Visita de Estudo à Biblioteca Municipal de Torres Vedras
Data: 20 de Outubro de 2009
Participantes:Turma 10º A
Âmbito: disciplina de Português
A Biblioteca Municipal de Torres Vedras fundada em 1934, encontrava-se no antigo Hospital da Misericórdia. Devido às más condições foi forçoso passá-la para o actual edifício, antigo Liceu D. Pedro V – secção de Torres Vedras. Só a partir de 1986, século XX, esta Biblioteca passou a ser para todos, com acesso directo aos livros.
Referindo-nos à equipa que gere este projecto “Biblioteca para Todos”, cerca de quinze pessoas, destaca-se a Directora Goretti Cascalheira, pela sua simpatia e atenção. No decorrer da visita mostrou-se atenciosa e interessada em transmitir-nos o gosto pela leitura e incentivou-nos a visitarmos a Biblioteca Municipal frequentemente. Admitindo-nos até o sonho de digitalizar todos os livros antigos desta biblioteca.
Primeiramente a Biblioteca continha cerca de mil documentos. Actualmente encontra-se com cento e cinto mil, dos quais sessenta e cinco mil são manuscritos. Esta biblioteca contém livros do século XV.
O edifício encontra-se dividido em salas adequadas às idades e preferências dos utentes, de forma a adquirir uma melhor funcionalidade.
A sala dos audiovisuais apresenta pouca luminosidade para que o ambiente seja propício ao seu fim. Visionamento de filmes e audição de músicas de todos os tipos são as actividades desta sala.
A sala central, de referência, com grande luminosidade é destinada à leitura de periódicos (revistas, jornais, por exemplo) que se encontram organizados em datas de emissão.
Outras salas são destacadas para a pesquisa de material, quer em livros, quer na Internet através dos computadores fornecidos pela própria biblioteca, para facilitar a elaboração de um trabalho de pesquisa, por exemplo.
A não esquecer dos mais novos. A sala do conto, junto às salas para crianças até aos 8/9 anos. Com cores por toda a parte. Salas cheias de vida. Livros com cheiros, com várias texturas e vários feitios para que desde logo as crianças ganhem agrado pela leitura de uma forma adaptada à sua idade. Confessamos que foi o momento mais descontraído da visita.
Os livros mais valiosos e antigos encontram-se no depósito, em estantes compactas, longe da luz e humidade que lhes causam danos. Este depósito não pode ser visitado por qualquer utente da biblioteca. Só em ocasiões especiais pode ser visitado e com acompanhamento de um funcionário entendido no assunto.
Uma Biblioteca preocupa-se com toda a gente, logo, é importante não esquecer os estrangeiros que imigraram para o nosso País. Para que estes nunca percam o contacto com a língua materna a Biblioteca dispõe que vários livros, dicionários e gramáticas em várias línguas.
Filipe Ferreira
10ºA Nº11