segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Texto narrativo - correcção do questionário

O VERDADEIRO AMOR
de Isaac Asimov

Correcção do Exercício

1. O narrador é um programa de computador, que se apresenta como produto da criação do programador Milton. Tem conhecimentos vastos e fala melhor que qualquer outro computador.

2. Resposta aberta. Possíveis reacções: surpresa, remissão para o futuro, reflexão sobre as capacidades das máquinas...

3. A acção desenrola-se no futuro, porque o narrador é um robot, que fala e pensa, o qual está ligado a um complexo tecnológico com ligações mundiais.

4. Resposta aberta. O importante são as justificações e a organização lógica da resposta.
Hipóteses: 4.1. Primeiro são instruções claras, factuais e objectivas sobre a mulher ideal, na suposição de que, desse modo, se chegaria a um resultado fiável. Como se verá, tal não acontece. Terão de ser tidas em conta questões de compatibilidade psicológica e simbólica: "em termos pessoais, emocionais e temperamentais", como o robot explica a Milton.

5. O computador, em princípio, não poderá ser mais inteligente do que aquele que o concebe e gera a informação. ....
(O importante na resposta é a justificação. )

6. Metáfora que traduza a ideia dos dois sentidos necessários à "compatibilidade" no amor.

7.1. Para encarregar Joe de poder fazer a escolha por ele.

7.2. O robot - Joe - ao saber tudo sobre o programador, aproxima-se cada vez mais da personalidade de Milton - os seus gostos, princípios, desejos e, também, defeitos. Como tal, acaba por substituir-se a ele, deixando mesmo de ter escrúpulos (como se percebe que Milton também não teria) e, no final, toma para si o amor escolhido e destinado ao programador.

(Há outras hipóteses; resposta semi-aberta)

8. É Joé que explica ao humano o que deve fazer: "Estás a ver, Milton (...)" (l. 108)

9. O robot é levado a não cumprir as regras que protegiam os humanos do domínio das máquinas: Joe infringe a regra que impunha limites às capacidades dos programas de computador, bem como a que impedia a interferência dos computadores na vida dos indivíduos, como mudança de emprego ou encaminhamento para consultas psiquiátricas.

Reflectir sobre o seguinte:
  • o texto situa-se no futuro, embora talvez não muito longínquo, porque já existem robots e uma grande quantidade de dados sobre os indivíduos já estão disponíveis em grande sistemas computorizados. Como perspectivas esta questão?


Gramática

1-f
2-h
3-b
4-e
5-c


Atenção: Há exercícios no caderno de apoio sobre:

Referências deícticas - pg. 49

Relações semânticas - pp. 34, 35

Campo lexical - pp. 36-37

Coesão interfrásica - 62-65.

Há correcções no final. Usem-nas só depois de completarem o trabalho. Se não o fizerem, nunca saberão se são capazes sozinhos, se estão preparados...


Sem comentários: