sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

"O Retrato" e os retratos do seu autor


 Manuel da Fonseca


Veio pois aquela manhã, quase no fim do Verão, em que meu pai me levou a casa do Sr. Rodrigo. Até aí, eu só tirara retratos no dia do meu aniversário. Meu pai escrevia a data na parte de trás; dava um à avó, outro aos meus padrinhos, e guardava os restantes. Às vezes, o Fotógrafo, pintura de Hipólito Clemente mostrava-os às visitas. Eram todos eu, desde a idade dos cueiros até ao horrível colarinho de goma, tirado no ano anterior. Em nenhum havia nada de especial: apenas a cara que eu tinha quando os tirei.
Agora, ia para Beja, para longe da família; meu pai já me tinha dito várias vezes que a minha vida ia levar uma grande volta, que estava um homenzinho e tinha de proceder de outro modo: passar a ter juízo.

(...)
a verdade, o Sr. Rodrigo ia tirar o retrato ao fim da minha infância. Era como se alguma par-te de mim morresse e a fotografia viesse a ser o meu rosto nesse momento de morte. Tudo isto, mais o que depois aconteceu, foi a origem daquela expressão que tanto alarmou Delinha. Felizmente que há coisas que se podem remediar; e eu creio ter apagado já da memória da m minha noiva a desgraçada imagem dos meus últimos dias de menino.
(...)


Depois, quando dei por mim, estava em Beja, sozinho, estranho no meio daquela gente, e os professores gabavam-me o juízo e a aplicação ao estudo. Foi uma alegria para meus pais. Dela não comparticipei, pois não podia esquecer os meus amigos de infância, livres e felizes, lá no largo!



Manuel da Fonseca nos tempos de estudante.


Mais imagens/créditos:


http://esmf.drealentejo.pt/manuel-fonseca-fotos.htm

Sem comentários: