Para
saber (confere com os teus apontamentos; vê se registaste tudo no caderno - definições, características)
PUBLICIDADE
Publicidade
é uma palavra que deriva do latim (publicum). É uma técnica que tem por objetivo
promover a venda de produtos ou serviços.
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Conjunto de objetivos seguidos na
publicidade
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A
Atenção – captar a atenção do público-alvo, pelas
imagens, pelo grafismo, pelo som e/ou pela mensagem (conforme o suporte)
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O
Interesse – despertar o interesse, a curiosidade
em conhecer o produto ou campanha
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O
Desejo – criar o desejo de possuir o produto ou
aderir a uma campanha, uma causa, um comportamento
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A
Memorização – memorizar o produto, a marca, o slogan* ou a mensagem publicitária
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A
Ação – levar o consumidor a um comportamento
(compra, adesão a uma campanha, alteração de um comportamento, mudança de uma
atitude…)
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*Um SLOGAN – é um texto original, breve, com uma linguagem que facilite a sua retenção na memória; também há slogans constituídos por palavras e por sons (cf. campanhas da NOS) ou só por sons.
TIPOS
DE PUBLICIDADE
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COMERCIAL
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INSTITUCIONAL
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Promove um produto ou um serviço, com vista ao seu consumo
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Informa sobre eventos de interesse geral, sugere comportamentos
ou atitudes, apela à participação em campanhas cívicas, humanitárias, alerta para problemas, etc…
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Hoje,
a maioria do público dos países desenvolvidos tem mais informação e em diferentes
suportes, mais estudos, maior capacidade analítica; logo, a publicidade eficaz
e de qualidade não se limita agora a apresentar um produto e as suas características.
Tem de ser:
- Criativa
- Inteligente
- Original
- Transmissora de um sentimento, uma emoção (amor, alegria, amizade, companheirismo, orgulho, ambição…)
Para
isso, a publicidade recorre a elementos vindos da literatura, do cinema, da
banda desenhada, da pintura, por ex:
- Criação de personagens
- Narrativas, pequenas histórias relacionadas com a ideia, a emoção à volta do produto ou serviço
- Simbologia das cores (calmas ou dinâmicas ou associadas à natureza…)
- Suspense
- Humor e/ou «nonsense»
Também é muito relevante a presença da música, que em muito dos anúncios pode ser o suporte da própria «história».
ESTRATÉGIAS - o mais importante na definição da estratégia escolhida assenta em:
ESTRATÉGIAS - o mais importante na definição da estratégia escolhida assenta em:
- definir e caraterizar com exatidão o público a que se destina (âmbito, idade, nível cultural, gostos...)
- escolher o tom da campanha - o registo que será utilizado: demonstrativo, inovador, emotivo, humorístico, dramático...
ATENÇÃO!
Nos«posts» que se seguem irás encontrar - como prometido - um conjunto de filmes premiados em diferentes categorias, começando pelo do Turismo de Portugal.
Vê-os até 6ª feira. Escolhe um que te pareça mais interessante ou invulgar, pelas razões que entenderes. Na aula de 5ª feira (dedicada ao estudo das marcas linguísticas e da relação linguagem verbal-linguagem icónica), falaremos do que se segue.
1 comentário:
Atenção:
Lembrem-se da indicação que dei: o vosso texto não tem limite superior, mas não deve ter menos de 100 palavras. Diria que o ideal é ter entre 120 e 180 palavras.
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