domingo, 28 de abril de 2024

Deixis - eu, aqui, agora... (revisões)

Deíctico - «Palavra cuja significação referencial só pode ser definida em função da situação, do contexto, do locutor e do receptor do acto de fala.»

¢Ao contrário dos signos com um conteúdo estável e permanente (casa, mesa, chuva, menino), os deícticos, de cada vez que são actualizados no discurso, referenciam de novo e variavelmente, em função da situação de enunciação, única e irrepetível – eu, aqui, agora.

A rede de referenciação dos deícticos tem como ponto central o sujeito que fala, no momento em que fala. “Eu” é aquele que diz “eu” no momento em que o diz. É esta a coordenada que gera todas as outras:

qTu” é aquele a quem o “eu” se dirige - Deixis Pessoal
qagora” é o momento em que o “eu” fala - DeixisTemporal
qaqui” é o espaço em que o “eu” fala - Deixis Espacial
Asim, por exemplo: ontem”, “hoje”, “amanhã” são formas adverbiais que remetem para um tempo anterior, simultâneo ou posterior ao tempo em que o “eu” fala.

Têm referenciação deíctica:

qartigos, advérbios com valor locativo e temporal,
qalgumas preposições e locuções prepositivas,
qalguns adjectivos (actual, contemporâneo, futuro) - que carecem de explicitação do contexto, de referente; Ex.:
1 de Março é futuro em relação a hoje, 28 de Fevereiro. No dia 2 de Março, será passado.
qalguns nomes (véspera). Idem exemplo anterior.


Para além destas classes de palavras mais frequentes, falamos de deixis textual relativamente às expressões que demarcam e organizam o tempo e o espaço do próprio texto, por retoma do que foi dito(anáfora) ou antecipação do que irá ser dito (catáfora). Exemplos:
¢a tese antes exposta,
¢o texto acima referido,
¢como ficou dito no capítulo anterior,
¢como se demonstrou acima,
¢veremos seguidamente.

********************************
Fonte da informação: Ministério da Educação, REVISÃO DA TERMINOLOGIA LINGUÍSTICA PARA OS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO ¢Setembro de 2007, disponível em http://www.netprof.pt/pdf/revisao_TLEBS_2007.pdf, consultado em 12 de fevereiro de 2011.
Imagens em:
rr.pt
renatacharlene.blogspot.com


Sem comentários: