segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Publicidade - para quem? o quê? como?


Para saber (confere com os teus apontamentos; vê se registaste tudo no caderno - definições, características)
 
PUBLICIDADE
Publicidade é uma palavra que deriva do latim (publicum). É uma técnica que tem por objetivo promover a venda de produtos ou serviços.

Conjunto de objetivos seguidos na publicidade
A Atenção captar a atenção do público-alvo, pelas imagens, pelo grafismo, pelo som e/ou pela mensagem (conforme o suporte)
O Interesse – despertar o interesse, a curiosidade em conhecer o produto ou campanha
O Desejo criar o desejo de possuir o produto ou aderir a uma campanha, uma causa, um comportamento
A Memorização – memorizar o produto, a marca, o slogan* ou a mensagem publicitária
A Ação – levar o consumidor a um comportamento (compra, adesão a uma campanha, alteração de um comportamento, mudança de uma atitude…)


*Um SLOGAN – é um texto original, breve, com uma linguagem que facilite a sua retenção na memória; também há slogans constituídos por palavras e por sons (cf. campanhas da NOS) ou só por sons. 


TIPOS DE PUBLICIDADE
COMERCIAL
INSTITUCIONAL
Promove um produto ou um serviço, com vista ao seu consumo
Informa sobre eventos de interesse geral, sugere comportamentos ou atitudes, apela à participação em campanhas cívicas, humanitárias, alerta para problemas, etc…


Hoje, a maioria do público dos países desenvolvidos tem mais informação e em diferentes suportes, mais estudos, maior capacidade analítica; logo, a publicidade eficaz e de qualidade não se limita agora a apresentar um produto e as suas características. Tem de ser:
  • Criativa
  • Inteligente
  • Original
  • Transmissora de um sentimento, uma emoção (amor, alegria, amizade, companheirismo, orgulho, ambição…)

Para isso, a publicidade recorre a elementos vindos da literatura, do cinema, da banda desenhada, da pintura, por ex:
  •      Criação de personagens
  •     Narrativas, pequenas histórias relacionadas com a ideia, a        emoção à volta do produto ou serviço
  •     Simbologia das cores (calmas ou dinâmicas ou associadas à natureza…)
  •      Suspense
  •      Humor e/ou «nonsense»
Também é muito relevante a presença da música, que em muito dos anúncios pode ser o suporte da própria «história». 


ESTRATÉGIAS - o mais importante na definição da estratégia escolhida assenta em:
  • definir e caraterizar com exatidão o público a que se destina (âmbito, idade, nível cultural, gostos...)
  • escolher o tom da campanha - o registo que será utilizado: demonstrativo, inovador, emotivo, humorístico, dramático...



ATENÇÃO! 
Nos«posts» que se seguem irás encontrar - como prometido - um conjunto de filmes premiados em diferentes categorias, começando pelo do Turismo de Portugal.

Vê-os até 6ª feira. Escolhe um que te pareça mais interessante ou invulgar, pelas razões que entenderes. Na aula de 5ª feira (dedicada ao estudo das marcas linguísticas e da relação linguagem verbal-linguagem icónica), falaremos do que se segue.  

1 comentário:

Noémia Santos disse...


Atenção:

Lembrem-se da indicação que dei: o vosso texto não tem limite superior, mas não deve ter menos de 100 palavras. Diria que o ideal é ter entre 120 e 180 palavras.