terça-feira, 12 de outubro de 2021

Origem e evolução do Português

Começamos a publicar alguns dos textos criados pelos alunos das turmas A, B e D do 10º ano, sobre a História da Língua, juntando os conhecimentos adquiridos com a sua criatividade na forma de apresentação - CARTA ou ENTREVISTA ou AUTOBIOGRAFIA. .

Há muito, muito mais para ler, na página central e nos comentários

Entrevista à Língua Portuguesa


“Sou feita de gente vinda de toda a parte”



Entrevistador  – Bom dia, a todos os nossos telespetadores, é com muita alegria que declaro que hoje, a nossa entrevistada vai ser a Língua Portuguesa!

Língua Portuguesa – Bom dia!

Entrevistador – Bom, sem mais demora vamos começar. Primeira pergunta, a Língua Portuguesa teve origem no seu próprio País (Portugal) ou vem um bocadinho de cada parte do mundo?

Língua Portuguesa – Eu vim um bocadinho de cada parte do mundo, porque nos anos que durou o meu nascimento, Portugal foi invadido múltiplas vezes e depois houve a época dos descobrimentos, por isso muitos materiais, produtos e objetos são de origem estrangeira devido à quantidade de importações e exportações que Portugal fazia na altura. Apesar de vir um bocadinho de cada parte do mundo vou sempre achar que os meus “pais” são o Latim e a Romanização, visto que são as minhas bases e também porque tenho muito orgulho em ser uma língua românica. Por fim, costumo ainda dizer que sou feita de gente vinda de toda a parte.

Entrevistador – No seu discurso falou de duas palavras, cujos 
significados eu gostava que dissesse, para os nossos telespetadores entenderem são elas “Línguas Românicas” e “Romanização”.

Língua Portuguesa – Passo a explicar então, uma língua românica é uma língua que integra o vasto grupo das línguas indo-europeias cuja origem remonta ao Latim falado pelo povo. Como exemplos de línguas românicas temos o Castelhano, o Catalão, o Francês, o Italiano, o Romeno e claro eu. A Romanização é a expansão romana a todos os níveis, culturais, territoriais e linguísticos.

Entrevistador – Diria que a Romanização foi importante para o seu desenvolvimento?

Língua Portuguesa – Sim, como já disse anteriormente, a Romanização foi como uma “mãe” para mim. A Romanização foi a base de tudo em mim e em Portugal, tais como ensinar os Portugueses a falar Latim, dar técnicas de construção, impor leis, organizar as cidades construindo monumentos até hoje icónicos como a Ponte de Chaves, o Templo de Évora e as Ruínas de Conimbriga (que foram em parte destruídas pelos Bárbaros). Concluindo, nos finais do século III a.C. os Romanos chegaram à Península Ibérica impondo a sua língua e cultura aos povos que aqui habitavam, por isso, sendo sincera, acho que não seria eu se a Romanização nunca tivesse acontecido, porque foi por causa dela que de forma lenta e progressiva se construiu o galego–Português, língua que foi formada a partir [...] do Latim Vulgar, e conservou ainda alguns vocábulos das línguas dos povos Iberos dominados, estes vestígios linguísticos são os substratos.

Entrevistador -O que são os substratos e os superstratos de que falou na resposta anterior?

Língua Portuguesa – Os substratos são vestígios linguísticos que são provenientes de diferentes povos dominados, no meu caso, os Celtas, os Fenícios, Gregos e Iberos; como exemplos temos: caminho, barca, banho e cama. Já os superstratos são a fixação da Língua Portuguesa, de vestígios linguísticos dos povos que invadem a Península Ibérica, como exemplos temos: aio, Afonso, Gondomar.

 

(CONTINUA...)

Rita Aires 10º A

Sem comentários: