quinta-feira, 1 de março de 2018

Sermão de Santo António - Ficha


11º B
Como prometido durante a correção em aula, ficam propostas de resposta ao grupo I (muito sintéticas; as respostas do colega que leu estavam mais completas, por ex.) e do grupo II.

Atenção, este exercício não contempla, mas ninguém se esqueça de rever:
- os tipos de argumento (p. 46 e exemplos registados no livro/caderno)
- os recursos retóricos (aqueles que trabalhámos e exemplificámos)
- a coesão gramatical (p. 41).

11ºA
Passem à frente. Só interessa ver isto depois de fazerem o trabalho formativo.






Apelo a Cristo: Vê os comentários, p.f.!

E o mesmo para a nossa nº 23.

10 comentários:

Noémia Santos disse...

11ºB - Aluna nº 10
Como prometido ficam as observações das falhas a evitar:
- ler apressadamente o enunciado: tens de ler, reler, sublinhar os verbos que dão as instruções; procurar no texto as frases, expressões, palavras que permitam interpretar e responder;
- responder sem fundamentar: tens de explicar sempre os porquês, especificar como chegaste a essa ideia ou conclusão, dar exemplos, se necessário;
- Escrita: NÃO faças setas. NÃO esqueças o ponto final no fim de cada resposta.
GRUPO III - atenção: NÃO fugir ao tema!

Muito e bom estudo.

Noémia Santos disse...

11º B - Aluno nº 7

Como não estavas na altura da autorreflexão, aqui fica, só o essencial para já:
1 - Relê sempre antes de passar a outra resposta, ou deixa tempo no final para reler; atenção a:
.coesão sujeito-predicado (em número/plural/singular - um ex.a NÃO repetir) - «Uma das outras marcas são»)
. frases demasiado longas, nas quais te perdes; é preferível frases complexas mais curtas (2-3 linhas) e na ordem direta - sujeito+predicado+complementos.

2- Deixar pelo menos 30 minutos para o grupo III. É obrigatório o plano, por tópicos!

Bom trabalho. Qualquer dúvida, deixa em comentários.

Noémia Santos disse...

11º B - Aluna nº 23

...Sabes o que tinha acontecido? Puseste 11º A!

Aqui ficam reparos/falhas a evitar:

1- dar respostas pouco refletidas e escassamente desenvolvidas: é essencial responder de forma completa e fundamentar; tens de explicar sempre a razão, a lógica, especificar como chegaste a essa ideia ou conclusão, dar exemplos, se necessário.

2 - No grupo III - muito cuidado a ler o enunciado, a frase que lança o tema, a instrução. Sublinha logo, toma notas, por tópicos, do que te ocorre sobre o assunto - na folha de rascunho - pensa nos argumentos para a ideia que queres explicar/defender; organiza a sequência lógica - introdução (1 parág.), desenvolvimento (2-3 parág.) e conclusão (1 parág.). Não podes arriscar voltar a ter zero, por desvio completo ao tema. NÃO vai acontecer! NÃO deixes que aconteça. Estuda. Concentra-te.

Bom trabalho!

Unknown disse...

11B- Aluno 24, bom dia, professora não consigo resolver o exercício 4 da página 52 na parte da Educação Literária, achaque me podia ajudar?

Noémia Santos disse...

Ricardo,
O exercício refere-se ao sentido metafórico do verbo "comer", ou seja, o seu sentido figurado ou, como se costuma dizer, segundo sentido. O verbo comer surge várias vezes no excerto - quando se refere aos peixes tem o seu significado literar, de alimentar- se de: os peixes grandes alimentam- se dos pequenos. Quando se refere aos homens significa: viver de, explorar, abusar de, injustiçar, etc. , com o significado de que muitos homens grandes, importantes e poderosos vivem de "comer"/ explorar os pequenos. Isto era uma crítica direta aos fazendeiros, aos colonos e às autoridades do Maranhão.
Bom descanso. Até amanhã

Unknown disse...

11B, aluno nº12
Após algumas leituras e estudo, continuo um pouco sem entender a grande diferença entre a coesão textual e a coerência textual, há uma pergunta no caderno de atividades (pagina 32-exercicio 1)que pergunta exatamente isso minha resposta foi:
"Coesao textual corresponde aos elementos que compõe o texto, ja a coerencia faz ligação ao sentido formal que o texto transmite" em um momento de avaliação a resposta estaria correta?
desde ja, meu muito obrigado.

Noémia Santos disse...

Olá, Filipe
Estás certo. Mas para amanhã, a única distinção que poderá sair será entre os vários tipos de coesão gramatical, como eu mencionei em aula - pg. 41 do Manual. Saber distinguir as várias formas que a " gramática" oferece de tornar um texto coeso, articulado; por ex. Através da ligação entre as frases/orações, com recurso aos conetores - interfrásica - ou à coesão entre os vários elementos dantro da frase, por exemplo, o verbo concordar em número com o sujeito - "Os exemplos é" seria um erro de coesão frásica.
Bom descanso e até amanhã

Noémia Santos disse...

Agora vou ter de descansar. Espero que façam o mesmo. Dormir bem ajuda bastante a um bom desempenho. Alguma breve dúvida que subsista, será esclarecida nuns minutos iniciais que eu dou sempre, se houver casos de 'aflição'. Cheguem a horas, para correr tudo bem e terem tempo.

Anónimo disse...

Professora,eu esqueci me de pôr a versão no teste ,sou a Beatriz Gaspar Lucas e tinha a versão 1

Noémia Santos disse...

Recebido, Beatriz.

Vou pensar o que hei de fazer.