domingo, 22 de setembro de 2013

Renascimento - resumos escritos dos textos de apoio (cont.)

Renascimento – um tempo e uma arte de mudança






 O Renascimento é um movimento cultural que criou uma grande dinâmica de mudança na Europa dos séculos XV e XVI. É muito complexo e é difícil caracterizá-lo e delimitá-lo quanto ao tempo e ao espaço.
O berço do Renascimento foi em Itália no século XV principalmente em cidades com grandes riquezas, como Génova, Veneza e principalmente em Florença onde surgiram políticos e intelectuais que favoreceram esta renovação. Em Florença, por exemplo, a família Médicis tornou-se mecenas de vários artistas e promoveu o desenvolvimento das letras e das artes. . (...)
Em tempos de cortes luxuosos, de poder centralizado e estados poderosos, os reis e os papas encomendaram a artistas palácios e igrejas, (...) esculturas e pinturas.
 


 De Itália o movimento expandiu-se por toda a Europa e atingiu o seu auge nas primeiras décadas do século XVI.
Os artistas e os intelectuais estabeleceram imensos contactos internacionais, através de viagens e de troca de correspondência, o que levou o Renascimento não ao Mundo, mas pelo menos à Europa. (...) Na Europa este movimento atingiu o seu ponto culminante no início do séc.XVI. (...) A arte passou a ser um investimento entre os comerciantes e nobres.
Ana Gomes 10ºA Nº3
21 de Setembro de 2013 às 13:42

Nuno Marques 10ºA Nº27
22 de Setembro de 2013 às 15:21

Resumos dos textos de apoio

Caros alunos

Obrigada pela vossa pronta resposta à tarefa, que todos completaram com sucesso. Vou passar para a página principal apenas alguns exemplos. Todos os contributos ficarão disponíveis nos comentários.
 
Fica aberto o caminho para um ano de colaborações - com textos, imagens, filmes e outros contributos, criados ou sugeridos por vós.



Luís de Camões – a vida e a obra – resumo

    Luís Vaz de Camões nasceu por volta de 1525 em Lisboa , filho de Simão Vaz de Camões e de Ana de Sá.
  Pensa-se que tenha estudado em Coimbra, no entanto, não se descobriu, até hoje, nenhum documento comprovativo da sua passagem pela universidade.
   Entre 1549 e 1551, participou numa expedição militar ao Norte de África onde, num acidente de guerra, perdeu o olho direito .
   Em 1552, numa discussão, feriu um arrieiro do rei; então foi preso na Cadeia do Tronco, onde fica até Março de 1553 .
   Prestou serviço militar na India durante 3 anos e em seguida encarregou-se de cargos administrativos .
   
Numa viagem de Macau à Índia sofreu um naufrágio onde ficou sem nada , apenas com um manuscrita d'Os Lusíadas, como revela a estrofe 128, canto X.
   Chegou, finalmente, a Lisboa em 1570 onde prepara a publicação  da sua epopeia. Em 1572, Os Lusíadas são publicados. Para além desta obra, é também autor de sonetos, canções, redondilhas e de três comédias – El Rei Seleuco, Filodemo e Anfitriões.
  Morreu no dia 10 de junho de 1580, em Portugal, e foi enterrado no Convento de Santa Ana, em Lisboa
   No dia 10 de junho de 1880, trezentos anos após a sua morte foi erguida, em sua memória, uma estátua em Lisboa. Os seus restos mortais foram transportados para o Mosteiro dos Jerónimos, onde se encontra o seu túmulo em frente ao Vasco da Gama.



Largo de Camões

Mosteiro dos Jerónimos

10º A:
Marcelo Baptista Turma
20 de Setembro de 2013 às 07:15
Inês Santos nº18 (referência às obras do autor)
21 de Setembro de 2013 às 20:58
Nair Ferreira (último parágrafo)
21 de Setembro de 2013 às 23:38

domingo, 15 de setembro de 2013


Desejo a todos os alunos do 10º A
um bom ano letivo.
 
Este é um espaço para escreverem, defenderem, falarem sobre os vossos sonhos e projetos
 
Com jeito e com proveito!