quinta-feira, 4 de junho de 2015

Pelo ambiente!


 

Mais um trabalho de publicidade institucional: defesa de ideias, valores ou causas, 
apelos, alertas... 

Neste caso, o valor a promover 
é o da defesa do ambiente, através da reciclagem.


Atenção: a 1ª parte do trabalho (estatísticas e gráficos) não é da autoria dos colegas, razão pela qual se ponderou a publicação. Todavia, toda a segunda parte - a história de uma garrafa - é original (conceção, texto e realização).

1 comentário:

Anónimo disse...

Problemas da Sociedade Atual



A nossa sociedade enfrenta diariamente diversos problemas, seja a nível económico, político ou social e sobre esses pontos todos conseguimos detetar falhas. Mas a verdade é que para podermos resolver esses problemas (em vez de esperarmos que eles se resolvam por si próprios) primeiro temos que nos mudar a nós próprios enquanto sociedade.

Um dos principais problemas que acho que nos devem alertar é a falta de espirito critico das pessoas. A nossa sociedade encontra muita felicidade em, durante as suas conversas de café, de se queixar (não é criticar) dos problemas do país em que vive, das decisões que o fulano X fez, da sorte/azar que tem… Mas não procura encontrar ideias para solucionar esses mesmos problemas, não tem mentalizada a popular frase: “Se não gostas, faz melhor”. Maior parte da nossa sociedade tem apenas um papel passivo.

Outro dos principais motivos de preocupação e que de certa forma está relacionado com o outro motivo acima, é o valor ou importância que a nossa população atribui a factos banais, sem interesse, sem qualquer relevância para nossa evolução enquanto comunidade.
Aqui à umas semanas o Benfica, um clube de futebol português, venceu um título do qual já nem me lembro do nome. Depois disso, as ruas encheram-se de festejos sobre esse mesmo feito, as pessoas estavam completamente contentes, cheias de energia, a cantar hinos do clube e outros afins por causa de um acontecimento como esse. Então eu pergunto duas coisas: a vitória do Benfica é algo tão importante assim, para causar este efeito nas pessoas? Não me parece. Segunda pergunta: Se as pessoas debatessem, resolvessem e festejassem outras metas, de nível social, económico ou politico com o mesmo entusiasmo, não viveríamos numa sociedade melhor, mais ativa e equilibrada? A resposta é evidente.

Em suma, o cultivo de espirito critico e da ação, assim como o interesse em resolver problemas que nos afetem a todos enquanto comunidade, são essenciais para uma sociedade menos pegas, passiva e ignorante. Pois é exatamente nessas caraterísticas que assentam as nossas principais lacunas.



Miguel Abreu
nº 27 | 11ºA