quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Exercício escrito - conteúdos e estrutura

Tal como prometido, deixo as informações detalhadas sobre o vosso exercício escrito.

Claro que vamos trabalhar isto na aula e esclarecer todas as dúvidas.

O exercício incide sobre os conteúdos e o mesmo tipo de trabalho que fizemos em aula.



O nosso exercício destina-se a avaliar os seus conhecimentos nos seguintes âmbitos:

-      Tipologia de textos associados aos media/ imprensa escrita;

-      Leitura e interpretação de texto dos media - notícia, artigo de opinião, crónica, "cartoon";

-      Leitura, descrição e interpretação de imagem - fotografia, desenho;

-      Gramática: Léxico, sintaxe e usos expressivos da língua associados a:
defesa de ideias/opiniões
refutação de ideias e opiniões

Entre outros, deverá revelar conhecimento e fazer uso de:

marcas de pessoa (1ª, 3ª) nos textos dos media, associados a
objetividade/subjetividade
tempos verbais adequados ao tipo de texto/situação
articuladores frásicos próprios para dar opinião, persuadir, convencer,
exemplificar, etc.
recursos e figuras de estilo adequadas a persuadir, convencer, comover, criticar, em especial: ironia, metáfora, interrogação retórica, comparação
diferentes tipos de argumentos – por analogia, de autoridade, etc.


-      Redação de texto de carácter reflexivo/de opinião, de acordo com as regras da língua e as características desta tipologia, respeitando a estrutura:
Introdução do tema e ideia a defender ou a refutar (contrariar)
Desenvolvimento
Conclusão
 
 
O exercício terá a seguinte estrutura:
Grupo I - Texto(s) dos "media" para leitura e interpretação, através de questionário .....................................120 pontos
Grupo II - Gramática - exercícios de escolha múltipla e de construção (resposta curta, restrita*) ............... 40 pontos
Grupo III - Composição** (150-250 palavras) ..........40 pontos
 

Informação suplementar sobre os critérios:

* Resposta restrita

O afastamento integral dos aspetos de conteúdo implica que a resposta seja classificada com zero pontos.


**Resposta extensa (Grupo III)

Ø Os critérios de classificação estão organizados por níveis

Ø A produção escrita integra os parâmetros:
- Tema e Tipologia
- Coerência e Pertinência da Informação
- Estrutura
- Coesão, Morfologia e Sintaxe, Repertório Vocabular, Ortografia.

                                            Conteúdo e estrutura

Nível
Desenvolvimento do tema e estrutura do texto
5
Muito bom
Trata de forma criativa o tema proposto.
Produz um discurso coerente
Define com clareza uma ideia/um ponto de vista
Redige um texto estruturado, evidenciando um bom domínio dos mecanismos de coesão textual:
Marca corretamente os parágrafos;
Utiliza, com adequação, conectores diversificados e outros mecanismos de coesão textual.
Mobiliza com intencionalidade um repertório lexical variado e pertinente
4
Bom
Trata, sem desvios, o tema proposto.
Produz um discurso globalmente coerente, com algumas ambiguidades pouco relevantes
Define com clareza uma ideia/um ponto de vista
Redige um texto bem estruturado, utilizando conectores e outros mecanismos de coesão textual.
Marca os parágrafos corretamente, com alguns desvios que não afetam a articulação lógica
Mobiliza um repertório lexical adequado e variado.
3
Suf.
Trata o tema proposto, embora apresente alguns desvios
Produz um discurso globalmente coerente, apesar de algumas ambiguidades evidentes
Define uma ideia/ um ponto de vista, eventualmente com lacunas que não afetam, porém, a inteligibilidade
Redige um texto pouco estruturado
Marca parágrafos, mas com falhas
Utiliza apenas os conectores e os mecanismos de coesão textual mais comuns embora sem incorreções graves
Mobiliza um repertório lexical adequado, mas pouco variado.
2
Insuf.
Trata globalmente o tema, mas com desvios notórios.
Define uma ideia/um ponto de vista identificável, mas de forma confusa;
Redige um texto com deficiências de estrutura, evidenciando um domínio insuficiente dos mecanismos de coesão textual
Marca parágrafos, mas com incorreções de alguma gravidade
Utiliza de forma escassa e/ou deficiente os conectores
Utiliza um vocabulário comum, com algumas impropriedades
1
Muito Fraco
Desvia-se do tema
Não define uma ideia/um ponto de vista identificável
Redige um texto de estrutura deficiente, evidenciando um domínio muito insuficiente dos mecanismos de coesão textual
Utiliza vocabulário elementar e restrito e/ou inadequado.

 

                                                       Correção Linguística
Desvalorização de 1 ponto:
- Erro inequívoco de pontuação.
- Erro de ortografia (incluindo erro de acentuação, uso indevido de letra minúscula ou de letra maiúscula inicial e erro de translineação).
- Erro de morfologia.
- Incumprimento das regras de citação de texto ou de referência a título de uma obra.

 
Desvalorização de 2 pontos:
- Erro de sintaxe.
- Impropriedade lexical.

Até amanhã!

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