sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Revisões: Síntese

  • Para quem teve dificuldades com o Grupo I - C (alunos a quem calhou a SÍNTESE)

A Síntese ou Resumo Crítico aproxima-se do resumo e as suas regras (de preparação e de redação) são semelhantes, mas tem aspetos específicos:
  • É redigida na 3ª pessoa, com indicação do nome do(s) autor(es);
  • Permite que se destaquem as intenções do autor.
  • Embora mantenha a neutralidade e o rigor na reconstituição das ideias do texto original, confere maior liberdade que o resumo na ordem e na organização das ideias.
  • Não inclui opiniões próprias de quem faz a síntese.
  • Regista apenas  o estritamente necessário para a compreensão de um texto. 
  • Não deve ter  passagens copiadas do texto/documento original.
  • É menos impessoal que o resumo, pois  é redigida com indicação do nome do(s) autor(es), e permite que se destaquem as suas intenções.
  • É muito útil, por exemplo, para contrair informação de dois ou três textos sobre um mesmo tema ou comparar vários textos entre si, dando-se maior relevo à comparação dos textos do que à reconstituição exaustiva das ideias de cada um dos textos-base.
  • Como no resumo, para fazer uma síntese é necessário:
  • Ler atentamente e compreender o texto original;
  • Sublinhar/anotar as ideias principais do texto;
  • Identificar as partes que o constituem;
  • Determinar as relações entre as diferentes ideias (explicação, causa, consequência, comparação…), e anotar, sinteticamente/por tópicos, a informação principal de cada parágrafo.
  • Selecionar as ideias ou factos essenciais do texto original que farão parte da síntese;
  • Suprimir palavras ou frases que refiram aspetos secundários:    
    • comentários, 
    • citações, 
    • exemplos não essenciais à compreensão do todo, 
    • expressões e frases redundantes;
  • Substituir partes do texto original por frases que tornem mais económica a expressão, por ex., reduzindo as orações subordinadas;
  • Respeitar o número de palavras proposto ou reduzir para cerca de ¼ a 1/5  do texto original.
  •  Conter: um parágrafo introdutório, que identifique o assunto que será abordado; o desenvolvimento, mostrando os pontos mais relevantes do texto, e a conclusão, que fechará o pensamento.
 



Imagem - a personagem de Mafalda, a menina com espírito crítico, criada pelo artista argentino Quino, ontem falecido.

36 comentários:

Noémia Santos disse...

O comentário ao texto publicado, encontra-se no «post» de 17 de setembro.

Unknown disse...

Com base nos trabalhos apresentados em aula foi possìvel ver tanto no mundo,como no paìs,nos concelhos e na escola,os problemas especificos,possiveis soluções e entidades responsaveis:
-No mundo os problemas apresentados foram principalmente os refugiados,a saúde e a poluição, com responsabilidade a serem tratados pelas ONGs, pela ONU, pelos governos e população,que precisam se sensibilizar para resolve-los.
-No país as questões são outras: A saúde e a educação poderiam estar melhores se houvesse investimento nessas areas como por exemplo novos materiais para serem utilizados.
-No concelho o principal alvo de criticas foram as estradas, que se encontram em mau estado e tem de se arranjadas pela câmara municipal.
E por ultimo a escola: cujo os equipamentos eletronicos e pricipalmente o Wifi não funcionam como deveriam e isso deveria ser resolvido pelo ministerio da educação para permitirem que tecnicos venham a nossa escola para resolver isto.

Noémia Santos disse...

Nas apresentações ocorridas durante a aula, sobre a recolha de problemas, soluções e responsáveis aos quatro níveis aos quatro niveis de intervenção podemos notar que osndados nao eram muito distantes dos outros grupos.
No primeiro nível de intervenção, na escola, a maioria dos grupos falaram sobre uma melhor organização horária e horário em carga excessiva pois com este horário desorganizado e sobre carregado impede manter as rotinas passadas e pouco tenpo de estudo.
Algumas das soluções seriam a mudança de professores e manifestar a ingratidão.
A culpa é da comissão eos horários e direção.
Comentaram também sobre o excesso de alunos neste ano e como os horários estão desorganizados, em quatro espacos de educação física estão seis turmas ao mesmo tempo ter aulas, logo fazem os professores arranjarem uma solução. O culpado desta vez seria apenas do diretor que aprovou este tanto de alunos.
No segundo nível de intervenção, no concelho, o maior problema é o défice de transportes no centro do concelho e a falta de redes móveis na periferia do concelho porque enquanto no centro ha sempre transportes de hora a hora ou menos, na periferia está em falta.
A solução seria uma maior rede móvel na periferia e os horarios coincidirem com o horario escolar já que a esvola é obrigatória até ao 12°ano.
As culpas são das empresas dos transportes e da câmara municipal.
Referiram também os locais das passadeiras que, como estão mal colocadas ou mal assinaladas pode trazer bastantes problemas aos peões e aos condutores.
As soluções seriam uma melhor sinalização e pintadas. A culpa é da câmara municipal.
No terceiro nivel2 ee intervenção, no país, os principais problemas foram a falta de população jovem, falta de médicos e a "fuga de cérebros".
Como a população jovem está a diminuir, logo Portugal está a tornar-se um país envelhecido. A solução deste caso seria dar mais abonos e a culpa é do governo.
A falta de serviços médicos faz com que ocorra a "fuga de cérebros", isso é os estudantes que migram para um outro país em que os serviços médicos sejam melhores.
As soluções seriam, um aumento de salários, criação de postos no interior e melhores condições de trabalho. A culpa recairá sobre o governo e a ordem dos médicos.
Por último, o quarto nivel de intervenção, que é no mundo, os maiores problemas referidos têm haver com o ambiente e o aquecimento global. Sendo que os problemas de ambos vão se encontrar.
Nos mares há muitos plásticos e microplasticos que podem matar os seres vivos, caso sejam ingeridos ou vários problemas para o animal.
Com a maior poluição o dióxido de carbono aumenta causando assim o aquecimento global que com ele pode aumentar e trazer mais doenças.
As soluções seriam diminuir os transportes públicos que não são elétricos, diminuir as embalagens, reciclar e limpar as praias.
As culpas são da população e do governo que poderiam evitar e arranjar soluções.

Beatriz Silva 11°A

Alexandre Umbelino, 12º A disse...

Com este trabalho conseguimos identificar os maiores problemas para a turma através da repetição de temas como a organização horária a nível escolar, a falta de transportes fora do centro ao nível do conselho, o envelhecimento da população a nível do país e a poluição a nível mundial.
Os grupos que falaram na organização horária referiram-se maioritariamente ao facto de existirem tempos inutilizados na manhã que fazem com que saíamos mais tarde, prejudicando o nosso tempo de estudo e lazer. A solução apresentada foi a entrega de uma proposta de horário à direção.
Ao nível do conselho o problema mais discutido foi a falta de mobilidade fora do centro dado que passam muitos poucos autocarros nestas zonas. As propostas para a resolução deste problema foram a melhor organização destes horários e a criação de uma rede de transportes específica para esta zona.
A nível nacional falou-se no envelhecimento da população devido à baixa taxa de natidade causada pela falta de condições para ter filhos. A solo ao seriam campanhas de sensibilização e a entrega de mais benefícios a quem tivesse filhos.
Por fim, a nível global falou-se na poluição, que causa o aquecimento global e a destruição de espécies e habitats, o que pode eventualmente acabar com a vida na Terra. A solução seria o desenvolvimento de tecnologia neste ramo e mais campanhas de sensibilização sobre este problema.

Alexandre Umbelino 10ºA

João Matias, Maria Oliveira, 11°A disse...

Foram detetados e expostos em aula diversos problemas com impactes a nível escolar até global. Os problemas identificados a nível da escola foram o excesso de alunos, a carga horária e a distribuição da mesma, que causam nos alunos, stress, falta de tempo não letivo, entre outros. A responsabilidade, neste nível caiu especialmente na direção da escola. Já a nível do concelho as temáticas expostas foram mais diversificadas,aos transportes públicos, especialmente à sua falta na periferia da cidade, o hospital público e a falta de fundos para a periferia de Torres, as culpas caíram especialmente sobre a câmara e as empresas de transportes. A nível nacional os problemas abordados foram a nível do sistema de saúde, as imensas esperas para tratamentos, entre outros; a baixa natalidade, a emigração, o envelhecimento da população e a litoralização, que poderiam ser resolvidos ou amenizados com a criação de abonos para os pais e o aumento do salário mínimo e criação de postos de trabalho mais apelativos no interior. No tratamento dos problemas a nível global os grupos condensaram mais os seus tópicos selecionados, partido primáriamente dos problemas ambientais, como a poluição atmosférica, oceânica, o aquecimento global, estes problemas foram estão a cargo dos governos e de todos nós, visto que todos contribuímos para o seu agravamento, estas questões podem ser melhoradas com a sensibilização da população, a aposta nas energias renováveis e a tecnologia de captação de carbono atmosférico.

Unknown disse...

Com base nos trabalhos apresentados em aula foi possìvel ver tanto no mundo,como no paìs,nos concelhos e na escola,os problemas especificos,possiveis soluções e entidades responsaveis:
-No mundo os problemas apresentados foram principalmente os refugiados,a saúde e a poluição, com responsabilidade a serem tratados pelas ONGs, pela ONU, pelos governos e população,que precisam se sensibilizar para resolve-los.
-No país as questões são outras: A saúde e a educação poderiam estar melhores se houvesse investimento nessas areas como por exemplo novos materiais para serem utilizados.
-No concelho o principal alvo de criticas foram as estradas, que se encontram em mau estado e tem de se arranjadas pela câmara municipal.
E por ultimo a escola: cujo os equipamentos eletronicos e pricipalmente o Wifi não funcionam como deveriam e isso deveria ser resolvido pelo ministerio da educação para permitirem que tecnicos venham a nossa escola para resolver isto.
Arthur Silveira Chaves-11°ano

Anónimo disse...

(Benjamim)
Durante a aula de português de 11°C a turma foi divida em grupos, e cada um deles teve o trabalho de pensar em varios problemas de 4 escalas diferentes, e tentar econtrar soluções.

Os problemas discutidos pelo os alunos mostrou consenso, no que toca a problemas da escola foram os horarios, sobrecarregado e desorganizado que leva a varios problemas na vida pessoal e escolar, a entidade responsável neste caso e a direção da escola.
A nivel do concelho, o consenso foi também os autocarros que e o transporte publico mais utilizado pelos estudantes, o seus horarios dificultam muito a nossa vida, com exemplos de alunos que tinham em intervalos de 3 horas, a empresa dos autocarros e a entidade responsavel.
No pais a maioria dos alunia falaram sobre a saude em Portugal o tempo que demora nos hospitais publicos para resolver qualquer problema que tenhamos, o tempo de espera ridiculo para cirurgias necessárias, entidade responsável e o governo portugues e o ministerio da saude.
Por o ultimo o mundo, neste tema ja houve problemas mais gerais os refugiados,a saúde e a poluição, com responsabilidade a serem tratados pelas ONGs, pela ONU, pelos governos e população,que precisam se sensibilizar para resolve-los.

Anónimo disse...

Realizámos uma discussão, na aula de português, sobre os problemas mais graves da atualidade. Os problemas que os grupos consideraram mais graves na escola foram: as cadeiras de laboratório, que causam muito desconforto e por isso deveriam ser substituídas sendo a direção responsável por essa troca; o difícil acesso à internet que poderia ser melhorado com investimento em equipamentos e profissionais, por parte do ministério.
Os principais problemas do concelho mencionados pelos grupos são: as estradas com más condições que deveriam ser arranjadas, sendo esta uma responsabilidade da câmara e junta de freguesia; a falta de comboios e autocarros competendo-se às empresas de transportes públicos o aumento dos horários de transporte.
Quanto ao país os principais problemas são: a falta de profissionais de saúde e o elevado preço dos fármacos, estas responsabilidades são, respetivamente, do ministério da saúde e do infarmed; os preços elevados das universidades e dos alojamentos para os alunos, devendo o governo encarregar-se da diminuição desses valores.
Relativamente ao mundo os problemas mais retratados foram: a poluição, sendo a população maioritariamente responsável por este acontecimento; os refugiados e a crise migratória que a entidade responsável é o governo.

Mariana Mendes, 11°C

Anónimo disse...

Na ultima aula de português vários grupos apresentaram os principais problemas na Escola, Concelho, Pais e mundo.
Na escola a maioria dos grupos concordou na opinião de que os equipamentos electrónicos, assim como o acesso à Internet e a má organização do website, não estavam em condições de serem utilizados, impossibilitando a utilização dos mesmos. A melhor solução para este problema seria enviar técnicos especializados para optimizarem o uso destes equipamentos, sendo os responsáveis por isso a escola e o ministério da educação.
Ao nível do concelho os maiores problemas vistos foram a falta de estradas com ligação da periferia a Torres, reduzido numero de lugares de estacionamento e a falta de comboios na cidade. Para a resolução dos mesmos a solução seria a manutenção e criação de novas estradas,assim como a utilização de garagens e o aumento do numero de comboios e viagens, sendo os responsáveis por tal a câmara municipal, as juntas de freguesia e a CP, respectivamente.
Em Portugal os maiores problemas relatados foram a falta de médicos, podendo-se resolver com um maior investimento na saúde; assim como um alto preço dos fármacos, sendo o Infarmed o responsável por reduzir o preço dos mesmos.
Por fim no mundo os maiores problemas apresentados foram principalmente os refugiados e a utilização excessiva de plástico, os quais matam milhares de seres marinhos, sendo os principais responsáveis para melhorar tais situações a ONU e OGN´s, os governos dos países e a comissão sobre os plásticos descartáveis.
António 11ºC

Anónimo disse...

Uma discussão foi organizada na aula de português em relação a problemas da atualidade.
No âmbito escolar, os problemas mais referidos foram a falta ou difícil conexão à Internet e a necessidade de melhores bens materiais para a educação e conforto dos alunos. Como solução, o ministério da educação podia investir nestes equipamentos e na contratação de técnicos.
Referente ao concelho de Torres Vedras, a falta de manutenção de estradas e o difícil estacionamento são problemas que podiam ser resolvidos pela câmara municipal e junta de freguesia. Os poucos horários de autocarros e comboios dizem respeito ás empresas de transportes públicos que deviam disponibilizar mais horários.
No país, o excesso de cães vadios sem cuidados foi salientado, como solução foi proposto que deputados criassem leis para diminuir do preço de implementação dos chips obrigatórios, para diminuir as chances de abandono. A falta de funcionários de saúde e os elevados preços de medicamentos são outras preocupações que podem ser resolvidas pela direção geral de saúde e pela INFARMED, que podiam aumentar o salário dos funcionários e diminuir o preço dos medicamentos.
No mundo, foi destacado o excesso de plástico em meios marinhos, e sugerido que fosse substituído os produtos biodegradáveis, sendo a entidade responsável a Comissão sobre plásticos descartáveis. O número de refugiados sem bens materiais e o elevado preço do tratamento de doenças raras foram outros problemas destacados, podendo ser resolvidos pelo governo ao empregar os refugiados e pela OMS ao baixar o preço dos tratamentos.

Diogo Catarino, 11ºC

Anónimo disse...

No âmbito da reflexão crítica, pedida na aula de português,vários grupos apresentaram as suas ideias sobre vários problemas da atualidade a quatro níveis interventivos.
A nível escolar os problemas mais abordados foram o mau funcionamento dos equipamentos eletrónicos ou o seu difícil acesso (Internet), medidas que podem ser resolvidas pelo Ministério da Educação e da direção da escola através do investimento em técnicos especializados.  Entre outras, também foram realçadas questões a nível de conforto (cadeiras de laboratório) e de segurança (aglomerado nas escadas).
A nível do concelho, o destaque foi para a má condição de algumas estradas municipais, das quais a Câmara Municipal é encarregada e onde poderia intervir para a requalificação das mesmas, o que  podia promover uma melhor circulação e evitar alguns acidentes rodoviários. A falta de horários de transportes públicos, como dos comboios foi também um ponto referido, podendo ser solucionado através da CP com a criação de novos horários com transportes mais frequentes.
Quanto a nível nacional foi visível um descontentamento quanto aos problemas do nosso sistema de saúde, incluindo a falta de profissionais no SNS e o elevado custo de medicamentos, as soluções passam pelo aumento do salário dos profissionais e de uma maior comparticipação dos medicamentos por parte do Estado e de outras entidades responsáveis como a DGS, e o Infarmed. Os grupos frisaram também problemas na educação como  os elevados custos a que os universitários são sujeitos como as propinas e o alojamento, assim como o excesso de carga horária, que podia ser melhor distribuída, ambas são questões solucionáveis pelo Ministério da Educação.
Por fim, as questões ambientais como o excesso de plástico e as questões sociais como a crise de refugiados foram os dois grandes temas referidos no contexto mundial, estes problemas necessitam de medidas mais abrangentes para a sua solução tais como a utilização de outros materiais em substituição do plástico e de limpezas em praias para evitar a morte de seres vivos e a alteração do ecossistema, e a cooperação entre governos, ONGs, e a ONU para a criação de emprego e alojamento de refugiados.

Rita Santos 11°C

Anónimo disse...

No âmbito das aulas de português foi solicitado a turma que fizesse uma reflexão sobre os maiores problemas a 4 níveis: escola, concelho, país e mundo e possíveis soluções e entidades responsáveis.
Ao nivel da escola os problemas identificados foram maioritariamente a falta de equipamentos, o mau acesso à Internet e a utilização confusa do site escolar. Como solução sugeriu-se que fossem contratados mais técnicos especializados, sendo da responsabilidade do ministerio da educação.
Em relação ao concelho foi referido o mau estado das estradas municipais e baixa frequência de transportes públicos. Estes casos podem ser resolvidos através do investimento na reparação das estradas por parte da camara e juntas de freguesia e com o aumento d o nº de autocarros e comboios pelas empresas responsáveis (Barraqueiro/Boa viagem e CP respetivamente).
Os aspetos negativos do país mencionados foram a fata de profissionais na área da medicina sendo solucionado com mais investimentos nessa área, o elevado preço dos medicamentos podendo este ser reduzido pela Infarmed, e falta de alojamento e alto preço de entrada nas universidades tendo o governo como responsável por melhorias nesse aspeto.
A escala mundial o ponto mais comentado foi poluição devido ao uso excessivo do plástico e é da responsabilidade de todos especialmente da ONU e OGN´s, governos e da comissão sobre os plásticos descartáveis melhorar a situação. Além disso falou-se da crise dos refugiados que de deve ser solucionado a partir da organização dos países para os receber.
Miguel Lopes 11C

Anónimo disse...

Na aula de quarta, dia 18 foi proposto um exercício de pensamento crítico onde teríamos de identificar problemas na escola, no concelho, no país e no mundo; para além de identifica-los tinhamos também de propor uma solução referindo as entidades responsáveis.
Na escola, o problema mais referido foi a falta de equipamento(computadores,projetores,...) e internet, tal como a demora de reparação dos mesmos. Para tal, uma solução possível seria a exigência de mais fundos para investir na compra/reparação do equipamento e qualidade da Wi-Fi.
O problema mais observado no concelho diz respeito aos transportes públicos, nomeadamente autocarros e comboios. As soluções apresentadas foram: eletrificar as linhas férreas, aumentar os horários dos comboios/autocarros e fazer um acordo entra as escolas e as empresas de autocarros. As entidades são a CP e as empresas de autocarros
Quando se fala do país o principal problema é no ensino, como a carga horária muito elevada e a falta de alojamentos nas universidades. As soluções mencionadas foram a diminuição da carga horária e o aumento da verba disponível para o ensino, sendo a entidade responsável o governo.
Por fim, no mundo o maior problema foi, sem dúvidas, o uso excessivo de plásticos que leva à poluição. As soluções apresentadas foram: a substituição do plástico por materiais biodegradáveis e a aplicação dos três R's(Reduzir, Reutilizar, Reciclar) e as entidades responsáveis são a ONU é a própria população mundial.

Thiago Silva e Tiago Raposo 11°C

Anónimo disse...

Durante a aula de português foram detestados e apresentados vários problemas mundiais até a nível escolar.
No mundo falou-se na crise migratória, poluição e na saúde, na qual a ONU, o governo e as ONGs poderiam resolver estes problemas, como por exemplo, mais ofertas de trabalho, reduzir o uso do plástico e investir na saúde. A nível nacional falou-se no ensino, os profissionais de saúde pois o seu trabalho não é valorizado e nas universidades. No concelho foram apresentados como problemas o horário dos autocarros e dos comboios, na qual a ACP poderia melhorá-los, e também foi falado que a câmara municipal e as juntas de freguesia poderiam investir no arranjo das estradas.
Por fim, a nível escolar falou-se que o ministério da educação poderia contratar técnicos para melhorar e arranjar certos equipamentos electrónicos.
Inês Vitor 11C

Anónimo disse...

Na aula de português foi proposto um exercício de pensamento crítico e de reflexão fundamentada, onde cada grupo refletiu sobre os problemas a nível escolar, do concelho, nacional e mundial.
O problema mais abordado nível escolar foi a falta de equipamentos eletrónicos e serviços(internet) e a principal solução apresentada foi o investimento desses materiais e serviços, a serem tratados pelo Ministério da Educação. Também foram apresentados outros problemas, da responsabilidade da direção escolar, como por exemplo as cadeiras de laboratório não apresentarem o devido encosto e a solução seria a aquisição de cadeiras mais adequadas , e a proibição da subida antas da hora uma vez permitida evitaria os atrasos.
Acerca do concelho foram detetados problemas nas estradas municipais e nos estacionamentos que são maioritariamente pagos, onde a solução seria investir no arranjo e construção dos mesmos. A falta de horários de comboio e de autocarro representam um problema para a população pois dificultam o transporte, é um problema a ser tratados pelas empresas de transporte.
A nível nacional a maioria das dificuldades apresentadas são na área da saúde contendo duas situações: o elevado preço dos fármacos e a falta de profissionais e as soluções são respectivamente, possibilitar um preço mais baixo a quem não tem possibilidades financeiras e investir na educação e aumentar os salários.
Por fim, a nível mundial, o plástico representa a maior dificuldade. O uso excessivo e a não reutilização do plástico polui o oceano e provoca a morte de imensos animais marinhos e a população é o maior responsável. A crise migratória na Europa e as inúmeras guerras foi um tema também abordado, que exige a colaboração de todos os países para amenizar estas situações.
Mariana Ribeiro
11C

Anónimo disse...

Durante a aula de português do dia 18/09 a professora Noémia Santos propôs um exercício prático de pensamento crítico, onde em grupos iriamos referir um problema, a solução e a entidade.
A maioria dos problemas na escola foram em relação à tecnologia (falta de equipamentos e má qualidade do wi-fi), e ao reparo do espaço escolar como a caldeira por exemplo. A entidade responsável é a escola e a solução encontrada seria a mesma contatar alguma empresa capaz de reparar os objetos danificados e melhorar os equipamentos de internet.
Em relação ao concelho a maior parte das reclamações foram direcionadas aos horários dos transportes públicos utilizados maioritariamente para ir à escola. As empresas capazes de resolver a tal situação seriam as empresas de transportes públicos, e para solucionar esse problema a escola teria que chegar a um acordo com as empresas para aumentar a quantidade de veículos a circular.
Os problemas do país foram muito diversificados, desde preços elevados de fármacos e das universidades, até à quantidade exorbitante de cães abandonados. A entidade responsável é o governo e a solução parte do mesmo investir mais em educação e diminuir os preços dos fármacos para quem necessita e não tem condições de os comprar.
O que mais assombrou em escala mundial são as questões ambientais, como por exemplo o plástico nos oceanos. Para resolver essa questão as pessoas teriam que reciclar o lixo e substituir o plástico por produtos biodegradáveis.

Daniel Albuquerque 11ºC

Anónimo disse...

Através dos trabalhos apresentados em aula foi possível identificar os diferentes problemas na escola, concelho, país e no mundo identificando também as entidades responsáveis e algumas possíveis soluções.
Na escola o problema mais falado foi a falta de acesso à internet e materiais eletrónicos sendo as entidades responsáveis a direção da escola, o Governo e o Ministério da Educação e tendo como possíveis soluções a contratação de técnicos e tempo extra para a equipa de informática. Também foram mencionados outros problemas a nível escolar tais como as cadeiras de laboratório sem encosto, os problemas na caldeira e a organização da movimentação dentro da escola.
No concelho o problema principal foi a falta de manutenção das estradas principais sendo as entidades responsáveis a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia e tendo como possíveis soluções o arranjo dessas estradas e a solicitação para a manutenção. Também foi mencionada a falta de horários de comboio sendo as entidades responsáveis a CP e o Ministério e tendo como soluções o aumento dos horários e a eletrificação das linhas para reduzir a quantidade de dióxido de carbono emitido para a atmosfera .
Outros problemas também mencionados relativos ao concelho foram a falta de autocarros e de parques de estacionamento.
No país os principais problemas foram o preço elevado dos fármacos e a falta de profissionais no serviço nacional de saúde sendo as entidades responsáveis a Direção Geral de Saúde, o Estado e o Ministério da Educação e tendo como possíveis soluções a diminuição dos preços, aumento dos salários dos profissionais e investimento na educação. Outros problemas também mencionados foram, no ensino, a carga horária excessiva, o preço de entrada das universidades e dos alojamentos, empregos não valorizados e a grande quantidade de cães vadios, abandonados e maltratados.
No mundo o problema mais mencionado foi o uso excessivo de plástico que depois de ser utilizado não é reciclado indo assim parar ao oceano levando à morte de diversas espécies. Como possíveis soluções, as grandes empresas poderiam passar a reduzir o uso de plástico e optar por embalagens reutilizáveis ou produtos biodegradáveis, a população deveria utilizar a política dos 3R's (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e fazerem-se manutenções das praias e dos portos. Este problema tem como entidades responsáveis as Grandes Empresas, o Parlamento Europeu, a Comissão dos Plásticos Descartáveis e a população em geral. Também foram mencionados outros problemas tais como os refugiados, as guerras e a crise migratória na Europa, tendo como entidades responsáveis a ONU e algumas ONG's.

Matilde Richardo, 11°C

Anónimo disse...

Na aula de português iniciou-se diversas apresentações orais,em que o tema predominante seria os problemas de diferentes níveis de organização, sendo eles: a escola , o concelho ,o país e o mundo!
A turma começou por realçar o problema da internet na escola, a falta de cadeiras confortáveis nos laboratórios e a má organização do site escolar!
Identificaram a escola e o ministério da educação como responsáveis pela resolução destes problemas ,que seria a melhoria do wi-fi e o investimento em material escolar!
De seguida focámo-nos no concelho ,dando maior importância ao mau estado das estradas ,vago estacionamento e a pouca flexibilidade de horários dos comboios!
Nomeando assim a Câmara Municipal para a manutenção das estradas e a CP para a melhoria dos horários,resolvendo assim um dos grandes incômodos dos cidadãos da cidade!
Apesar do país ser um tema muito extenso na identificação de problemas ,a falta de profissionais na área de saúde, o preço elevado de fármacos e o abandono excessivo de cães, foram os temas refletidos!
Percebemos que para melhorar, as universidades deveriam disponibilizar mais vagas, o Infarmed deveria baixar os custos dos medicamentos e os deputados deveriam aprovar a isenção da implementação do Chip!
Por fim ,o proBella mubdial predominante foi a poluição marítima sendo o plástico a maior causa!
Para a resolução desta tragédia nomearam o parlamento europeu, comissão dos plásticos descartáveis e as empresas mais poluentes mundialmente, que para a redução da poluição, poderiam substituir os produtos atuais por produtos biodegradáveis!

Catarina Tordo 10°C N°7

Unknown disse...

*11°C

Anónimo disse...

Na aula de português foi solicitado à turma que fizesse uma síntese sobre as reflexões, dos diferentes grupos, de problemas a quatro níveis: na escola, no concelho, no país e no mundo. Para cada problema os grupos referiram uma solução possível e as entidades responsáveis.
Na escola, dois grupos falaram sobre não ser possível aceder à internet no computador da sala A503, uma solução possível para este problema seria contratar técnicos especializados e dar mais tempo livre à equipa de informática da escola. As entidades responsáveis neste problema são a escola e o Ministério da Educação.
A nível da escola também foi referido a falta de equipamento tecnológico, as cadeiras de laboratório sem encosto (que para os alunos que passam lá bastantes horas acaba por ser desconfortável), o site da escola ter difícil acesso, não ser permitido a subida das escadas antes do toque (causando assim atrasos) e a reparação demorada de equipamentos.
No concelho, apresentou-se os seguintes problemas: a falta de estacionamento aos residentes, a falta de horário nos transportes públicos e sendo as más condições das estradas municipais o problema mais falado a este nível.
Uma solução para as estradas municipais seria o arranjo das mesmas para promover melhor circulação e evitar acidentes rodoviários.
A falta de profissionais no SNS, a excessiva carga horária na escola, a existência de empregos desvalorizados e o preço elevado dos medicamentos foram quatro dos problemas analisados para o país. Algumas da entidades responsáveis são o Ministério da Educação e a direção geral de saúde.
No mundo, o problema mais referido foi o uso excessivo de plástico, uma solução para tal seria trocar o mesmo por outros materiais recicláveis evitando a sua utilização desnecessária protegendo assim o ambiente.

Raquel Melo 11°C

Anónimo disse...

Neste trabalho discutimos vários problemas a nível escolar, municipal, nacional e mundial. A nível escolar falou-se da contratação de profissionais e técnicos da responsabilidade da escola e do ministério de educação para melhoria e arranjo de certos equipamentos e a substituição das cadeiras das salas de laboratório. A nível municipal referiu-se a estradas em mau estado sendo a responsabilidade das juntas de freguesia e da câmara municipal por não investirem mais nos seus arranjos e dos horários dos comboios e autocarros pois a CP e a barraqueiro são pouco flexíveis com os horários. A nível nacional mencionou-se os elevados preços das propinas e universidades, dos preços de remédios sendo que a infarmed e o SNS poderiam baixar para melhorar a qualidade de vida da população, o excesso de cães vadios e como solução a colocação de um chip obrigatório nos animais e a carga horária e os progamas das discilinas que são demasiado extensos podendo o ministério da educação diminui-los. A nível mundial falaram na poluição marinho e do uso excessivo de plásticos que se solucionar se a população e as industrias reduzirem o uso de plástico e substituir por embalagens menos poluentes e da crise migratória na europa da responsabilidade da ONU e outras ONG's que poderiam chegar a um acordo com os países do sul da europa.
Luana Costa nº16

Anónimo disse...

Na aula de português foi proposto reflexões fundamentadas sobre os maiores problemas a 4 níveis: escola, concelho, país e mundo e possíveis soluções e entidades responsáveis.
Na escola os principais problemas identificados são a má ligação "Wi-Fi", a falta ou má qualidade de materiais eletrónicos e o desconforto das cadeiras de laboratório, como possíveis resoluções para estes problemas é a direção da escola e o ministério da educação investir na melhoria da qualidade dos materiais referidos nos problemas sendos estas as entidades responsáveis.
Já no concelho as preocupações que foram apresentadas são a má qualidade das estradas e a falta de: comboios;horários de comboios e de autocarro;lugares de estacionamento. Para reparar os problemas a única solução é reclamar à camara municipal e junta de freguesias, excepto nos problemas dos comboios que a entidade responsável que poderá solucionar os problemas é o ministério dos transportes.
No tema do país as maiores adversidades são na área da saúde devido à falta de funcionários e o alto preço dos fármacos, fora da área da saúde é proposto o excesso de cargas horárias nos alunos e a falta de alojamentos para os alunos universitários.Como soluções: investir na educação; baixar o valor dos fármacos e aumentar os salários e vagas na área da saúde, as principais entidades responsáveis são o ministério da saúde e da educação e o próprio estado.
Por fim no mundo as maiores preocupações são a poluição marinha devido ao excessivo uso de plásticos e a crise migratória de refugiados na Europa. O uso de materias biodegradáveis e o alojamento dos refugiados são as soluções apresentadas, sendo as entidades responsáveis os governos de todos os países e ONG´s.
Gonçalo Frutuoso nº10 11ºC

Anónimo disse...

Na aula de Português foi efetuado um trabalho de grupo onde os alunos tinham como objetivo relatar problemas ao nível das escolas, do concelho, do país e do mundo e as suas possíveis soluções.
Os principais problemas referidos na área da escola foram a má conexão ao wi-fi e a falta de reparação de equipamentos/estruturas tendo sido apresentadas soluções tais como a manutenção da net, a contratação de empresas locais e a angariação de fundos através de feiras com ajuda dos alunos.
No conselho, a má qualidade nas estradas e a falta de horários nos transportes públicos foram os problemas mais abordados. Para os mesmos, foram referidas como possíveis soluções as empresas dos transportes públicos e as escolas entrarem em consenso perante os mesmos horários e as manutenções das estradas de modo a evitar acidentes rodoviários.
Dos problemas referidos no país, destacaram-se tanto a falta a alojamentos como o alto preço para as Universidades e o ensino geral no nosso país. Para tais problemas, o maior investimento no ensino e na área de educação ao nível das universais de forma a tentar arranjar mais alojamentos e baixar o preço das propinas foram as soluções encontradas.
A nível mundial foram referidos dois grandes problemas: a migração no mundo sendo dada como solução darem abrigo a homens de guerra e sem abrigos dando assim uma vida melhor aos mesmos; a quantidade de plástico espalhado a nível mundial que tem causado uma grande quantidade de poluição marinha, que por sua vez causa a morte de vários ecossistemas. Para solucionar este problema é necessário trocar os plásticos por materiais biodegradáveis e fazer recolha de lixo nas praias.

Bernardo Luz n°4 11°C
Ines Coutinho n°13 11°C

Anónimo disse...

Durante uma aula de Português do 11° ano C do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira foi proposto aos alunos a realização de um exercício prático de pensamento crítico a 4 níveis específicos: Escola;Concelho;País e Mundo. Os objetivos a serem alcançados eram: o principal problema; uma possível solução e o órgão responsável pela situação argumentada.
Através da expressão oral os alunos apresentaram suas reflexões fundamentadas sobre cada nível. No âmbito escolar um dos grandes problemas comentadas foi: a falta de internet, que prejudica a realização de muitos trabalhos acadêmicos tanto para os alunos como para os professores. Em relação ao conselho algumas falhas foram: estradas que apresentam má condição; os horários dos autocarros. No que diz respeito aos níveis mais abrangentes, como o país pode-se destacar as dificuldades em relação a saúde: custo dos tratamentos; das cirurgias ; medicamentos e a falta de funcionários. No mundo as questões ambientais teve um grande foco, os problemas apresentados foram: o excesso de plástico e a poluição marinha.
Tal como foi proposto cada grupo apresentou uma solução para cada problema posto em causa. A solução da escola foi angariar fundos através de feiras com ajuda dos alunos para a manutenção dos serviços que necessitam, apesar do responsável ser o Parque Escolar. No que diz respeito aos horários dos autocarros uma solução possível é a empresa de transporte público realizar a aquisição de novas viaturas para que assim possam atender todos os horários. Ao nível nacional a resposta ao problema da saúde é o investimento adequado as condições que precisam ser atendidas. Em relação ao mundo a solução para as questões ambientais foram de forma simples apresentadas de que cada pessoa deveira se conscientizar do problema e jogando o lixo no lixo.

Carlos Ribeiro 11°C

Anónimo disse...

No âmbito das reflexões apresentadas na disciplina de português, venho sintetizar os temas e as conclusões a que os diversos grupos chegaram.
O objetivo do trabalho era identificar o principal problema e a sua respetiva solução de acordo com a opinião de cada grupo em quatro diferentes niveís.
A nível escolar, a grande maioria chegou a um consenso que o maior problema era o mal funcionamento de algum equipamento escolar e a demora no seu arranjo, identificando o ministério da educação como a entidade que pode resolvê-lo.
No concelho,chegou-se à conclusão que a falta de mais transportes públicos e o mau estado das vias rodoviárias são um grande problema no dia a dia, sugerindo que algumas entidades responsáveis pelos transportes e a Câmara Municipal investissem nestes aspetos.
No que toca ao país, os temas mais falados foram o ensino superior e a falta de emprego em algumas áreas como por exemplo a saúde e que o Ministério da Educação devia rever estes problemas e tentar atualizar os métodos utilizados até hoje.
Para finalizar, as crises migratórias na Europa e a poluição devido ao plástico foram os temas mais tocados pelos alunos a nível mundial, e que os vários governos europeus se deviam unir para alojar e providênciar um emprego para estes refugiados enquanto no que diz respeito à poluição concordou-se que é necessário trocar o plástico por materiais menos poluentes e recicláveis para termos o futuro assegurado e mais limpo.

Raul Terêncio 11°C

Anónimo disse...

Durante as apresentações realizadas em aula,sobre pensamentos críticos,reflexões e fundamentos acerca dos problemas existentes na escola, concelho, país e mundo, conseguiu-se detectar algumas repetições de tema nas diferentes etapas:
Na escola, o tema mais abordado foram os problemas técnicos presentes nesta, nos quais se destacam a má ligação wi-fi, problemas na caldeira, má organização do site escolar, etc; Em que se chegou a um consenso de várias soluções para cada situação,as principais entidades responsáveis identificadas são o Menistério da Educação, a própria direcção da escola e o Concelho Pedagógico.
No concelho, as situações problemáticas são outras, em que se destacou o mau estado das estradas e do défice de comboios Torres Vedras-Lisboa. A solução apresentada destes problemas seria a própria manutenção das estradas e uma otimização nos horários dos comboios. As entidades responsáveis dos respectivos problemas é a Câmara e as juntas de Freguesia; a Cp e o Ministério.
Quanto ao país, os problemas relatados foram o elevado preço dos fármacos e a falta de profissionais de saúde, as respectivas entidades responsáveis é a Infarmed e o Ministério da Saúde; os elevados preços dos alojamentos Universitários em que poderia ser só o Governo a reduzir.
Relativamente ao mundo foram destacados a poluição e o excesso de plástico no mundo sendo os culpados a população (que pouca taxa cumpre a regra dos 3R´s) e as grandes empresas com poder de trocar as embalagens atuais para outras reutilizáveis.

Martim Miranda Nº20 10ºC

Anónimo disse...

Problemas ou soluções?

O Homem sempre conseguiu arranjar maneira de tornar o local onde vive melhor, mais agradável e mais organizado e com os estudantes trata-se do mesmo. A nível das escolas o maior problema referido foram os horários, tanto a nível da organização como a nível da carga horária. Tudo isto causa stress, pressão e alterações das rotinas e ativjdades extracurriculares. Como soluções foram referidas: uma melhor organização, troca de professores e retirarem-se algumas disciplinas. Sendo isto responsabilidade da comissão de horários, Assembleia da República e da direção. Foi ainda referida a falta de segurança na escola, pois não existem câmeras de vigilância, controlo na entrada e saída de pessoas, nem funcionários a supervisionar, levando à ocorrência de assaltos e violência, tanto nos balneários como na rua. Para a resolução deste problema é necessária uma distribuição localizada de funcionários, saco de valores no balneário e passar o cartão para entrar ou sair da escola. A responsabilidade deste problema é da direção da escola.
No concelho de Torres Vedras o maior problema encontrado foi a mobilidade. Existindo poucos horários para os transportes públicos arranjou-se como solução a criação de uma nova rede de transportes para estudantes. Têm como responsabilidade a resolução deste problema a Câmara Municipal e as empresas de autocarros (ex. Barraqueiro). Foram ainda referidos como problemas o hospital público devido às suas condições precárias existem muitas horas de espera. As soluções são abrir mais hospitais e contratar mais médicos, sendo isto responsabilidade do ministério da saúde/governo. A periferia tendo estradas em mau estado e infraestruturas debilitadas é considerada também um problema a resolver. Tendo como solução uma melhor distribuição de fundos e mais investimentos nestas áreas, sendo responsável por isto a Câmara Municipal. Foi ainda referida a subvalorização da Física, sendo necessaria a distribuição do dinheiro por todos os clubes. Tendo mais uma vez a responsabilidade a Câmara Municipal.
Em relação ao país, a falta de população jovem é um problema grave, bem como a emigração (Fugas de cérebros). Porque para além de existir pouca natalidade, não existem meios para "segurar" os jovens e os salários são baixos. As soluções para este problema são arranjar abonos para tornar Portugal mais apelativo a nível económico e para as famílias terem mais filhos e ainda tornar as rendas mais acessíveis. A responsabilidade é do governo, do parlamento e da segurança social. Um outro desfio encontrado é a falta de serviços médicos. A solução é existirem mais condições de trabalho. Sendo tudo isto responsabilidade do governo e da ordem dos médicos.
No mundo o maior problema encontrado é o aquecimento global pois estão a existir cada vez mais doenças pulmonares, omdas de calor, mudanças na vida selvagem e a nível económico e ainda a subida das marés. Como soluções foram referidas a tecnologia (captação de dióxido de carbono) e uma melhor atitude. A responsabilidade é da população em geral e de todos os países do mundo. A dissociação de estados é também um problema porque a população tende a ter medo das pessoas. Como soluções deveriam ser criados espaços para todos, sensibilizar as pessoas e ter um voto consciente, sendo que apenas 30% da população votou nas últimas eleições. Isto é responsabilidade dos Estados e de toda a população. A poluição é também um enorme desfio a superar porque estão a existir cada vez mais espécies em extinção. Na União Europeia anualmente são consumidos cerca de 46 mil milhões de garrafas de plástico, 16 mil milhões de copos de plástico, 580 mil milhões de beatas, 2,5 mil milhões de embalagens de take-away e 36, 4 mil milhões de palhinhas. Como soluções existem a reciclagem, utilização de carros elétricos, transportes públicos, produtos e luz naturais, aumentar o preço dos produtos de plástico e a limpeza de praias. Sendo isto responsabilidade de toda a Humanidade, legisladores e comerciantes.

Ema Conceição n°12 11°A

Anónimo disse...

Foram apresentados em aula, pelos alunos da turma do 11ºA, diversas temáticas que abordamvam problemas a nível escolar, municipal, nacional e global.
A nível da escola os maiores problemas identificados foram a má organização de horário e o excesso de carga horária. A resolução destes problemas foi responsabilizada à Direção da Escola e ao Ministério da Educação, respetivamente. Como problemas também foi exposta a falta de segurança na escola e o excesso de alunos.
A nível do concelho apontou-se a falta de meios de transporte para a períferia do concelho, o mau posicionamento e estado das passadeiras, e a má distribuião de fundos pelas zonas mais afastadas do centro de Torres Vedras. Responsabilizou-se a Câmara Municipal por não arranjar meios para as empresas que fornecem os transportes públicos terem viabilidade para disponibilizar mais transportes em horários mais diversificados, deixar passadeiras sem sinalização, debilitadas e posicionadas perto de parques de estacionamento (que aumenta o risco de atropelamentos) e por não reformar as infraestruturas em mau estado das zonas periféricas do concelho enquanto gasta todos os seus fundos em renovações de espaços em perfeito funcionamento no centro. Também foi apontado o mau funcionamento do hospital municipal que necessita de mais funcionários e de um mekhor serviço de urgências.
A nível do país os problemas mais referidos foram a emigração, sobretudo de jovens e profissionais, a litoralização e o mau serviço de saúde público. Foi responsabilizado o Governo de Portugal por não criar abonos e aumentar o salário mínimo de forma a apelar à não emigração, por não investir nas infraestruturas do interior do país de forma a que quem se desloque para lá tenha acesso aos bens essencias e cuidados de saúde, e por não abrir mais oportunidades de forma a permiter que hajam mais médicos disponíveis para assistir a população (mais ligado ao Ministério da Saúde e à Ordem dos Médicos). Também foi referida a baixa taxa de natalidade no país e o envelhecimento da população.
A nível do globo a atual preocupação com o clima e o ambiente refletiu-se na escolha de temas abordados. Foram eles a poluição e o aquecimento global (diretamente ligado ao efeito de estufa). Foram responsáveis os Governos mundiais por não arrajarem meios para reverter os efeitos nocivos provocados pelos problemas ambientais e por deixarem que a ecónomia mundial continue a depender dos combustíveis fósseis para funcionar não promovendo medidas sustentáveis de desenvolvimento como deveriam. A solução para os problemas relacionados com o ambiente depende tanto da população consumidora sensibilizando os mesmos para os riscos que acata o afetamento do clima e ecossistemas com todas as formas de poluição provocadas pelo ser humano, como dos Governos mundiais que poderiam usar melhor os seus recursos para investir em novas tecnologias capazes de reverter os efeitos da poluição e efeito de estufa (como os Sistemas de Captação de Carbono).

Mariana Ferreira, 11°A
Miguel Matias, 11°A

Noémia Santos disse...

Obrigada a todos. Em breve, serão corrigidos e publicados na página principal.

Anónimo disse...

No âmbito de Português, uma turma foi dividida em sete grupos de quatro para dar a sua opinião acerca da identificação de problemas a nível da escola, concelho, país e mundo.
A nível da escola a maioria dos grupos criticaram a falta de equipamentos eletrônicos,que dificulta a aprendizagem e o ensino, outros dois grupos falaram sobre os assentos de laboratório que são pouco ergonómicos e a subida dos alunos antes do toque que condiciona a pontualidade dos alunos. A principa entidade é o Ministério de educação.
A respeito do concelho, a grande parte da turma criticou os horários dos transportes públicos da CP e Barraqueiro, que não favorecem a chegada a horas á escola, a casa ou trabalho.
Problemas sobre o país retratados pela turma forma bastante variados mas muito baseado no ensino português e a área da saúde, que têm como responsáveis o Governo, ministério da educação e ministério da saúde.
Ao nível do mundo o principal assusto falado foi a poluição e o acolhimento de refugiados, que têm como entidades responsáveis os derivados países.

Tomás Antunes 11°C n°28

Anónimo disse...

No âmbito de uma aula de português, foi proposto aos alunos que fizessem pequenas sínteses acerca de problemas a nível escolar, do concelho, nacional e mundial.
O problema mais identificado a nível escolar foi o mau funcionamento das casas de banho masculinas, ao qual as soluções propostas foram a manutenção das mesmas, a sensibilização dos alunos e o aumento de funcionários a vigiar os locais. Neste caso a responsabilidade cabe à escola e à Parque Escolar. Foram também notadas as grandes filas para o bar, os alunos em demasia e o mau funcionamento dos computadores. As soluções dadas foram a abertura da caixa dos professores e funcionários aos alunos, a diminuição do número de alunos e o arranjo ou renovação dos computadores, respetivamente. A responsabilidade de todos estes problemas é também da escola e da Parque Escolar.
A nível do concelho foram mencionados vários problemas, sendo a pouca sinalização e iluminação das estradas um destes, como soluções foram propostas a reabilitação e manutenção das passadeiras, também a colocação de candeeiros. Os estacionamentos e o trânsito foram os problemas mais mencionados, as soluções dadas foram, respetivamente, a criação de novos espaços de estacionamento livres no interior da cidade e o aumento do número de transportes públicos. A criminalidade foi outra questão levantada pelos alunos, tal como a corrupção da polícia, como solução foi sugerido o aumento da qualidade e da quantidade da força policial. A responsabilidade é atribuída à Câmara Municipal.
No país, os problemas falados pelos alunos foram as más condições do Sistema Nacional de Saúde e nos comboios em todo o país, o facto de o aeroporto de Lisboa ser pequeno e muito próximo da cidade, o facto de o valor do salário mínimo ser baixo e o custo das portagens. As soluções foram então, respetivamente, o aumento de impostos nos hospitais privados e a formação de técnicos especializados em fiscalização, aumentar o investimento do setor e a restauração das carruagens antigas, a criação de um novo aeroporto, o aumento do salário mínimo e diminuição dos impostos, diminuição do número de portagens intraconcelhias e um desconto para funcionários. Os responsáveis são, no caso do Sistema Nacional se Saúde, o ministério de saúde e nos restantes, o governo e o estado português.
E por fim, no mundo, os principais problemas apresentados foram a falta de reciclagem do plástico e o excesso do mesmo, em seguida, o incumprimento de acordos estabelecidos a nível mundial, o facto de omitirem informações importantes por conta de dinheiro, os incêndios a nível global e a elevada população. As respetivas soluções são o aumento da reciclagem e a substituição do plástico, concordar em acordos mundiais, culpar as empresas privadas e o estado, implementação de uma política ambiental mais avançada e a criação de políticas antinatalistas. Nestes casos os responsáveis são as empresas privadas, os governos mundiais e a população.

11ºB
Catarina Vieira
Pedro Pinto
Raquel Domingos

Anónimo disse...

No âmbito da disciplina de português, a turma expôs os problemas que encontrou ao nível da escola, do concelho, do país e ainda do mundo.
Dentro da escola o problema das casas de banho masculinas foi referido pela maioria dos grupos. Muitos queixavam-se da falta de condições, falta de manutenção e ainda casas de banho fora de serviço. As soluções encontradas para este problema seriam a colocação de funcionários a tempo inteiro nas casas de banho, renovação das mesmas e ainda a sen-
sibilização dos alunos para o seu cuidado,
Ainda assim existem outros problemas na escola, entre eles, as longas filas existentes no bar, sendo a solução a abertura de novas caixas.Outro dos problemas expostos é o não funcionamento de alguns alguns computadores, resolução possível seria o seu arranjo. Por
último temos o grande número de alunos na escola, para a sua resolução teríamos a redução de alunos na escola, sendo assim distribuídos por outras escolas. Sendo a responsabilidade da escola e do ministério da educação.
No concelho foram encontrados diversos problemas, tráfego em demasia, falta de desbastamento do mato, roubos e tráfico de droga, estacionamentos pagos e ainda a falta de sinalização e iluminação nas ruas.
Cujo as soluções poderiam ser respectivamente, a não passagem de de autocarros no centro da cidade, desbastamento do mato, maior competência da polícia, criação de novos estacionamentos gratuitos e ainda aumento da sinalização e iluminação nas ruas. Sendo a responsabilidade da câmara municipal e governo.
Ao nível do país os vários problemas encontrados foram, o sistema nacional de saúde,
o excesso de portagens e dos seus preços, congestionamento do aeroporto, carruagens
ferroviárias danificadas, exploração mineira de lítio, incêndios e fogo posto e também o salário mínimo.Cujas soluções encontradas seriam respectivamente, o melhoramento do sistema nacional de saúde, a redução das portagens e dos preços, a construção de um novo aeroporto, compra de novas carruagens, tomar a decisão em relação à mina, construção de torres de observação e ainda aumento do salário mínimo. Sendo a responsabilidade do governo.
Ao redor do mundo temos um problema destacado, sendo ele, o excesso da utilização de plástico, a proposta de resolução encontrada foi a sua redução na sua utilização e a diminuição da sua produção.
Temos também outros problemas existentes, incumprimento dos acordos a nível mundial sobre as alterações, incêndios na amazônia, sobrepopulação e esgotamento de recursos. As medidas para a tentativa de correção dos problemas foram respetivamente,
cumprimento dos acordos, plantação de novas árvores e também propor o antinatalismo.
Sendo da responsabilidade dos governos de cada país.

Afonso Nº1 11ºB

Unknown disse...

No âmbito da aula de português do 11°B,os alunos foram desafiados a um exercício prático de pensamento crítico e reflexão  fundamentada sobre problemas que cada um de nós encontra, no conselho,no país e no mundo.
Refletindo primeiramente  sobre os problemas escolares foram maioritariamente faladas a falta de condições e o reduzido número de casas de banho em serviço para a quantidade de alunos a frequentar a escola, em que a solução comum entre os vários grupos que refletiram sobre tal assunto foi aumentar a vigilância destas de modo a serem usadas sem serem danificados e sensibilizarem os alunos para a sua devida utilização. Outros dos problemas encontrados pelos alunos foram as longas filas no bar provocando um longo tempo de espera em que muitas das vezes não somos atendidos porque os alunos têm de ir sala, e o excesso de computadores avariados na escola que muitas vezes são uteis para aulas, as respetivas soluções encontradas foram aumentar a quantidade de caixas de atendimento no bar ou abrir a caixa dos professores para o uso de ambos e o arranjo dos computadores. A responsabilidade é da parque escolar e da direção da escola.
No conselho os problemas encontrados foram a falta de estacionamento gratuito, o elevado trafego na cidade, a falta de limpeza do mato e a falta de sinalização e iluminaçao, as soluções encontradas foram o aumento da quantidade de estacionamento gratuito, criar meios de transporte com uma pequena dimensão para circularem somente dentro da cidade, uma limpeza regular dos matos, melhoramento da sinalização dos passeios de modo a evitar acidentes e uma maior iluminação nas aldeias e vilas do conselho de Torres Vedras. A responsabilidade e maioritariamente da Câmara Municipal e Do governo e da proteção Civil.
No país os problemas mais abordados, foram a falta de vigilância nos matos e florestas, o alto custo das portagens e um pequeno aeroporto perto da população, as soluções encontradas para este problema foram respetivamente a formação de torres de vigia para uma maior vigilância dos espaços verdes, a diminuição de portagens entre os conselhos e um desconto para os trabalhadores e por fim a construção de um aeroporto maior e com maior distância da população. A responsabilidade é do governo empresas privadas e proteção Civil.
Para finalizar os problemas do mundo, em que foram comentados o excesso de plásticos e falta de reciclagem deste, a elevada população mundial, e o incumprimento de acordos estabelecidos. As soluções encontradas foram respetivamente a substituição do plástico por outros materiais e a reciclagem dos mesmos, criação de leis e campanhas antinatalistas, e uma maior seriedade por parte das pessoas que determinam e contribuem para o futuro do país. A responsabilidade é dos governos e instituições privadas de cada país.

Unknown disse...

No âmbito da aula de português do 11°B,os alunos foram desafiados a um exercício prático de pensamento crítico e reflexão fundamentada sobre problemas que cada um de nós encontra, no conselho,no país e no mundo.
Refletindo primeiramente sobre os problemas escolares foram maioritariamente faladas a falta de condições e o reduzido número de casas de banho em serviço para a quantidade de alunos a frequentar a escola, em que a solução comum entre os vários grupos que refletiram sobre tal assunto foi aumentar a vigilância destas de modo a serem usadas sem serem danificados e sensibilizarem os alunos para a sua devida utilização. Outros dos problemas encontrados pelos alunos foram as longas filas no bar provocando um longo tempo de espera em que muitas das vezes não somos atendidos porque os alunos têm de ir sala, e o excesso de computadores avariados na escola que muitas vezes são uteis para aulas, as respetivas soluções encontradas foram aumentar a quantidade de caixas de atendimento no bar ou abrir a caixa dos professores para o uso de ambos e o arranjo dos computadores. A responsabilidade é da parque escolar e da direção da escola.
No conselho os problemas encontrados foram a falta de estacionamento gratuito, o elevado trafego na cidade, a falta de limpeza do mato e a falta de sinalização e iluminaçao, as soluções encontradas foram o aumento da quantidade de estacionamento gratuito, criar meios de transporte com uma pequena dimensão para circularem somente dentro da cidade, uma limpeza regular dos matos, melhoramento da sinalização dos passeios de modo a evitar acidentes e uma maior iluminação nas aldeias e vilas do conselho de Torres Vedras. A responsabilidade e maioritariamente da Câmara Municipal e Do governo e da proteção Civil.
No país os problemas mais abordados, foram a falta de vigilância nos matos e florestas, o alto custo das portagens e um pequeno aeroporto perto da população, as soluções encontradas para este problema foram respetivamente a formação de torres de vigia para uma maior vigilância dos espaços verdes, a diminuição de portagens entre os conselhos e um desconto para os trabalhadores e por fim a construção de um aeroporto maior e com maior distância da população. A responsabilidade é do governo empresas privadas e proteção Civil.
Para finalizar os problemas do mundo, em que foram comentados o excesso de plásticos e falta de reciclagem deste, a elevada população mundial, e o incumprimento de acordos estabelecidos. As soluções encontradas foram respetivamente a substituição do plástico por outros materiais e a reciclagem dos mesmos, criação de leis e campanhas antinatalistas, e uma maior seriedade por parte das pessoas que determinam e contribuem para o futuro do país. A responsabilidade é dos governos e instituições privadas de cada país.

11B

Beatriz Salgueiro
Andre Francisco

Anónimo disse...

Foi proposto aos alunos do 11º ano que detectassem problemas na sua escola, concelho, país e planeta, e que, em seguida, apresentassem à turma os problemas que encontraram, as suas soluções e a que entidade caberia a responsabilidade de solucionar o problema.
Na nossa escola foram apresentados os seguintes problemas: Más condições nas casas de banho masculinas, incluindo casas de banho fechadas e urinóis estragados, sendo a empresa "parque escolar" a responsável por tratar do assunto; excesso de alunos na escola, sendo a solução diminuir esse mesmo número de alunos, cabendo a direção da escola resolver o problema; falta de computadores nas salas de aulas para os professores, cabendo à escola comprar computadores novos.
No nosso concelho os problemas foram os seguintes: Falta de iluminação e sinalização nas estradas, sendo responsabilidade da câmara municipal de Torres Vedras construir mais candeeiros e reforçar as passadeiras; Falta de estacionamento gratuito no centro da cidade, cabendo à câmara municipal de Torres Vedras construir mais estacionamentos; Excesso de viaturas no centro da cidade, sendo a solução a empresa barraqueiro oeste aumentar os transportes públicos no centro da cidade; Falta de desflorestamento do mato, cabendo a câmara municipal de Torres Vedras devastar o mato selvagem.
No nosso país os problemas são: Salário mínimo baixo, deveria ser aumentado pelo governo português; Falta de fiscalização, cabendo à proteção civil e ao governo português aumentar a fiscalização; o excesso de portagens, cabendo as devidas empresas diminuir os impostos; minerações a céu aberto; cabendo à população portuguesa informar-se melhor acerca dos projetos na sua área de residência; incêndios em Portugal, cabe à proteção civil portuguesa construir postos de vigia nas florestas portuguesas.
No nosso planeta, os problemas encontrados foram: a sobrepopulação, cabendo aos governos mundiais promover campanhas anti-natalistas; produção de plástico muito elevada, cabendo à população mundial diminuir o consumo de plástico; incêndios na Amazónia, cabendo ao governo brasileiro preocupar-se devidamente com o problema e aceitar a ajuda mundial para apagar os incêndios e sensibilizar a população; e, por fim, o aquecimento global, este deveria ser combatido com a diminuição do consumo de carne, cabendo à população mundial diminuir esse consumo

Rodrigo Simões, Rodrigo Reis, 11B

Anónimo disse...

Reflexão sobre os diferentes problemas
Existem diversos problemas com os quais nos deparamos todos os dias. Para conseguirmos analisá-los com mais pormenor e tentar encontrar solução para os mesmos, é importante identificar a que nível ( do concelho, do país, do concelho...) estes se encontram.
Enquanto estudante, algumas das dificuldades com que me deparo estão relacionadas com a escola, das quais, considero como as principais, a lotação da escola e o excesso de carga horária. A primeira questão faz com que o ambiente escolar se torne menos agradável e mais confuso, assim como atrapalha em algumas atividades, como por exemplo, nas aulas de educação física, em que não existem espaços suficientes para a prática da disciplina, considerando a quantidade de alunos. Seria necessário que a direção estabelecesse um limite de vagas, e assim solucionaria esta situação. Relativamente ao excesso de carga horária ( que penso ser um dos maiores inconvenientes na escola) tenho a noção de que esta não tem a capacidade de mudar este facto, no entanto, devido a este problema, os alunos não têm tempo suficiente para praticar atividades extracurriculares, estar com a família e amigos, ou ter tempo livre para realizar outras atividades, o que iria melhorar o nosso aproveitamento e disposição. É necessário que o governo tome consciência deste problema e comece a agir. Sei que é algo que requer algum cuidado, mas existem outros países em que este aspeto já está mais desenvolvido, sendo assim, poderíamos analisar as suas estratégias e tentar aplicá-las no nosso país.
A nível do concelho, são os horários dos transportes públicos que necessitam ser melhorados. Pessoalmente, não tenho de enfrentar esta dificuldade, no entanto, vários dos meus colegas queixam-se disto. Talvez se fosse feito um inquérito à população acerca dos horários necessário, este problema não fosse tão grave.
Relativamente ao país, consegue verificar-se que a população de Portugal se encontra envelhecida , o que poderia ser remediado se fosse oferecido mais apoio aos pais . Para além disto, os jovens têm tendência a emigrar para aproveitar oportunidades que não têm em Portugal. Sendo assim, devíamos dar mais valor aos nossos jovens trabalhadores, mostrando-lhes como podem ter uma boa vida aqui.
Finalmente chego ao ponto que, a meu ver, é o mais importante: a poluição. Este é um assunto discutido por todos nós e de que estamos constantemente a ser relembrados. Obviamente existem imensos passos a serem dados para remediar a situação atual do nosso planeta, no entanto, é da responsabilidade de todos nós: tentar utiliza o mínimo de plástico possível, reciclar, reutilizar, etc.
Estes são apenas alguns dos problemas que existem e precisam de ser solucionados, mas se conseguirmos identificar as entidades a quem recorrer em cada situação e agirmos dentro das nossas possibilidades, acredito que conseguiremos solucioná-los.

Margarida Souza, 11.ºA