quinta-feira, 30 de abril de 2020

Tarefas - semana de 4 a 8 maio

Lembrar: tarefas para próxima semana
Conclusão: entre 5 e 7 de maio (conforme a turma)
Exercício formativo
p. 310 do Manual

 (Ficha enviada, para entrega)
6/maio (9h30 - 11ºA
12h00 - 11ºC)
8/maio (9h30, 11º B)
Correção do Exercício e esclarecimento de dúvidas
Blogue 

Sessões síncronas - nos Comentários

ATENÇÃO ao esclarecimento de dúvidas- Interpretação e Gramática

9 comentários:

  1. Bom dia professora
    Estou com dificuldades em estabelecer a relação entre a primeira e a segunda estrofe do soneto "A João de Deus", (página 310 do manual, exercício 2), poderia ajudar-me?

    Mariana Mendes

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  2. Bom dia, poderia ajudar-me a estabelecer o significado do jogo entre "luz" e "escuridão" no soneto "A João de Deus"?
    Raquel Melo 11ºC

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  3. Mariana

    ....estabelecer a relação entre a primeira e a segunda estrofe do soneto "A João de Deus", (página 310 do manual, exercício 2), poderia ajudar-me?


    Repara:
    O poema começa com o estabelecimento se uma definição/caracterização de uma das «Leis» humanas, quer dizer, uma marca da nossa condição humana. Regista, a partir das informação da 1ª quadra, o que é próprio dessa «Lei».

    Mas: a 2ª quadra começa com «É lei também...» e vem outro lado, outra «Lei», outra verdade da condição humana. Faz o mesmo - regista as palavras, expressões que caracterizam essa segunda «Lei» que também existe nas nossas vidas. Já está?

    Agora é só comparar estes dois lados da condição humana - percebendo que ambas estão associadas, são duas marcas do humano.

    Estes humanos são complicaditos... ou melhor - ricos e complexos. Verdade?
    Vê lá se já és capaz.

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  4. Raquel,

    Ajudo pois.

    .........estabelecer o significado do jogo entre "luz" e "escuridão" no soneto "A João de Deus"

    Em vez de olhares para fora, olha agora um pouco para dentro. Lembra-te da tua própria vida, dos teus próprios pensamentos. Quantas vezes não usas as expressões «luz», escuridão ou escuridade ou negritude para falar/pensar no assunto.

    Quando dizemos a alguém que ela está a ver tudo «negro» ou que teve uma ideia luminosa ou que vê sempre o lado claro da vida, estamos a usar estes significados simbólicos de «luz» e «sombra»/«escuridão».

    O ser humano - na sua procura da verdade - (a +procura de IDEAL, em Antero, que abordámos, a busca do Ideal, da Verdade, da Justiça, etc)) nem sempre acha a luz, certo?

    Não esqueças ver o que é «vã» - essencial para compreender a frase.


    Vou deixar, abaixo, uma ajudinha para saber mais.

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  5. "A Luz possui um significado simbólico bastante claro. Até mesmo quando dizemos que ele é “claro”, estamos usando o símbolo da luz/claridade para explica-la. Isso por que a luz é o símbolo da divindade por excelência, e o símbolo de tudo o que é superior, claro, nítido, verdadeiro por si mesmo. A luz ilumina e clareia, ela nos ajuda a perceber melhor as coisas como elas são. A luz é a base do ver, do reconhecer, do enxergar. [...] relaciona-se com a consciência e a visão de tudo, assim como ao conhecimento e a sabedoria, mas não é apenas isso. Onde tudo está escuro, a luz se impõe e traz um caráter revelador, do oculto para o revelado.

    O mais importante é que a luz representa a natureza de tudo o que é elevado e divino em todas as suas manifestações, como o sol, a lua, o relâmpago, o fogo etc."

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  6. Acho que já consegui, obrigada.

    Mariana Mendes

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  7. Boa tarde professora, estou com alguma dificuldade em identificar a função sintáctica do " no-la" pergunta 2.1 como posso separar ou por que palavras para encontrar a solução. Obrigado.
    Mário Ribeiro 11ºB

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  8. Dúvida do Mário sobre o «no-la» (p. 313 Manual)

    Lembrar:
    1) no·-lo (nos + lo)
    Contração dos pronomes nos e lo (ex.: ele disse que no-lo trazia).
    Feminino: no-la. Plural: no-los.
    "no-lo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/no-lo [consultado em 05-05-2020].
    2) “Os pronomes pessoais são palavras que representam no discurso as três pessoas gramaticais (1.ª, 2.ª e 3.ª).
    Indicam, por isso,
    quem fala (eu, nós),
    com quem se fala (tu, vós)
    de quem se fala (ele, ela, eles, elas).
    PRONOMES E FUNÇÃO SINTÁTICA
    - os pronomes pessoais sujeito - eu, tu, ele, ele, nós, vós, eles, elas
    - os pronomes pessoais complemento direto - o, a, os, as
    - os pronomes pessoais complemento indireto - me, te, lhe, nos, vos, lhes”

    In: https://estudamais8.blogs.sapo.pt/6015.html
    3) “Os pronomes me, te, lhe, nos, vos e lhes podem combinar-se com os pronomes o, os, a, as, dando origem a formas como mo, mos, ma, mas; to, tos, ta, tas; lho, lhos, lha, lhas; no-lo, no-los, no-la, no-las, vo-lo, vo-los, vo-la, vo-las. Observe o uso dessas formas nos exemplos que seguem:
    - Trouxeste o pacote?
    - Sim, entreguei-to ainda há pouco.
    - Não contaram a novidade a vocês?
    - Não, não no-la contaram.”
    4)
    “Os pronomes o, os, a, as assumem formas especiais depois de certas terminações verbais. Quando o verbo termina em -z, -s ou -r, o pronome assume a forma lo, los, la ou las, ao mesmo tempo que a terminação verbal é suprimida. Por exemplo:
    fiz + o = fi-lo
    fazeis + o = fazei-lo
    dizer + a = dizê-la
    Quando o verbo termina em som nasal, o pronome assume as formas no, nos, na, nas. Por exemplo:
    viram + o: viram-no
    repõe + os = repõe-nos
    retém + a: retém-na
    tem + as = tem-nas”
    In: https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf44.php


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  9. Mário

    Esta parte perdeu-se, um pouco, no meio do resto:

    Definição: no·-lo (nos + lo) - Contração dos pronomes «nos» e «lo» (ex.: ele disse que no-lo trazia).

    PRONOMES E FUNÇÃO SINTÁTICA

    - os pronomes pessoais sujeito - eu, tu, ele, ele, nós, vós, eles, elas
    - os pronomes pessoais complemento direto - o, a, os, as
    - os pronomes pessoais complemento indireto - me, te, lhe, nos, vos, lhes”



    É só juntar 2+2!!!

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