos no jardim, de que
recantos já não me lembro.
_________________________________________________________
f)
Relemos toda a obra embora nos tivesse agradado
imenso.
_______________________________________________________
g)
O texto transmite que o problema persiste.
_________________________________________________________
h)
Antes de eu vir para aqui morar, haviam cá uns
imigrantes italianos.
_____________________________________________________
i)
O casal de periquitos cantam muito bem.
_________________________________________________________
[1]
Adaptação de Materiais do Curso
Gramática do Português, FCSH/UNL, ministrado pelo Prof. Doutor João Costa.
Ao entrar naquela rua de dimensões exíguas, várias lembranças foram retomadas no meu pensamento. Durante os cinco anos que estivera fora sentira falta de todas as paisagens luxuosas e igualmente belas daquela minha cidade.
ResponderEliminarNo fim daquela rua, vi um homem. Um homem bem vestido de smooking preto, a princípio não o reconheci mas ao ver o seu andar elegante e altívo logo reconheci o meu amigo Manuel. Assim que o vi gritei, descendo a rua a correr com pulos de felicidade:
- Oh Manuel!
Manuel procurava aquela voz que por ele gritava e espantado virou a cara.
- Oh minha amiga, que voltaste!
Depois de um apertado abraço, Manuel propôs que voltasse a entrar em sua casa, depressa aceitei.
Cinco anos depois o que aquele jardim mudara, já era lindissímo antes mas agora ainda mais bonito estava. Todas as flores majestosas inseridas em grandes vasos corínticos, estavamos na primavera e as flores encontravam-se ainda mais belas e transbordavam vivacidade e alegria através das suas cores e formas.
Aquela enorme vivenda, que casa imponente, seria a maior de todas daquela rua (e das ruas mais próximas). Entrámos na casa e assim que entrámos o hall de entrada enorme e cheirava a rosas, depois descobri que teria mecanismos no tecto de maneira a que cada vez que a porta da entrada fosse aberta disparassem um ligeiro e nada enjoativo perfume de rosas no ar. Passámos à sala de estar, toda a mobília super bem limpa e preservada, um grande ecrã numa parede, toda a casa decorada com flores. Como se o jardim que há pouco tempo contemplara viesse para o interior de casa juntamente comigo e com Manuel. Quando pedi ao meu amigo para ir a casa de banho, reparei em vários promenores como a moldura do espelho e as torneiras em ouro. Tudo naquela casa era ainda mais luxuoso do que já era à cinco anos atrás e tantas novas tecnologias que eu não servia que utilidade tinham.
Ao voltar para junto do meu amigo observei que este tinha uns óculos muito estranho e ''clicava'' no ar, achei que estava maluco só podia. Quando me explicou o que estava a fazer ele disse que estava no computador, aqueles óculos projetavam no ar um imagem e ele clicava exatamente como num computador.
Este não foi o único exemplo, desde falar para um forno e ele cozer a comida até um mecanisco que limpa as sanitas. Tudo existia para facilitar as mais ridículas tarefas naquela casa.
Ana Isabel Gomes , Nº5 , 11ºA