sexta-feira, 9 de abril de 2021

Poemas de Camões - lírica tradicional e renascentista

REVISÕES 

Registam-se os poemas de Camões usados no grupos I e II do Exercício Escrito de uma das turmas, no longínquo 10º ano. Assim:

 Poema do Grupo I


                                 Oh como se me alonga de ano em ano

A peregrinação cansada minha!

Como se encurta, e como ao fim caminha

Este meu breve e vão discurso humano!

Minguando a idade vai, crescendo o dano;

Perdeu-se-me um remédio, que inda tinha;
Se por experiência se adivinha,
Qualquer grande esperança é grande engano.
Corro após este bem que não se alcança;
No meio do caminho me falece;
Mil vezes caio, e perco a confiança.
Quando ele foge, eu tardo; e na tardança,
Se os olhos ergo a ver se inda aparece,
De vista se me perde, e da esperança.
                                                               
       Luís de Camões

Francisco Augusto de Metrass, «Camões na Gruta de Macau», pintura do século XIX

  

Poema do Grupo II

  
 Mote
Perdigão[1] perdeu a pena
Não há mal que lhe não venha.
 
                   Voltas
Perdigão que o pensamento
Subiu a um alto lugar,
Perde a pena do voar,
Ganha a pena do tormento.
Não tem no ar nem no vento
Asas com que se sustenha:
Não há mal que lhe não venha.
 
Quis voar a uma alta torre,
Mas achou-se desasado;
E, vendo-se depenado,
De puro penado[2] morre.
Se a queixumes se socorre,
Lança no fogo mais lenha:
Não há mal que lhe não venha.
 
                                                                                            Luís de Camões

[1] Macho da perdiz.
[2] O mesmo que “desgosto


               Relembram-se os OBJETIVOS do EXERCÍCIO

O presente exercício escrito destina-se a avaliar os conhecimentos dos alunos nos seguintes domínios: textos literários de carácter autobiográfico - interpretação de leitura de poesia lírica de Luís de Camões; marcas da lírica camoniana; formas poéticas; noções de versificação; gramática – léxico; sintaxe; tempos verbais; relação entre palavras; coesão textual; usos expressivos da língua – recursos e figuras de estilo; expressão escrita/produção de texto de reflexão.

1 comentário:

Noémia Santos disse...

Recuperem os EXERCÍCIOS ESCRITOS das turmas 11º A e 11º B, do ano anterior.
Já está. Agora podem aplicar e ver como se saem.