O ato da fala (ou ato linguístico) remete para um comportamento verbal, estruturado por regras que asseguram que as intenções comunicativas venham a ser interpretadas como desejamos, pelo(s) nosso(s) interlocutor(es).
Os falantes devem possuir conhecimentos e capacidades comunicativas capazes de distinguir um pedido de uma ordem, uma intenção de um compromisso, uma promessa de uma desculpa.
Todos sabem que as mesmas palavras podem ter sentidos muito distintos (lembram-se do Sim. Amo-te! ofensivo, dito pelo Fábio?)
Todos sabem que as mesmas palavras podem ter sentidos muito distintos (lembram-se do Sim. Amo-te! ofensivo, dito pelo Fábio?)
Qualquer frase com uma determinada força ilocutória, ao ser enunciada, orienta-se no sentido da realização de três atos:
1) um ato locutório,
2) um ato perlocutório,
3) um ato ilocutório.
Há ainda a assinalar os atos ilocutórios indirectos - frases com marcas de um ato ilocutório estão ao serviço de um outro ato ilocutório. Querem testar?:
Podes calar-te? (apresenta marcas de uma pergunta, mas não é verdadeiramente: corresponde a um pedido ou, até, a uma ordem.)
Também a mesma frase pode assumir diferentes valores.
O Rodolfo leu o jornal. (o locutor faz uma asserção.)
O Rodolfo leu o jornal? (o locutor faz uma pergunta.)
Rodolfo, lê o jornal! (o locutor faz um pedido ou uma ordem.)
Ato locutório - corresponde à enunciação de palavras e frases que fornecem determinada significação na produção linguística.
Ato perlocutório - refere-se aos resultados ou efeitos produzidos junto do interlocutor pela realização de determinado acto ilocutório. Podem considerar-se actos perlocutários convencer, persuadir, assustar, ajudar ou atrapalhar.
Ato ilocutório - o locutor, ao pronunciar determinada frase, num contexto comunicativo específico, com certas intenções, pretende executar, implícita ou explicitamente, actos como afirmar, avisar, ordenar, perguntar, pedir, prometer, objectar, criticar .
Imagem do início: escritora Herta Müller, galardoada com o Nobel de Literatura de 2009.
Imagem do início: escritora Herta Müller, galardoada com o Nobel de Literatura de 2009.
Apresenta-se uma divisão em tipos básicos de atos ilocutários, de acordo com os objectivos pretendidos:
1) ato assertivo,
2) ato directivo,
3) ato compromissivo,
4) ato expressivo,
5) ato declarativo
6) ato declarativo assertivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário