domingo, 17 de março de 2013

Textos do YOUROPIA

Caríssimos alunos

É muito importante darem testemunho do Youropia na REVISTA DA HN 

AGUARDO O ENVIO DOS VOSSOS TEXTOS: PODEM SER OS DO TESTE OU OUTROS QUE QUEIRAM FAZER - TESTEMUNHO, ENSAIO, SÍNTESE, REFLEXÃO, FOTOS COMENTADAS OU OUTRA FORMA TESTEMUNHAL/REFLEXIVA.









4 comentários:

Anónimo disse...

A tolerância na sociedade portuguesa- reflexão, a partir da experiência pessoal

A tolerância é a base para se viver em sociedade. No entanto começamos pela definição de tolerância, uma pessoa tolerante aceita diferentes opiniões ou comportamentos diferentes daqueles estabelecidos pelo seu meio social.
Da minha experiencia pessoal Portugal é um dos países mais tolerantes e acolhedores do mundo. Pessoalmente desde que estou em Portugal não tenho sido vítima de comentários desagradáveis ou olhares místicos. Tenho sido tratada como uma pessoa igual às outras.
Quanto aos meus pais os relatos são um pouco diferentes. O meu pai já se deparou várias vezes com comentários do género “vai para a tua terra” ou comentários que dizem que estão a tirar o trabalho aos portugueses. Desse ponto de vista posso dizer que os meus pais são pessoas decentes que fazem qualquer trabalho para nos sustentar, a mim e á minha irmã, e é mau ouvir que eles tiram o trabalho aos portugueses quando são eles que se recusam a trabalhar. Mas isto não se aplica a todos os portugueses claro, aliás aplica-se a uma pequena parte. Os meus pais também ouviram elogios, como gostarem do trabalho que desenvolvem, o comportamento, as atitudes o que é gratificante.
No geral o povo português é bastante tolerante, amigável, simpático e acolhedor.

Ass: Doina Popov
nº11

Anónimo disse...


Reflexão pessoal sobre o projeto Youropia

Na sociedade atual a relação intercultural pode ser considerada muito importante para a obtenção de uma melhor qualidade de vida. Se um individuo quiser emigrar tem de conhecer a sociedade que o vai receber, os seus costumes e a sua língua.
O Projeto "Youropia - Juventude da Europa" permitiu aos alunos estrangeiros e aos portugueses uma oportunidade para conhecerem culturas diferentes que os enriqueceram intelectuamente. O encontro internacional foi extremamente positivo mesmo para os alunos que não participaram diretamente, sendo a intenção geral a de os visitantes se sentirem em suas casa.
A experiência de conhecer várias culturas num só sitio não é constantemente vivida e a realização de um projeto como este em Portugal, nomeadamente na Escola Secundária c/3ºciclo Henriques Nogueira (em Torres Vedras) trouxe benefícios para todos os que participaram. Foram feitas amizades duradoras, promessas de repetir a experiência e visitas a outros paises, tudo devido a este projeto. Assim temos menos medo de nos aventurar por outros países pois concluímos que seremos sempre bem recebidos, independentemente da cultura.

Beatriz Massena, 10ºC nº5

Unknown disse...

No dia 24 de Fevereiro de 2013, os alunos e professores pertencentes ao projeto “Youropia” encontraram-se pela primeira vez na Escola Secundária Henriques Nogueira, onde puderam ter algum tempo para falarem cara a cara, já que, até ao dia, nunca o tinham feito. Algumas famílias portuguesas ofereçeram-se para receber os alunos estrangeiros em suas casas e mostraram-lhes como é uma típica familia portuguesa. Depois de todos se terem encontrado novamente no Museu Leonel Trindade e terem tido algumas horas de convívio, deslocaram-se até ao Hostel Física em Santa Cruz, o sítio onde iriam estar por 2 dias e 3 noites.
No 2º dia do encontro, realizou-se a apresentação dos trabalhos relativos ao projeto, depois de os alunos terem tido algum tempo para acabarem de se preparar. O resto do dia foi dado para que os portugueses e os estrangeiros pudessem conviver entre si; neste período de convívio foram visitados alguns locais histórico-culturais, em Óbidos, onde os estrangeiros ficaram bastante deliciados com a típica bebida, ginginha.
No 3º e último dia de encontro deste projeto apresentaram-se aos alunos e professores estrangeiros as novas instalações da Escola Henriques Nogueira, onde os alunos de uma turma de artes prepararam algum material de pintura e um mural para todos os alunos, portugueses e estrangeiros, participantes no projeto puderam deixar uma mensagem. Depois de 3 horas para conviver e almoçar, houve uma receção oficial com a participação da Diretora da escola e da vereadora da educação da Câmara Municipal de Torres Vedras. O resto do dia foi passado em Lisboa como tempo de convívio e também para aprender mais sobre a capital. Despediram-se todos ainda em Lisboa e outra vez em Santa Cruz.
E assim foi encerrado o encontro entre todos os “Youropians”.

Anónimo disse...

Obrigada a todas.

Já enviei os textos para a revista, junto com algumas fotos do Youropia.

Doina, se quiseres mandar alguma imagem, diz.

prof Noémia