sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

CLASSE DOS VERBOS - valor aspetual

CLASSE DOS VERBOS
CATEGORIAS MORFOSSINTÁTICAS DO VERBO
O aspecto exprime a estruturação interna da situação representada linguisticamente no enunciado e dependem, principalmente, do ponto de referência. A mesma situação pode ser perspectivada como estando em curso (ou desenvolvimento) ou como um todo completo
O aspecto é a categoria verbal que expressa o início, o desenrolar ou o terminar de uma acção.

O valor aspectual de um enunciado não é geralmente dependente do seu valor temporal.

Ex: Na frase "Um homem também chora" (v. no presente do indicativo), não significa que está um homem a chorar neste momento, mas antes que - genericamente falando - aos homens também é permitido chorar.

Neste caso, diz-se que o enunciado tem valor genérico porque refere uma pluralidade infinita de situações, construídas como atemporais.


Vamos ver, então, valor/aspecto gramatical:

ASPECTO
EXPLICAÇÃO
EXEMPLO
IMPERFETIVO
Refere um processo em realização, inacabado.
Valor aspectual de um enunciado que representa uma actividade, um estado ou um evento prolongado, construídos como homogéneos, quer estejam em curso (ex.1) ou não (ex.2 e 3).
A duração das situações imperfectivas pode ser determinada extrinsecamente por locuções adverbiais durativas (ex.2 e 3).
O imperfectivo pode combinar-se com os valores temporais de simultaneidade (ex.1 e 4), anterioridade (ex.2 e 6) e posterioridade (ex.3 e 5).
Em (1), (2), (3) e (5), o ponto de referência identifica-se com o tempo da enunciação.
Em (4) o ponto de referência, que é interior à situação, é expresso linguisticamente pela locução adverbial temporal proposicional quando a vi.
Se, no enunciado (2), se substituir a locução adverbial durativa (da forma 'durante x tempo') por uma locução adverbial de completamento (da forma 'em x tempo'), obtém-se um enunciado com valor perfetivo (ex.6). Neste último exemplo, a locução adverbial retroage aspectualmente sobre a actividade ler, que adquire características de evento, passando a significar "aprender a ler": é construída uma transição que corresponde ao atingir de uma finalidade, neste caso a aquisição de uma capacidade.
Estudo numa capital europeia.
(1) A Maria está a ler o livro.
(2) A Maria leu durante duas horas.
(3) Esta tarde, a Maria vai nadar até ao pôr do Sol.




(4) A Maria estava a ler um livro quando a vi.
(5) A Maria vai estudar com o João.
(6) A Maria leu em 15 dias.
PERFETIVO
Apresenta um processo completo, terminado no momento da enunciação.
Diz-se que um enunciado tem valor aspectual perfectivo quando representa um evento construído como um todo completo a partir de um ponto de referência que lhe é exterior. Por esta razão, o perfectivo pode combinar-se com os valores temporais de anterioridade e de posterioridade mas não de simultaneidade.
O aspecto perfectivo implica a construção de um estado resultante (ex.1, 2 e 3).
O pretérito perfeito simples e as formas de futuro são geralmente marcadores linguísticos de valor perfectivo quando se combinam com eventos instantâneos e com eventos prolongados.
A compatibilidade (ou incompatibilidade) com determinadas locuções adverbiais aspectuais constitui um teste empírico para a identificação do valor perfectivo ou imperfectivo de um enunciado.
O valor perfetivo é compatível com locuções adverbiais de completamento - da forma 'em x tempo' - em duas horas (ex.4), mas não com locuções adverbiais durativas homogéneas da forma 'durante x tempo' - durante duas horas (ex.5).
Este último exemplo mostra que, ao concorrer com uma locução adverbial durativa, o valor aspectual que, em (1), é perfectivo passa a ser imperfectivo, pois deixa de implicar a construção de um estado resultante.
(1) A Maria leu o livro. implica O livro está lido.
(2) A Maria vai ler o livro esta tarde. implica O livro vai estar lido esta tarde.
(3) A Maria desmaiou. implica A Maria está desmaiada.






(4) A Maria leu o livro em duas horas. implica o livro está lido
(5) A Maria leu um livro durante duas horas.
(o livro ainda não está lido)
GENÉRICO Diz-se que um enunciado tem valor genérico quando refere uma pluralidade infinita de situações, construídas como atemporais e verdadeiras em toda e qualquer situação de enunciação. O verbo ocorre geralmente no presente do indicativo, designado, nestes casos, por presente genérico.
As expressões nominais sobre as quais incide a predicação são interpretadas referencialmente como classes e não como indivíduos específicos (ex.1 a 5).
Em (4), a 2ª pessoa do singular pode ter interpretação genérica.
O enunciado (5) exemplifica uma relativa genérica.
O enunciado genérico exprime igualmente definições e outras propriedades universais nos diversos domínios da ciência (ex.6).
(1) O homem é mortal (2) Um homem não chora
(3) Homem prevenido vale por dois
(4) Se queres a paz, prepara a guerra
(5) Quem cala consente
(6) Dois e dois são quatro
HABITUAL Diz-se que um enunciado tem valor habitual quando refere uma pluralidade teoricamente infinita de situações que se sucedem durante um período construído como ilimitado. Corresponde geralmente à predicação de uma propriedade sobre um indivíduo ou um grupo de indivíduos. A pluralidade de situações construídas pode ter como ponto de referência o tempo da enunciação e, nesse caso, o verbo ocorre no presente do indicativo (ex.1 e 2);
e pode ter como ponto de referência uma coordenada temporal distinta do tempo da enunciação e, nesse caso, o verbo ocorre no pretérito imperfeito do indicativo (ex.3 e 4).
O valor habitual combina-se frequentemente com o valor iterativo.
O valor habitual é um valor aspectual imperfectivo.





(1) O João joga futebol aos domingos.
(2) Os irmãos do João costumam almoçar na escola.


(3) O João almoçava na escola quando estava no ciclo.
(4) O pai do João costumava fumar um charuto depois do jantar.

PONTUAL
Indica um processo que dura apenas um instante.
O aspecto pontual pode ser expresso pelo conteúdo lexical ou por advérbios ou locuções adverbiais.
Um enunciado tem aspecto pontual quando a situação representada pelo seu conteúdo proposicional é construída sem qualquer duração e portanto sem estrutura interna (ex.1).
Quando o termo 'pontual' caracteriza o aspecto lexical de uma expressão predicativa, a situação representada identifica-se geralmente com um evento instantâneo.
O aspecto pontual só é compatível com o aspecto imperfectivo quando o enunciado tem valor iterativo (ex.2 e 3).
Em (3), o valor iterativo é indissociável da interpretação distributiva do grupo nominal soldados.
O rapaz desmaiou na escola. (pretérito perfeito + conteúdo lexical)
A bomba explodiu. (pretérito perfeito + conteúdo lexical)
O Carlos caiu. (pretérito perfeito + conteúdo lexical)
Repentinamente falou. (adverbio)
(1) A Maria chegou às duas horas.





(2) A Maria chega sempre atrasada à aula das oito.
(3) Chegaram soldados durante horas.
DURATIVO
Exprime uma ação que perdura no tempo.
O aspecto durativo pode ser expresso pelo tempo, por uma perifrástica, pela repetição do verbo ou por advérbios ou locuções adverbiais
Caracteriza-se o aspecto lexical de uma situação como durativo quando o tempo que lhe é associado se estende durante um período de tempo necessariamente diferente de zero.
As situações durativas são delimitadas intrinsecamente - no caso dos eventos prolongados (ex 1) - e são delimitáveis extrinsecamente - no caso dos estados (ex 2) e das actividades (ex 3).
Ele dorme profundamente. (presente)
Está a dormir. (conjugação perifrástica)
Ele esperava ansiosamente notícias. (pretérito imperfeito)
Ele tem treinado muito. (conjugação perifrástica)
O João vai jogar toda a tarde. (conjugação perifrástica)
Voava, voava. (repetição da mesma forma verbal)
A pouco e pouco esqueceu os desgostos. (locução adverbial)
(1) O João vai ler um romance policial esta tarde.
(2) O João teve uma casa na praia durante as férias.
(3) O João jogou no Benfica na época passada.
ITERATIVO

Sem comentários: