quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Fichas de Português

BE SMART!

Espero que todos estejam seguros na matéria. Ainda assim, ficam as correções dos exercícios realizados em aula, para os casos de persistir alguma dúvida ou de alunos que tenham estado doentes.

Atenção: no caso de perguntas de interpretação, o que se apresenta são cenários de resposta. Como vimos em aula, respostas com algumas diferenças podem ser igualmente aceitáveis, dependendo das razões e exemplos apresentados. 


SEM ESTUDO...NÃO HÁ ESPERTEZA QUE VALHA



3 comentários:

Noémia Santos disse...

ATENÇÃO

Na última questão gramatical, «E é preciso ler Frei Luís de Sousa...» equivale a «A leitura de Frei Luís de Sousa é importante» . Certo?

Lembrem-se dos vários exemplos que estudámos, aquando das substantivas, etc., com estrutura semelhante:
«É incrível que o ministro chegue atrasado» (=O atraso do ministro é incrível) ou

É importante estudar Matemática ...» (=O estudo de Matemática é importante)

Anónimo disse...

Professora, na matriz do próximo teste escrevi que haverá uma questão sobre o "valor aspetual". Poderá colocar aqui um exemplo do tipo de questões que nos poderão surgir sobre esta questão? Obrigada pela atenção, Henrique Cavaco (11º A)

Noémia Santos disse...

Henrique

Como acabei por não pôr no exercício, optei na altura por não te/vos roubar atenção, visto que havia muito para estudar.
Depois de passado o teste, esqueci-me de responder. Fica agora. Em aula, voltaremos ao assunto.

Aspeto verbal - categoria gramatical que indica o modo como o locutor perspetiva o desenrolar de uma determinada situação; exprime a estrutura temporal interna. Por exemplo:
• Já lemos o Frei Luís de Sousa.
• Andamos a ler o Frei Luís de Sousa.
• Acabámos de ler o Frei Luís de Sousa.
• Estamos a acabar de ler o Frei Luís de Sousa.

«Todas as frases enunciam a mesma ação (ler a peça Frei Luís de Sousa), mas cada uma delas transmite uma noção diferente do desenrolar dessa ação: nos enunciados 1 e 3, está já terminada; no enunciado 4, está a terminar; no 2, está a decorrer.

O valor aspetual de um enunciado pode ser construído através do significado de uma palavra ou de um conjunto de palavras (aspeto lexical) ou através da combinação do aspeto lexical com vários elementos linguísticos (valor dos tempos verbais, verbos auxiliares, modificadores, etc.) (aspeto gramatical).»

Só iríamos abordar – se fosse a opção – o mais básico:

Aspeto pontual: coincide normalmente com eventos instantâneos e apresenta a ação como momentânea, sem duração temporal.
* Mãe, cheguei!
* O Pedro caiu.
* Ouvi um trovão.

Aspeto durativo: indica que a ação se prolonga (ou prolongou) durante algum tempo. Em geral, coincide com eventos prolongados, estados e atividades.
* A Joana é inteligente.
* Eu vou estudar na Biblioteca logo à tarde.
* Continuo sem disposição para sair.


Créditos dos elementos citados: http://portugues-fcr.blogspot.pt/2011/11/aspeto-verbal.html