Já todos têm a ficha com os dois modelos de Regulamento?
Não se esqueçam, pois é muito importante que o trabalho fique concluído.
Não vale arranjar desculpas...
Há aqui um problema e não se consegue editar documentos colados ... Para cumprir o prometido, deixo nos comentários excertos do REGULAMENTO INTERNO da Henriques Nogueira: um comentário com alguns dos direitos e outro com alguns dos deveres dos alunos.
Vale a pena ler, até porque, se calhar, não os conhecem muito bem!
Na página da escola podem consultar o Regulamento Interno na íntegra.
- Reparem na forma como está redigido - é claro, objectivo, com as formas verbais adequadas a uma enumeração.
Lê o R. I. em comentários!
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15 comentários:
CAPÍTULO I - ESTATUTO DOS MEMBROS DA COMUNIDADE EDUCATIVA
Artigo 11.º - Direitos dos alunos
1. O aluno tem direito a:
a) Usufruir do ensino e de uma educação de qualidade de acordo com o previsto na lei, em
condições de efectiva igualdade de oportunidades no acesso, de forma a propiciar a
realização de aprendizagens bem sucedidas;
b) Usufruir do ambiente e do projecto educativo que proporcionem as condições para o seu
pleno desenvolvimento físico, intelectual, moral, cultural e cívico, para a formação da sua
personalidade e da sua capacidade de auto-aprendizagem e de crítica consciente sobre
os valores, o conhecimento e a estética;
c) Ver reconhecidos e valorizados o mérito, a dedicação e o esforço no trabalho e no
desempenho escolar e ser estimulado nesse sentido;
d) Ver reconhecido o empenhamento em acções meritórias, em favor da comunidade em
que está inserido ou da sociedade em geral, praticadas na escola ou fora dela, e ser
estimulado nesse sentido;
e) Usufruir de um horário escolar adequado ao ano frequentado, bem como de uma
planificação equilibrada das actividades curriculares e extra-curriculares, nomeadamente
as que contribuem para o desenvolvimento cultural da comunidade;
f) Beneficiar, no âmbito dos serviços de acção social escolar, de apoios concretos que lhe
permitam superar ou compensar as carências de tipo sócio-familiar, económico ou
cultural que dificultem o acesso à escola ou o processo de aprendizagem;
g) Beneficiar de outros apoios específicos, necessários às suas necessidades escolares ou
às suas aprendizagens, através dos serviços de psicologia e orientação ou de outros
serviços especializados de apoio educativo;
h) Ser tratado com respeito e correcção por qualquer membro da comunidade educativa;
i) Ver salvaguardada a sua segurança na escola e respeitada a sua integridade física e
moral;
j) Ser assistido, de forma pronta e adequada, em caso de acidente ou doença súbita,
ocorrido ou manifestada no decorrer das actividades escolares;
k) Ver garantida a confidencialidade dos elementos e informações constantes do seu
processo individual, de natureza pessoal ou familiar;
l) Participar, através dos seus representantes, nos termos da lei, nos órgãos de
administração e gestão da escola, na criação e execução do respectivo projecto
educativo, bem como na elaboração do regulamento interno;
m) Eleger os seus representantes para os órgãos, cargos e demais funções de
representação no âmbito da escola, bem como ser eleito, nos termos da lei e do
regulamento interno da escola;
(…)
Artigo 17.º - Deveres do aluno
O aluno tem o dever, sem prejuízo do disposto no artigo 5.º e dos demais deveres previstos no
Regulamento Interno da Escola, de:
a) Estudar, empenhando-se na sua educação e formação integral;
Ser assíduo, pontual e empenhado no cumprimento de todos os seus deveres no âmbito das
actividades escolares;
Seguir as orientações dos professores relativas ao seu processo de ensino e aprendizagem;
Tratar com respeito e correcção qualquer membro da comunidade educativa;
Guardar lealdade para com todos os membros da comunidade educativa;
Respeitar as instruções dos professores e do pessoal não docente;
Contribuir para a harmonia da convivência escolar e para a plena integração na escola de
todos os alunos;
Participar nas actividades educativas ou formativas desenvolvidas na escola, bem como nas
demais actividades organizativas que requeiram a participação dos alunos;
Respeitar a integridade física e moral de todos os membros da comunidade educativa;
Prestar auxílio e assistência aos restantes membros da comunidade educativa, de acordo
com as circunstâncias de perigo para a integridade física e moral dos mesmos;
Zelar pela preservação, conservação e asseio das instalações, material didáctico, mobiliário e
espaços verdes da escola, fazendo uso correcto dos mesmos;
Respeitar a propriedade dos bens de todos os membros da comunidade educativa;
Permanecer na escola durante o seu horário, salvo autorização escrita do encarregado de
educação ou da direcção da escola;
Participar na eleição dos seus representantes e prestar-lhes toda a colaboração;
Conhecer e cumprir o estatuto do aluno, as normas de funcionamento dos serviços da escola
e o regulamento interno;
Não possuir e não consumir substâncias aditivas, em especial, drogas, tabaco e bebidas
alcoólicas, nem promover qualquer forma de tráfico, facilitação e consumo das mesmas;
Não transportar quaisquer materiais, equipamentos tecnológicos, instrumentos ou engenhos
passíveis de, objectivamente, perturbarem o normal funcionamento das actividades lectivas,
ou poderem causar danos físicos ou morais aos alunos ou a terceiros;
Manter o telemóvel guardado e desligado no decurso das actividades lectivas;
Não praticar qualquer acto ilícito;
Ser diariamente portador do cartão de estudante;
Apresentar-se nos espaços de aprendizagem com o material definido pelos professores;
Zelar pela limpeza e manutenção dos espaços utilizados;
Que tal? Conheciam?
Mandem as vossas dúvidas, surpresas, comentários, indignações, sugestões, alertas.
Professora aqui mando o Regulamento feito em aula por mim (Mariana Viola) e pela Maria Beatriz:
Regulamento do Concurso de Texto da Biblioteca ESHN
1. O concurso de texto “Pensamento Longínquo”, é promovido pela Biblioteca Escola Henriques Nogueira, e destina-se a todos os alunos do Ensino Básico e Secundário.
2. O intuito deste projecto é fundamentado no estímulo pela reflexão, pela escrita e pela criatividade, e convida os interessados a viajar no pensamento.
3. Sendo um concurso de texto, baseia-se na construção de um documento reflexivo e criativo, que cumpra todas as regras de organização, pontuação e abranja um Português bem estruturado.
4. O cabeçalho da folha desse texto, deve conter as informações pessoais básicas do participante: Nome completo, ano, turma, número, professor de Português e idade. Caso não possua estas informações, o texto não será avaliado, não entrando, automaticamente, no concurso.
5. O tema escolhido será “A importância do sorriso” / “Como chegaste aqui?” / “de onde vem o pensamento?”, e o aluno pode preferir prosa ou poesia. No entanto, tanto na primeira como na segunda opção, o texto tem de conter 200 a 300 palavras.
6. Os participantes têm um prazo de inscrição de duas semanas e um período limitado de sete dias para realizar e entregar o texto, bem formulado e identificado.
7. Os textos serão entregues na Biblioteca da Escola Secundária Henriques Nogueira, à respectiva responsável pelo serviço, dentro do prazo indicado.
8. Os critérios avaliados pelos júris serão: - A ortografia, a expressão escrita, criatividade, regras de pontuação e o cumprimento de regras do Português.
9. O júri será composto por 4 pessoas, entre as quais, um professor de Português, a responsável pelo concurso, um aluno e um funcionário. Os textos vão ser avaliados e corrigidos no espaço de duas semanas, e efectuarão uma correcção rigorosa, onde os referidos objectos serão vistos mais do que uma vez.
10. A divulgação será feita no interior da Biblioteca, posteriormente à correcção.
11. Os prémios serão divididos entre o Ensino Básico e o Ensino Secundário. O vencedor, o segundo vencedor e o terceiro vencedor do Ensino Básico receberão um cheque prenda da Bertrand, um mp3 e um livro de tema ainda não seleccionado, respectivamente. O melhor, o segundo melhor e o terceiro melhor do Ensino Secundário irão adquirir um cheque prenda da Bertrand, colecção de livros de José Saramago e uma pen, respectivamente.
Obrigado.
Mariana Viola 10ºB Nº16
Um erro: 3. *que abranja
Mariana 10ºB
Regulamento do concurso
“ Liberta-te na escrita”
I- Quem promove o concurso/ Objectivo
O concurso “Liberta-te na escrita” é promovido pela biblioteca da escola secundaria com 3º ciclo Henriques Nogueira, visa promover o incentivo à escrita dos alunos da escola.
II- A quem se dirige/Quem pode concorrer
O concurso está dividido em duas categorias, sendo a primeira dirigida aos alunos do ensino básico, e a segunda direccionada aos alunos do ensino secundário, sendo assim aberto a todos os alunos da escola.
III- Em que consiste
Este concurso consiste na realização de um trabalho individual de escrita, sendo apenas aceite um trabalho por aluno.
IV- Condições de participação
O trabalho deve ser um texto poético em que o tema se enquadre com o do concurso, “ As palavras para ti”, tendo em conta que a mesma palavra pode ter sentidos diferentes consoante o leitor. Lembra-te da passagem de Fernando Pessoa “A Beleza é o nome que eu atribuo ao prazer que as coisas me dão”, pois é um bom exemplo de como uma palavra pode ser associada a ideias diferentes. O texto deve demonstrar as diferentes percepções sobre uma mesma palavra escolhida pelo aluno, não excedendo as oitenta palavras, ultrapassando, obrigatoriamente, as trinta. O trabalho tem de apresentar um título relacionado com o conteúdo. A entrega dos trabalhos tem de ser feita na biblioteca, entre os dias doze e vinte e sete de Novembro de 2009.
V- Critérios/ Júri
Os textos serão avaliados pela originalidade e criatividade do conteúdo, assim como pela disposição adequada do poema e qualidade de estética. A selecção do melhor poema será do encargo da directora da biblioteca da escola e de um(a) professor(a) de Português.
VI- Prémios
Todos os participantes do concurso recebem um diploma de participação. Uma vez que o concurso está dividido em duas categorias, existem dois prémios, um para o vencedor do ensino básico, e outro para o do ensino secundário. Os prémios são surpresa, pelo que são entregues no dia em que se divulgarem os respectivos vencedores, dia dezanove de Dezembro de 2009, os resultados do concurso serão afixados pela escola.
Diogo Valerio 10ºB
Ines Viera 10ºB
Professora aqui envio e publico a minha contribuição com um exemplo de um Regulamento realizado na aula por mim (Raquel Laranjeira)e Rita Mariano
Regulamento do Concurso "Conquista da Imaginação"
I. Regulamento
A Biblioteca da Escola Henrqiues Nogueira promove um concurso de texto, que se destina a todos os alunos que se encontrem no Ensino Básico e no Ensino Secundário.
II. Objectivo
Este concurso tem como objectivo:
a. Estimular os alunos na criação de textos criativos;
b. Alargar as actividades criativas relativas à escrita de textos;
c. Promover o gosto pela escrita;
d. Desenvolver capacidades nesta área.
III. Em que consiste
O texto elaborado deve relacionar-se, respectivamente para cada um dos períodos, aos seguintes temas:
a. 1.º Período - Sentimentos
b. 2.º Período - O Sol
c. 3.º Período - O aparecimento da vida Humana.
A dimensão do texto criado é livre, ou seja, não tem limite de palavras, nem limite de número de páginas. O texto deve ser elaborado, como um texto narrativo ou poético.
IV. Condições de Participação
O trabalho elaborado é individual e deverá ser entrege na Biblioteca da Escola junto de um funcionário da mesma e com o seguinte prazo - entre os dia 25 e 29 de Novembro.
Cada texto deverá apresentar um Titulo sugestivo, e deverá vir acompanhado pelos seguintes dados: Nome completo do(a) aluno(a), número, turma e ano.
V. Critérios de Selecção
Para um melhor escolha de um texto serão adoptados os seguintes critérios de apreciação:
a. Originalidade ao apresentar o conteúdo;
b. Ortografia;
c. Apresentação do texto.
VI. Júri
A selecção dos melhores textos baseados inclusivamnte nos critérios, será feita por um júri constituído por quatro professores de Língua Portuguesa.
VII. Divulgação dos Resultados
Os resultados do concurso serão divulgados num placard existente na Biblioteca da escola, no dia 12 de Dezembro.
VIII. Prémios
Todos os alunos participantes reberão um Diploma de Participação. Os três primeiros vencedores de cada ano e ensino, receberão prémios bastante originais e apelativos!
Raquel Laranjeira 10º B
Rita Mariano 10º B
Raquel e Mariana
Já recebi.
Obrigada. Bom feriado.
Diogo, Inês, Rita e Beatriz (de quem me tinha esquecido há pouco)
Obrigado também. Está entregue.
Até 6ªf.
Boa tarde Professora, venho publicar a nossa sugestão de Regulamento. Até Sexta (Inês Pereira e Jéssica Gomes)
Regulamento do Concurso “Explorar o Alfabeto”
Escola Secundária Henriques Nogueira
I Regulamento
A biblioteca da Escola Secundária Henriques Nogueira promove um concurso de escrita criativa, aberto a toda a comunidade escolar. Este irá decorrer trimestralmente.
II Objectivo
Incentivar a comunidade escolar para a produção de textos criativos, aumentando assim o seu entusiasmo pela escrita, visto que se trata de temas da actualidade, relacionados com s jovens de hoje.
III Temas
- Antigamente os meios de comunicação eram muito poucos. Mas nos dias o que correm são bastantes, nomeadamente o telemóvel e a internet.
O que prevês que aconteceria se estes dois meios de comunicação deixassem de existir?
- A água, como um bem essencial.
- Adoras os teus direitos ? E os deveres ?
IV Condições de Participação
-> O trabalho é individual.
-> Cada aluno(a) deverá concorrer com um tema original, de acordo com o tema abordado.
-> O trabalho deve ser feito numa folha A4 e devem referir claramente o título.
-> Cada trabalho deverá vir acompanhado dos respectivos dados pessoais, bem como da escola e professor responsável.
De mencionar também que ficarão excluídos do concurso todos os trabalhos que não cumpram as regras acima referidas.
V Prazo e Local de Entrega
Os trabalhos devem ser entregues ao longo de cada período, à Biblioteca responsável da Escola Secundária Henriques Nogueira ou ao respectivo professor de Português.
VI Critérios de Selecção
Para a selecção dos melhores textos serão adaptados os seguintes critérios de apreciação:
-> Originalidade
-> Criatividade
-> Respeito pelo tema mencionado
VII Júri
A selecção dos melhores textos por ano de escolaridade será feita por um júri constituído por 6 elementos dos quais professores, bibliotecária da escola e elementos das turmas 10A/B.
VIII Entrega dos Prémios
Irá decorrer no último dia de aulas do 3ºperíodo.
IX Prémios
Todos os participantes recebem um diploma de participação.
1º Lugar: um cheque Bertrand no valor de 40€.
2º Lugar: um cheque Bertrand no valor de 20€
3º Lugar: Oferta de um livro de Paulo Coelho.
Concurso “escrever sem fronteiras”
I - Objectivo
O concurso é uma iniciativa promovida pela Biblioteca da Escola Secundária c/3º Ciclo Henriques Nogueira, e tem como objectivo divulgar e estimular a escrita e a linguagem dos alunos.
II - Concorrentes
São admitidos todos os alunos da escola, dividindo-se em duas categorias, sendo elas a categoria do 3º ciclo e a do ensino secundário.
III - Funcionamento
O concurso é trimestral, sendo que no fim de cada trimestre os textos têm de ser entregues, onde vão ser avaliados e seleccionados os melhores, para depois serem posteriormente premiados.
Os temas têm de se basear no futuro, no rapaz traumatizado e no perfeccionista.
As histórias têm que ser escritas individualmente.
IV - Modalidades
Os participantes têm que escrever uma história, que tem como limite no mínimo de 200 palavras e no máximo de 500.
Os textos têm que ser entregues na biblioteca da escola. Espera-se que estejam devidamente identificados, caso contrário vão ser anulados.
V - Procedimento da selecção
As histórias vão ser avaliadas pelo júri. O júri é constituído pela directora da biblioteca e por dois professores de português.
VI - Critérios de avaliação
Para a avaliação de cada texto, vai ser posta em consideração a expressão escrita e a criatividade de cada aluno.
VII - Entrega de prémios
Os prémios vão ser entregues no final do ano lectivo. A entrega vai ser feita numa cerimónia pública, algo formal e os prémios vão basear-se em livros. Vai ser entregue um prémio para o vencedor de cada categoria por cada trimestre.
José Freitas e Carla Teotónio - 10ºB
Professora, aqui apresento o regulamento feito na aula de 9 de Novembro.
I – Regulamento
“ Grafittis - Arte ou Lixo “ é uma iniciativa promovida pela biblioteca da Escola Secundária Henriques Nogueira e irá permanecer activo neste 1º Período.
II – Objectivo
Esta iniciativa tem como objectivo a promoção da escrita criativa e o aumento da capacidade de uma reflexão mais crítica e “pensada” em relação a todos os alunos da escola, tendo como tema a arte contemporânea nomeadamente a situação delicada dos Grafittis.
III – Concorrentes
O concurso abrange todos os alunos da escola, no qual serão divididos por categorias: ensino básico (7º ano até 9º ano) e secundário (10º anos até 12º anos).
IV – Funcionamento
“Grafittis – Arte ou Lixo” consiste na realização de uma composição/crítica sobre o tema mencionado.
V – Condições de Participação
O trabalho deve ser um texto em folha A4, em que o concorrente dê a sua opinião sobre o tema, justificando esta. Não são requeridos quaisquer tipos de limite, visto que transmite o que cada um sente, provendo assim a escrita livre, pessoal e não censurada. Apenas um texto por aluno, permitindo apenas trabalho individual.
VI – Prazo e Locais de Entrega
Tanto a inscrição como a entrega do trabalho deverão ser realizadas na biblioteca escolar, a uma funcionária bibliotecária de 6 de Outubro até ao final de Dezembro (15 de Dezembro).
VII – Júris
Existirão quatro júris, respectivamente um(a) professor(a) de Língua Portuguesa, a funcionária que chefia a biblioteca escolar e dois alunos que terminaram, no ano passado, o 12º ano no curso de Ciências e Tecnologias.
VIII – Prémios
As seis melhores entradas receberão um diploma, bem como uma viagem a Washington, incluindo uma visita à biblioteca do Congresso (biblioteca que possui mais livros do mundo).
IX – Entrega dos Prémios
Irá decorrer a cerimónia de entrega dos prémios na primeira semana de aulas do 2º Período.
Filipe Luna nº6
Tiago Henrique Rosado nº24
Resto de bom feriado
Professora está aqui o regulamento elaborado na aula pela Mariana Freitas, Rafael Pinheiro e Joana Vítor do 10ºB
I - O concuso de texto de escrita criativa intitulado de "Deita cá para fora" é promovido pela biblioteca da Escola Secundária com 3ºciclo de Henriques Nogueira e destina-se a todos os alunos da escola.
II - Os participantes serão organizados em 3 escalões:
1 - 3ºciclo
2 - Secundário cientifico Humanísticos
3 - secundãrio Profissional
III - Para asegurar a participação no concurso deverão preencher a ficha de inscrição que se encontra da biblioteca da escola.
IV - A data limite de inscrição é até ao dia 30 de Novembro.
V - Os textos deverão ser escritos em poema e não deverão ter nem menos de 100 palavras nem mais de 400.
VI - Até ao antepenúltimo dia de aulas de cada período os textos devem ser entregues na biblioteca e serão avaliados por um(a) professor(a)de Português e pela funcionária que chefia a biblioteca. Os textos serão cotados segundo os seguintes critérios:
1- Qualidade da expressão escrita
2- Criatividade
VII - Os prémios (a designar) serão atribuídos aos três primeiros classificados de cada escalão e devendo ser entregues numa cerimónia solene no final do ano lectivo.
Peço desculpa de não ter sido mais cedo, mas só agora tive tempo para lhe entregar o regulamento elaborado por mim e pela Inês Morais. Não está completo, mas creio que pelo que está feito se percebe a nossa intenção.
Obrigada pela compreensão.
Regulamento do concurso de textos criativos da Biblioteca da Escola Secundária Henriques Nogueira – “Palavras ao vento”
Artigo I – Quem promove o concurso
A Escola Secundária Henriques Nogueira promove um concurso de textos criativos na sua Biblioteca a que deu o nome de “Palavras ao vento”.
Artigo II – A quem se dirige
“Palavras ao vento” dirige-se a todos os alunos do ensino básico e secundário, separados por estes mesmos escalões.
Artigo III – Objectivo
“Palavras ao vento” tem como objectivo estimular a escrita nos alunos.
Artigo IV – Em que consiste
“Palavras ao vento” consiste na escrita de um texto criativo, que poderá ser prosa ou verso. Terá o limite mínimo de 150 palavras e terá que se inserir nos temas apresentados mensalmente na Biblioteca.
Artigo V – Como fazer para concorrer
1. Para assegurar a participação no “Palavras ao vento”, os alunos (concorrentes) deverão dirigir-se à Biblioteca escolar aquando da entrega do texto elaborado, para proceder à inscrição.
2. A inscrição será feita na Biblioteca escolar, junto de um funcionário da mesma.
3. “Palavras ao vento” será realizado mensalmente, com prazo de entrega até à última quarta-feira de cada mês.
Artigo VI – Selecção dos textos
1. Os textos entregues no âmbito do “Palavras ao vento” serão avaliados por professores de Português do ensino básico e secundário, conforme o escalão em que se insiram os concorrentes.
2. Serão seleccionados os textos que satisfaçam este requisitos:
a. Têm que se inserir nas temáticas apresentadas em cada mês.
b. Têm que ser criativos e surpreendentes de uma maneira positiva.
Artigo VII – Atribuição de prémios
1. Serão atribuídos prémios aos textos que mais surpreenderem o júri.
2. Os premiados serão informados no início do mês seguinte, para se proceder à respectiva entrega do prémio.
3. Os prémios serão …
Professor finalmente consegui enviar-lhe o regulamento, espero que nõ vá muito tarde!
Ana Catarina e André Santos 10ºB
Regulamento
Concurso de texto – Escrita em Dia
I – Regulamento
O concurso de texto “Escrita em Dia” é uma iniciativa promovida pela biblioteca da Escola Secundária com 3º ciclo Henriques Nogueira.
II – Destinatário
Este concurso destina-se a todos os alunos da escola, divididos em duas modalidades, uma para o terceiro ciclo e outra para o ensino secundário.
III – Objectivo
O concurso tem como objectivo ajudar no desenvolvimento da escrita e aguçar a criatividade dos alunos.
IV – Condições de participação
Os textos a concurso serão histórias, com um mínimo de duzentas palavras, cujos temas serão afixados periodicamente na biblioteca.
V – Prazo e local de entrega
O prazo de entrega será até à penúltima semana de aulas de cada período na biblioteca da escola.
VI – Critério
Os textos serão avaliados pelos seguintes critérios.
- Criatividade
- Originalidade
- Conteúdo
- Correcção de erros ortográficos
VII – Divulgação de resultados e entregas de prémios
Os resultados serão afixados numa vitrina da escola e a entrega de prémios será efectuada numa sessão, com prémios para o 1º, 2º e 3º lugar de cada modalidade.
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