Tarefa para o 11º B - Um Roteiro Queirosiano, sem sair do sofá
Enquanto aguardam as novidades do passeio do 11º A, façam uma outra forma de ROTEIRO ... pel'Os Maias.
Vamos, como combinado, reforçar o conhecimento da linguagem e estilo queirosianos. Por enquanto, só com o já trabalhado em aula.
Assim, podem procurar exemplos nas seguintes passagens:
Capítulo IV
- Consultório de Carlos - descrição do espaço
- Projeto de Ega (o Livro)
Cap. XVIII
- Descrição de Lisboa (Chiado, etc.)
Podem imprimir a ficha ou fazer no caderno, seguindo as indicações da mesma.
OS MAIAS
LINGUAGEM E ESTILO
|
||
Recurso
|
Exemplos (2 ou 3)
|
Expressividade
|
Dupla adjetivação
|
||
Tripla adjetivação
|
||
Múltipla adjetivação
|
||
Adjetivação anteposta
|
||
Advérbio de modo
|
||
Verbo expressivo
|
||
Diminutivo (caricatural)
|
||
Gerúndio
|
||
Anglicismos
|
||
Galicismos
|
||
Caricatura
|
||
Ironia
|
||
Hipálage
|
5 comentários:
Boa tarde professora Noémia
Não consigo entender bem o que é pedido com a tabela cujo título é "expressividade", é possível que me esclareça essa dúvida?
Resto de bom fim de semana
Rafael
Sim, Rafael. Qual o interesse, o acréscimo de sentido que se ganha com cada recurso? Por ex, ao recorrer a tripla adjetivação ou a certo diminutivo, qual a intenção, que ideia se quer expressar. Lembras-te do cap. 1 -os adjetivos aplicados ao Ramalhete abandonado eram todos negativos, tristonhos, conotados com abandono ? Ou o recurso a verbos fora do seu sentido normal na oposição Afonso - Vilaça sobre as obras? Ou o diminutivo na caracterização de Eusébiozinho, no cap. 3?
Se tiveres dúvida em algum preencher o resto é completamos em aula. Até 2ªf
..."preenche o resto e completamos". Assim é que é. Esta escrita automática...
Muito obrigado professora
Até amanhã
Enviar um comentário