Claro que vamos trabalhar isto na aula e esclarecer todas as dúvidas.
O exercício incide sobre os conteúdos e o mesmo tipo de trabalho que fizemos em aula.
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Tipologia
de textos associados aos media/ imprensa
escrita;
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Leitura
e interpretação de texto dos media - notícia, artigo de opinião, crónica,
"cartoon";
-
Leitura,
descrição e interpretação de imagem - fotografia, desenho;
-
Gramática:
Léxico, sintaxe e usos expressivos da língua associados a:
defesa de ideias/opiniões
refutação de ideias e opiniões
Entre outros, deverá revelar
conhecimento e fazer uso de:
marcas de pessoa (1ª, 3ª) nos textos dos media, associados a
objetividade/subjetividade
tempos verbais adequados ao tipo de texto/situação
articuladores frásicos próprios para dar opinião, persuadir, convencer,
exemplificar, etc.
recursos e figuras de estilo adequadas a persuadir, convencer, comover, criticar, em especial: ironia, metáfora, interrogação retórica, comparação
diferentes tipos de argumentos – por analogia,
de autoridade, etc.
-
Redação
de texto de carácter reflexivo/de opinião, de acordo com as regras da língua e
as características desta tipologia, respeitando a estrutura:
Introdução do tema e ideia a defender ou a refutar (contrariar)
Desenvolvimento
Conclusão
O exercício terá a seguinte estrutura:
Grupo I - Texto(s) dos "media" para leitura e interpretação, através de questionário .....................................120 pontos
Grupo II - Gramática - exercícios de escolha múltipla e de construção (resposta curta, restrita*) ............... 40 pontos
Grupo III - Composição** (150-250 palavras) ..........40 pontos
Informação suplementar
sobre os critérios:
* Resposta restrita
O afastamento integral
dos aspetos de conteúdo implica que a resposta seja classificada com zero
pontos.
**Resposta extensa (Grupo III)
Ø Os
critérios de classificação estão organizados por níveis
Ø A
produção escrita integra os parâmetros:
- Tema
e Tipologia
- Coerência
e Pertinência da Informação
- Estrutura
- Coesão,
Morfologia e Sintaxe, Repertório Vocabular, Ortografia.
Conteúdo e estrutura
Nível
|
Desenvolvimento do
tema e estrutura do texto
|
5
Muito bom
|
Trata de forma criativa o tema proposto.
Produz um discurso coerente
Define com clareza uma ideia/um ponto de vista
Redige um texto estruturado, evidenciando um bom
domínio dos mecanismos de coesão textual:
Marca corretamente os parágrafos;
Utiliza, com adequação, conectores diversificados e
outros mecanismos de coesão textual.
Mobiliza com intencionalidade um repertório lexical
variado e pertinente
|
4
Bom
|
Trata, sem desvios, o tema proposto.
Produz um discurso globalmente coerente, com algumas
ambiguidades pouco relevantes
Define com clareza uma ideia/um ponto de vista
Redige um texto bem estruturado, utilizando
conectores e outros mecanismos de coesão textual.
Marca os parágrafos corretamente, com alguns desvios
que não afetam a articulação lógica
Mobiliza um repertório lexical adequado e variado.
|
3
Suf.
|
Trata o tema proposto, embora apresente alguns
desvios
Produz um discurso globalmente coerente, apesar de
algumas ambiguidades evidentes
Define uma ideia/ um ponto de vista, eventualmente
com lacunas que não afetam, porém, a inteligibilidade
Redige um texto pouco estruturado
Marca parágrafos, mas com falhas
Utiliza apenas os conectores e os mecanismos de
coesão textual mais comuns embora sem incorreções graves
Mobiliza um repertório lexical adequado, mas pouco
variado.
|
2
Insuf.
|
Trata globalmente o tema, mas com desvios notórios.
Define uma ideia/um ponto de vista identificável,
mas de forma confusa;
Redige um texto com deficiências de estrutura,
evidenciando um domínio insuficiente dos mecanismos de coesão textual
Marca parágrafos, mas com incorreções de alguma
gravidade
Utiliza de forma escassa e/ou deficiente os
conectores
Utiliza um vocabulário comum, com algumas
impropriedades
|
1
Muito Fraco
|
Desvia-se do tema
Não define uma ideia/um ponto de vista identificável
Redige um texto de estrutura deficiente,
evidenciando um domínio muito insuficiente dos mecanismos de coesão textual
Utiliza vocabulário elementar e restrito e/ou
inadequado.
|
Correção Linguística
Desvalorização
de 1 ponto:
- Erro inequívoco de
pontuação.
- Erro de ortografia (incluindo
erro de acentuação, uso indevido de letra minúscula ou de letra maiúscula
inicial e erro de translineação).
- Erro de morfologia.
- Incumprimento das
regras de citação de texto ou de referência a título de uma obra.
Desvalorização
de 2 pontos:
- Erro
de sintaxe.
- Impropriedade
lexical.
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