domingo, 17 de março de 2013

Textos do YOUROPIA

Caríssimos alunos

É muito importante darem testemunho do Youropia na REVISTA DA HN 

AGUARDO O ENVIO DOS VOSSOS TEXTOS: PODEM SER OS DO TESTE OU OUTROS QUE QUEIRAM FAZER - TESTEMUNHO, ENSAIO, SÍNTESE, REFLEXÃO, FOTOS COMENTADAS OU OUTRA FORMA TESTEMUNHAL/REFLEXIVA.









quinta-feira, 14 de março de 2013

Visões do futuro


E.T. (1982)


Eu, Robot (2004)


Na literatura e no cinema, muitas têm sido as histórias criadas em que se apresenta um mundo futuro, se descrevem lugares, figuras e acontecimentos imaginários, distantes, no tempo e - muitas vezes - no espaço.

Quase sempre há criaturas estranhas, cenários apocalípticos, inimigos estranhíssimos a combater.

Mais raras são as vezes em que a estranheza, o desconhecido está entre nós (como no caso de E.T.).

Para além do tema Homens e Máquinas, em que estas fogem ao controlo do seu criador.

Mas, afinal, aquilo que quase todos estes textos e filmes documentam é a nossa curiosidade face ao desconhecido, os nossos medos, as nossas dúvidas, porque todos os filmes sobre o futuro são...sobre o presente.


A propósito do conto «Aquele Azul», de Maria Judite de Carvalho, incluído nas propostas do Manual em que se apresentam imagens do futuro, e preparando o nosso tema ROUBAR HISTÓRIAS ÀS ESTRELAS, deixo um conjunto de materiais para ajudar à reflexão e à escrita.



quinta-feira, 7 de março de 2013

Um sonho de liberdade e igualdade



Excerto do discurso:


[...] Digo-lhes, hoje, meus amigos, que apesar das dificuldades e frustrações do momento, ainda tenho um sonho.

É um sonho profundamente enraizado no sonho americano. Tenho um sonho que um dia esta nação levantar-se-á e viverá o verdadeiro significado da sua crença: "Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais".  

Tenho um sonho que um dia nas montanhas rubras da Geórgia os filhos de antigos escravos e os filhos de antigos proprietários de escravos poderão sentar-se à mesa da fraternidade.

Tenho um sonho que um dia o estado do Mississipi, um estado deserto, sufocado pelo calor da injustiça e da opressão, será transformado num oásis de liberdade e justiça.

Tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos viverão um dia numa nação onde não serão julgados pela cor da sua pele, mas pela qualidade do seu caractér.

Tenho um sonho, hoje.

Tenho um sonho que um dia o estado de Alabama, cujos lábios do governador actualmente pronunciam palavras de ... e recusa, seja transformado numa condição onde pequenos rapazes negros, e raparigas negras, possam dar-se as mãos com outros pequenos rapazes brancos, e raparigas brancas, caminhando juntos, lado a lado, como irmãos e irmãs.

Tenho um sonho, hoje. Tenho um sonho que um dia todo os vales serão elevados, todas as montanhas e encostas serão niveladas, os lugares ásperos serão polidos, e os lugares tortuosos serão endireitados, e a glória do Senhor será revelada, e todos os seres a verão, conjuntamente. Esta é nossa esperança. Esta é a fé com a qual regresso ao Sul.

Com esta fé seremos capazes de retirar da montanha do desespero uma pedra de esperança. Com esta fé poderemos transformar as dissonantes discórdias de nossa nação numa bonita e harmoniosa sinfonia de fraternidade.

Com esta fé poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, ir para a prisão juntos, ficarmos juntos em posição de sentido pela liberdade, sabendo que um dia seremos livres. Esse será o dia quando todos os filhos de Deus poderão cantar com um novo significado: "O meu país é teu, doce terra de liberdade, de ti eu canto. Terra onde morreram os meus pais, terra do orgulho dos peregrinos, que de cada localidade ressoe a liberdade". E se a América quiser ser uma grande nação isto tem que se tornar realidade.

Que a liberdade ressoe então dos prodigiosos cabeços do Novo Hampshire.

Que a liberdade ressoe das poderosas montanhas de Nova Iorque.

Que a liberdade ressoe dos elevados Alleghenies da Pensilvania!

Que a liberdade ressoe dos cumes cobertos de neve das montanhas Rochosas do Colorado!

Que a liberdade ressoe dos picos curvos da Califórnia! Mas não só isso; que a liberdade ressoe da Montanha de Pedra da Geórgia!

Que a liberdade ressoe da Montanha Lookout do Tennessee!

Que a liberdade ressoe de cada Montanha e de cada pequena elevação do Mississipi.

Que de cada localidade, a liberdade ressoe.

Quando permitirmos que a liberdade ressoe, quando a deixarmos ressoar de cada vila e cada aldeia, de cada estado e de cada cidade, seremos capazes de apressar o dia em que todos os filhos de Deus, negros e brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão dar-se as mãos e cantar as palavras da antiga canção negra: "Liberdade finalmente! Liberdade finalmente! Louvado seja Deus, Todo Poderoso, estamos livres, finalmente!"

Discurso de Martin Luther King, Jr. em Washington, D.C., a capital dos Estados Unidos da América, em 28 de Agosto de 1963, após a Marcha para Washington.  



Disponível em O Portal da História, http://www.arqnet.pt/portal/discursos/agosto05.html Acedido em 3 de março de 2013.  

DIÁLOGO INTERCULTURAL






Enquanto aguardo os vossos textos de síntese das sessões...





Os 10 +
DECLRARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. Além disso, não será feita nenhuma distinção fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território independente, sob tutela, autónomo ou sujeito a alguma limitação de soberania.
Todo o indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
Ninguém será mantido em escravatura ou em servidão; a escravatura e o trato dos escravos, sob todas as formas, são proibidos.
Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.
Todos os indivíduos têm direito ao reconhecimento em todos os lugares da sua personalidade jurídica.
Todos são iguais perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual protecção da lei. Todos têm direito a protecção igual contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.
Toda a pessoa tem direito a recurso efectivo para as jurisdições nacionais competentes contra os actos que violem os direitos fundamentais reconhecidos pela Constituição ou pela lei.
Ninguém pode ser arbitrariamente preso, detido ou exilado.
Toda a pessoa tem direito, em plena igualdade, a que a sua causa seja equitativa e publicamente julgada por um tribunal independente e imparcial que decida dos seus direitos e obrigações ou das razões de qualquer acusação em matéria penal que contra ela seja deduzida.


(...)


SESSÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE

DIÁLOGO INTERCULTURAL

ESNH| 1. MARÇO.2013

OBJETIVO GERAL

  • Proporcionar uma abordagem introdutória à importância dos processos de educação e aprendizagem intercultural. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Apresentação do ACIDI, I.P.
  • Eu (Sobre a identidade...)
  • Nós (O outro como ponto de partida)
  • “Tratado” do diálogo intercultural
  • Pressupostos da educação intercultural
  • A educação intercultural é...
  • Debate e esclarecimento de dúvidas




Consulta o Sítio da ACIDI:

http://www.acidi.gov.pt/es-imigrante/servicos/centros-locais-de-apoio-a-integracao-de-imigrantes---claii/recursos-interculturais

segunda-feira, 4 de março de 2013

Entre o Sono e o Sonho

Aqui fica o testemunho da sessão com a Prof. Dra. Helena Rebelo Pinto em que alunos da turma participaram.

Em breve estará disponível o estudo sobre índices de sonolência na nossa escola (735 inquéritos, aplicados em 2012)

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This free picture slideshow customized with Smilebox