terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Dúvida da Ana Gomes
(...) uma autobiografia não tem necessariamente que ser ordenada de forma cronológica (...) mas tem que ter o mínimo de uma ordem cronológica que faça o mínimo sentido certo ?


 
 
 

Embora o relato autobiográfico tenha, em geral, um carácter mais expressivo do que informativo, possui um fio temporal, em geral, cronológico. O autor pode recuar no tempo, relembrar, a propósito, qualquer episódio, mas retoma a ordem normal do tempo.







 No caso das MEMÓRIAS, a relevância do acontecimento narrado tem um valor documental mais acentuado  que na autobiografia: os autores das MEMÓRIAS, em geral, revelam-se mais conscientes da importância que as memórias têm enquanto testemunho dum tempo e dum meio, somando ao relato de casos pessoais e familiares o relato de acontecimentos históricos e políticos, dando um fundo histórico-cultural, como se o memorialista prestasse um serviço aos vindouros, deixando-lhes um testemunho. de si e do seu tempo.

Daí que nas MEMÓRIAS a cronologia ainda seja mais evidente.

No caso dos DIÁRIOS - as entradas não têm de corresponder a dias seguidos; mas o seu alinhamento é feito cronologicamente, seguindo o fio do tempo.

Todavia, nos Diários:

Há um carácter fragmentário - não há, necessariamente, um encadeamento lógico entre os registos e a leitura do registo de um determinado dia não obriga à leitura dos registos anteriores, sem afectar a compreensão.

Sem comentários: