sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Novo programa de Português 10º e 11º

Espero que as vossas férias tenham  sido bem aproveitadas.   
Em 2016-2017, as minhas turmas são do 12º ano (A e B). 
Por isso, vamos todos migrar para o blogue deve-e-haver


O blogue asas-da-fantasia permanecerá com todos os materiais de apoio do NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS - 11º ano (2016-17) e do 10º ano (2015-16), para quem precise de fazer revisões. Procura na barra lateral os posts que te interessam.


Entretanto, vai preparando o teu Projeto de Leitura para 17-18. Deixo sugestões
  • todos estes livros são conhecidos e lidos mundialmente
  • todos estes livros são recomendados pelo Plano Nacional de Leitura
  • todos estes livros existem na nossa Biblioteca e na Biblioteca Municipal 
  • todos os romances desta lista já foram adaptados ao cinema e/ou à televisão
ROMANCES

Anna Karénina
Lev Tolstoi
«Embora seja uma das maiores histórias de amor da literatura mundial, Anna Karénina não é apenas um romance de aventura. Verdadeiramente interessado por temas morais, Tolstoi era um eterno preocupado com questões que são importantes para a humanidade em todas as épocas. Bom, há uma questão moral em Anna Karénina, embora não aquela que o leitor habitual possa crer que seja. Esta moral não é certamente o ter cometido adultério, Anna pagou por isso (num sentido vago pode dizer-se que é esta a moral do final de Madame Bovary). Não é isto, seguramente, por razões óbvias: se Anna ficasse com Karenin e escondesse do mundo o seu affair, não pagaria por isso primeiro com a felicidade e depois com a própria vida. Anna não foi castigada pelo seu pecado (podia muito bem ter-se safado deste) nem por violar as convenções da sociedade, muito temporais como aliás são todas as convenções e sem ter nada a ver com as eternas exigências da moralidade. Qual era então a «mensagem» moral que Tolstoi queria passar neste romance? Entendemo-la melhor se olharmos o resto do livro e compararmos a história de Lévin e Kiti com a de Vronski e Anna. O casamento de Lévin é baseado num conceito metafísico, não apenas físico, do amor, na boa-vontade e no sacrifício, no respeito mútuo. A aliança Anna-Vronski é fundada apenas no amor carnal e é aqui que reside a sua ruína.»

Do Posfácio, de Vladimir Nabokov
(disponível em https://www.wook.pt/livro/anna-karenina-lev-tolstoi/190962)

Romeu e Julieta

«Romeu e Julieta é talvez, a par de Hamlet, a peça mais conhecida e popular da dramaturgia shakespeariana, porventura, uma das obras mais emblemáticas da literatura mundial, pela dimensão universal que a história trágica de amores contrariados alcançou ao longo dos tempos.(...) Tem origem na densa simplicidade dos mitos, perdendo-se na profundidade do que no ser humano se sente e reconhece como amor, na fronteira inevitável e trágica da morte, na ilusão de invencibilidade da paixão, contra ódios e reversos da sorte. Romeu e Julieta já não são apenas os nomes dos protagonistas da peça shakespeariana, mas identificam ícones intemporais do amor romântico, tornando-se sinónimos de jovens apaixonados, universalmente reconhecidos e glosados.»


Orgulho e Preconceito
Jane Austen

«Elizabeth Bennet é a protagonista. A história é contada sob o seu ponto de vista. Tem 21 anos, é descrita como alegre e sincera, às vezes é impulsiva quando está no posto de julgamento de ações alheias, característica que vai delinear muitas das suas ações ao longo da narrativa. (…) Fitzwilliam Darcy é um rapaz apontado como bonito e inteligente, protagonista masculino da história, socialmente bem sucedido e culto. Em suma, o que conhecemos (…) como o arquétipo do “Lorde Inglês”.»
Num mundo «dominado pela mesquinhez do interesse, pelo orgulho e preconceitos de classe», o livro aborda temas como o amor, o casamento e a relação tempestuosa entre homens e mulheres; educação, cultura, moral e os interesses familiares, nomeadamente o papel da mulher na família e na sociedade.

É um dos livros mais lidos do mundo, tendo sido adaptado ao cinema várias vezes.


O Retrato de Dorian Gray
Oscar Wilde

«Dorian Gray é um jovem invulgarmente belo por quem Basil Hallward, um pintor londrino, fica fascinado. Determinado a eternizar a beleza de Dorian numa tela, Basil convence-o a posar para ele. Numa dessas sessões, o jovem conhece Lorde Henry Wotton, um aristocrata cínico e hedonista, que o desperta para a beleza e o seduz para a sua visão do mundo, onde as únicas coisas que valem a pena perseguir são a beleza e o prazer. Horrorizado com o destino inevitável que o fará envelhecer e perder a sua beleza, Dorian comenta com os amigos que está disposto a tudo, até mesmo a vender a alma, para permanecer eternamente jovem e manter a sua beleza.

Fortalecido pelo hedonismo, Dorian trata cruelmente a sua noiva, Sybil Vane, que se suicida com o desgosto. Ao saber do sucedido, o jovem começa a notar certas mudanças subtis na sua expressão no quadro, e constata que é o Dorian do quadro que envelhece e que sofre com a passagem dos anos, ao mesmo tempo que o Dorian real permanece com a juventude e beleza intacta. Um romance gótico de horror com um forte tema faustiano, O Retrato de Dorian Gray é considerado pela crítica como a melhor obra de Oscar Wilde.»
https://www.wook.pt

Os Três Mosqueteiros
Alexandre Dumas
«Alexandre Dumas teceu as suas ficções sobre uma trama do século XVII, misturando personagens reais das mais altamente colocadas com personagens imaginárias, conseguindo colocar uma e outras no panteão dos imortais. A sua inspiração faz agir e falar o monarca absoluto Luís XIII e o temível cardeal Richelieu, Ana de Áustria e Buckingham, reviver toda uma época em que se sucedem as aventuras dos seus heróis, D' Artagnan, Athos, Porthos, Aramis e essa fascinante Milady, à volta da qual a acção se desenrola com inegável poder dramático. Gerações de leitores renderam-se a esta obra brilhante. E hoje, passado mais de um século, o livro conserva todo o seu interesse e continua a ser adaptado ao cinema, televisão e mesmo a desenhos animados, transformando esta numa verdadeira obra para todas as idades.»
Temas como a amizade, a coragem, o amor, a aventura, a lealdade, a defesa da honra estão presentes nesta história…e são imortais.







https://www.wook.pt/livro/os-tres-mosqueteiros-alexandre-dumas/63187

Fanny Owen
Agustina Bessa-Luís 

Este romance baseia-se em factos verídicos ocorridos no século XIX, no meio da juventude boémia, mas intelectual, do Porto, da qual fazia parte o escritor Camilo Castelo Branco.

Retrata a vida de um jovem, filho dum oficial inglês que se deixara envolver pelo amor por uma mulher inglesa muito bela; um amor intenso que lhe viria a provocar o fatalismo e a desgraça.

O romance foi adaptado ao cinema por Manoel de Oliveira ("Francisca”)
https://www.wook.pt/autor/agustina-bessa-luis/10142

 CONTOS
Contos Escolhidos

Guy de Maupassant

«Esta edição coleciona alguns contos do sempre irónico, mordaz e divertido Guy de Maupassant. Esta edição divide os contos em 3 secções: Contos mundanos, amorosos, eróticos e galantes; Contos inquietantes de horror e de mistério e Contos exemplares. (…) Os contos colecionados são todos excelentes e variados (…) revelam o pulso da sociedade parisiense da época que é impiedosamente desmantelada, expondo toda a hipocrisia, cinismo que a caracteriza, mas também a força ou sagacidade com que algumas mulheres contornavam as limitações sociais e económicas que a sociedade da época lhes impunha. Um (infelizmente) pequeno número de contos revelam o lado mais "negro" de Maupassant, nos quais retratam-se homicídios, "vendettas" e até em alguns casos forças sobrenaturais. (…) Recomendo vivamente a leitura deste escritor que parece ser um pouco negligenciado pelas editoras de língua Portuguesa.»

https://www.wook.pt/livro/contos-escolhidos-guy-de-maupassant/10995252


CARTAS
Cartas a Um Jovem Poeta
Rainer Maria Rilke
«[Durante cinco anos,]  Rilke enviou um notável conjunto de cartas a um jovem candidato a poeta, sobre a poesia, o amor e a sensibilidade, revelando também, desta forma, a sua relação com a vida e a dificuldade que um espírito sensível tem em sobreviver num mundo duro e implacável.»



Espero que tenhas tido uma experiência com  bibliotecas de praia...







De qualquer maneira, agora podes optar pela Biblioteca da Henriques


 ...ou pela nova Biblioteca Municipal

Sem comentários: