terça-feira, 16 de junho de 2015

Espírito crítico e ação

Talvez tenha passado despercebido um texto do Miguel, enviado para os comentários. 
Porque constitui um apelo à reflexão e à nossa mudança de atitudes, creio ser apropriado 
para fechar este ciclo de trabalho

 Banco Alimentar



Problemas da Sociedade Atual

A nossa sociedade enfrenta diariamente diversos problemas, seja a nível económico, político ou social e sobre esses pontos todos conseguimos detetar falhas. Mas a verdade é que para podermos resolver esses problemas (em vez de esperarmos que eles se resolvam por si próprios) primeiro temos que nos mudar a nós próprios enquanto sociedade.

Um dos principais problemas que acho que nos deve alertar é a falta de espírito crítico das pessoas. A nossa sociedade encontra muita felicidade em, durante as suas conversas de café, se queixar (não é criticar) dos problemas do país em que vive, das decisões que o fulano X toma, da sorte/azar que tem… Mas não procura encontrar ideias para solucionar esses mesmos problemas, não tem mentalizada a popular frase: “Se não gostas, faz melhor”. A maior parte da nossa sociedade tem apenas um papel passivo.


Outro dos principais motivos de preocupação e que de certa forma está relacionado com o outro motivo acima, é o valor ou importância que a nossa população atribui a factos banais, sem interesse, sem qualquer relevância para nossa evolução enquanto comunidade.
Aqui há umas semanas o Benfica, um clube de futebol português, venceu um título do qual já nem me lembro do nome. Depois disso, as ruas encheram-se de festejos sobre esse mesmo feito, as pessoas estavam completamente contentes, cheias de energia, a cantar hinos do clube e outros afins por causa de um acontecimento como esse. Então eu pergunto duas coisas: a vitória do Benfica é algo tão importante assim, para causar este efeito nas pessoas? Não me parece. Segunda pergunta: Se as pessoas debatessem, resolvessem e festejassem outras metas, de nível social, económico ou político com o mesmo entusiasmo, não viveríamos numa sociedade melhor, mais ativa e equilibrada? A resposta é evidente.




Em suma, o cultivo de espírito crítico e da ação, assim como o interesse em resolver problemas que nos afetem a todos enquanto comunidade, são essenciais para uma sociedade menos piegas, passiva e ignorante. Pois é exatamente nessas caraterísticas que assentam as nossas principais lacunas.

Miguel Abreu
nº 27 | 11ºA
5 de junho de 2015

As quatro equipas do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, Torres Vedras, que participaram 
no Campeonato do Mundo de Robótica, Robcup 2014, no Brasil, foram premiadas em várias modalidades

Sem comentários: