quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Origem e evolução do Português - 7

Autobiografia da Língua Portuguesa


Eu sou em primeiro lugar de Portugal e de todos os que foram influenciados pelos nossos exploradores, sou o Português, a Língua Portuguesa, não preciso de dizer a minha idade, pois é incerta e não quero que pensem que sou só uma velhinha que se vem para aqui queixar dos velhos tempos.

 

Mesmo antes de nascer já várias pequenas e algumas grandes línguas circulavam pela Península Ibérica criadas ou trazidas por vários povos, até mesmo na pré-história, e foram continuando a aparecer devido ao grande fluxo de seres humanos nesta península. Mas houve povos com maiores influências como os Celtas que eram mais avançados, pois já utilizavam ferro, enquanto na Península Ibérica ainda só se usava o cobre.

 
Apesar de os Celtas terem tido grande influência no fim do século III a.C chegaram Romanos que tomaram conta de todo o território da Península Ibérica. Isto levou à romanização, que é o desenvolvimento ,causado pelos romanos, em todas as áreas, tais como a arquitetura, com a construção de pontes e estradas, nas leis, que foram impostas a todos os habitantes nestes territórios, e na agricultura, com novas técnicas que levavam ao aumento da produção, isto levou à necessidade da utilização da sua língua, o Latim, que para além de tornar o trabalho e comércio mais práticos era também desejo dos Romanos que o Latim fosse a língua falada nos seus territórios, para afirmarem a sua superioridade.

O Latim tornou-se o meu estrato principal, tal como foi o do Francês, Italiano e Castelhano, entre outras, pois foi a língua que foi modificada para criar a maioria das minhas palavras e destas outras línguas, logo foi a que teve mais influência em nós, e por essa razão somos chamadas línguas românicas.Mas a influência de línguas anteriores, como o Celta, com palavras como caminho e camisa, e o Grego, com palavras como banho e hino, não desapareceram de mim, estas tornaram-se os meus substratos, pois influenciaram me antes da minha criação mas não foram tão importantes como o Latim.
 

No século V d.C os romanos perderam vários territórios, incluindo a Península Ibérica, e várias Invasões que se seguiram influenciaram o meu eu mais novo e antigo que tinha acabado de ser fixado nalguns territórios da Península Ibérica, sendo as línguas influenciadoras, por exemplo, o Árabe, que troce palavras incluindo açorda, açúcar e alface, tornando-se assim meus super-estratos, porque foram línguas que me influenciaram depois de eu ser criada.
 

No século XII d.C. surge o galego-português, que é como a minha infância, uma das minhas fases de evolução mais prematuras, era falado em Portugal e na Galiza (...), mais tarde este eu dividir-se-ia em duas vertentes o Português e o Galego.
Com um grande desenvolvimento geral de Portugal, eu também evoluí para aquilo que é chamado Português Clássico no século XVI d.C., e também recebi grande influência das línguas europeias até XVIII d.C.

 
O Português Contemporâneo, que é como me chamam até aos dias de hoje, é uma evolução devida à incorporação de vocabulário de outras línguas, começando no Século XIX d.C, e também nos séculos XX e XXI fui modificada pelo grande desenvolvimento da tecnologia, continuando a incorporar palavras outras de outras línguas, mas o meu nome manteve-se.
 

Por isso penso que, com esta grande evolução que o mundo está a passar e que se está sempre a modificar, eu também vou ter de mudar com o tempo, mas espero continuar a ser o Português, a ser uma língua única.

11 de outubro de 2021

(escrito por: José Oliveira nº14 10A)

Sem comentários: