Qualquer texto, para ser dotado de sentido, deve
apresentar coesão, coerência, continuidade e progressão.
No que diz respeito à coesão, ela deve observar-se:
1. dentro das frases, 2. entre as frases, 3. na sequencialização temporal; 4.
no recurso a processos que evitem as repetições de palavras (utilização de
pronomes, de deícticos, de sinónimos, de hiperónimos.)
Coesão na frase[1]
Exercício
1. Detete o problema que está na origem da
falha de coesão textual em cada uma das alíneas e corrija-o, no caderno:
a)
As raparigas com que saímos ontem foram a casa
mudar de roupa.
b)
Alguns automobilistas são perigosos, mas guiam
demasiado depressa.
c)
Discordo com essa ideia.
d)
Vou ler esse livro, para além de não gostar de
ler.
e)
Nessa altura havia recantos no jardim de que
recantos já não me lembro.
f)
Relemos toda a obra, embora nos tivesse
agradado imenso.
g)
O texto transmite que o problema do abandono escolar existe.
h)
Antes de os meus pais virem para aqui morar, é
a casa de uns imigrantes italianos.
i)
Diz-me que livro gostas mais.
j)
A Joana não veio à aula por causa que teve de
ir ao médico.
k)
O casal de periquitos cantam muito bem.
l)
Ele disse que na véspera o pai esteve doente.
m)
Ele vai andar a pé quer faça sol e se estiver
a chover.
n)
O Pedro ajuda-me a Matemática, apesar que ele
não gosta muito.
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Um espaço para ler, pensar, estudar, debater, escrever, defender causas, fazer perguntas e para partilhar ideias, textos, imagens e músicas.
terça-feira, 8 de maio de 2018
Exame 639 (grupo III) - Coesão textual e argumentação
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7 comentários:
Versão 2 Bruno Fonseca 11º B
Recebido, Bruno.
Vou pensar no assunto.
NS
Versão 1, Daniel Correia, 11ºB
Versao 2, Luana Vicente, 11ºB
Versao 2, Rafael Silva, 11ºB
Não é tudo isto verdade? Ainda mal! - como dizia António Vieira.
Espero que seja «sal» para o vosso esquecimento, impedindo situações futuras.
Miguel Lopes, 11ºB, Versão 2
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