terça-feira, 12 de outubro de 2021

Origem e evolução do Português 1

A história da minha origem

Esta história começa com o meu avô, o Indo-europeu, que veio com algumas pessoas da Ásia para a Europa. O meu avô teve vários filhos, os que estiveram mais próximos de mim foram os meus tios o celta e o Ibero, também conheci alguns amigos do meu pai que me marcaram mais que foram o grego e o fenício, a que no futuro até chamarão de substratos.

Mas quem me deu as bases para quem eu sou hoje foi o meu pai -  o latim; apesar de tudo o que aconteceu nenhuma língua se sobrepôs a ele, mas influenciaram-me o suficiente para eu já falar um latim aldrabado, mesmo assim ele ficou eterno, como se percebe não só pelas parecenças que eu tenho com o meu pai mas também as que têm os meus irmãos o castelhano, o francês, o italiano, e o mais afastado da família, o Romeno.

Depois de alguns séculos, no séc.V o meu pai foi morto por aqueles bárbaros dos germânicos, que felizmente não me tiraram nada do que o meu pai me ensinou, só deixaram uma coisa ou outra, desde o séc.VI ao VII.

Pouco tempo depois levei outro golpe, do séc. VIII ao XII o árabe apareceu de repente a tentar obrigar-me a começar a falar a sua língua felizmente não consegui, mesmo assim ele deixou-me muitas palavras no meu vocabulário, sobretudo léxico relacionado com a álgebra, a agricultura e os nomes das terras.

A estes dois eram chamamos superstratos.

Mas só no séc.XIII é que começaram a dar-me a devida importância, foi no reinado do meu grande amigo D. Dinis que eu passei a ser a língua oficial do seu país.

A partir do séc.XV e até ao séc.XVIII, quando eu já era mais velho, foi quando ganhei um léxico ainda mais rico, pois eu conheci povos com línguas muito variadas, povos da África, da Ásia, e da América; até aprendi alguma coisa com os meus irmãos, mesmo com o romeno; no séc. seguinte até comecei a ser mais contemporâneo; e nos últimos dois séculos tem havido um grande enriquecimento do meu léxico, ando a aprender muitas coisas com outras línguas, principalmente com o inglês.

Tu já deves saber quem sou eu. Eu sou o português e terás muitas mais oportunidades de me conhecer.

Aluno: G. Lucas / Turma: 10ºB

8 de outubro de 2021

 

Sem comentários: