domingo, 22 de setembro de 2013

Renascimento - resumos escritos dos textos de apoio (cont.)

Renascimento – um tempo e uma arte de mudança






 O Renascimento é um movimento cultural que criou uma grande dinâmica de mudança na Europa dos séculos XV e XVI. É muito complexo e é difícil caracterizá-lo e delimitá-lo quanto ao tempo e ao espaço.
O berço do Renascimento foi em Itália no século XV principalmente em cidades com grandes riquezas, como Génova, Veneza e principalmente em Florença onde surgiram políticos e intelectuais que favoreceram esta renovação. Em Florença, por exemplo, a família Médicis tornou-se mecenas de vários artistas e promoveu o desenvolvimento das letras e das artes. . (...)
Em tempos de cortes luxuosos, de poder centralizado e estados poderosos, os reis e os papas encomendaram a artistas palácios e igrejas, (...) esculturas e pinturas.
 


 De Itália o movimento expandiu-se por toda a Europa e atingiu o seu auge nas primeiras décadas do século XVI.
Os artistas e os intelectuais estabeleceram imensos contactos internacionais, através de viagens e de troca de correspondência, o que levou o Renascimento não ao Mundo, mas pelo menos à Europa. (...) Na Europa este movimento atingiu o seu ponto culminante no início do séc.XVI. (...) A arte passou a ser um investimento entre os comerciantes e nobres.
Ana Gomes 10ºA Nº3
21 de Setembro de 2013 às 13:42

Nuno Marques 10ºA Nº27
22 de Setembro de 2013 às 15:21

Sem comentários: