quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

"LUSIADAS" de viva voz



Ator António Fonseca na HENRIQUES NOGUEIRA
15 de janeiro, 9h00, Auditório
 

Um velho preconceito tornou Os Lusíadas apanágio dos eruditos e das escolas; mas há no Poema uma oralidade viva, um sabor da palavra gostosa que é própria dos jograis (…) que nos restam. É um livro para ser entoado por recitadores, e não analisado por gramáticos.”
António José Saraiva


O ator António Fonseca, que tem andado pelo país a dizer na íntegra "Os Lusíadas", de Camões, quer gravar um audiolivro com todos os dez cantos do poema épico


António Fonseca estudou filosofia e teatro. É Actor desde 1977. Possui o título de Especialista em Interpretação e é professor no Curso de Teatro e Educação da ESEC. Recebeu a medalha de Mérito Cultural (grau Ouro) atribuída pela C. M. de Oeiras.
 
Trabalhos mais recentes em teatro: Watting forGodot de S. Beckett (nomeado para os Globos de Ouro – melhor actor); A Tempestade de W. Shakespeare; Ivanov de Tchekov; Os Lusíadas de Luís de Camões  (versão integral e antologias); Vermelho de John Logan (nomeado para os Globos de Ouro e Prémios da SPA – melhor actor); O Preço de A. Miller; Contrabaixo de P. Suskind.
 
Trabalhos mais recentes em televisão: Mar Salgado  (SIC), Odisseia  (RTP1), Depois do Adeus  (RTP1), O Segredo de Miguel Zuzarte  (RTP1).

Trabalhos mais recentes em cinema: Florbela de Vicente Alves do Ó, (nomeado para os prémios Sophia, na categoria de melhor Actor Secundário); Mistérios de Lisboa de Raoul Ruiz; Star Crossed de Mark Heller.


António Fonseca disse, pela primeira vez, os dez cantos de "Os Lusíadas", a 10 de junho de 2012, no âmbito de Guimarães Capital Europeia da Cultura, mas o trabalho de apropriação do texto de Camões para a oralidade começou em 2008.
É um trabalho de esforço físico e mental que António Fonseca descreve quase como obsessão diária.
Depois daquela estreia em Guimarães, o ator tem feito apresentações pelo país, em espetáculos (...) numa versão mais reduzida, escolhendo excertos. 
(...)

Sem comentários: