quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Orações

A pedido de vários alunos, aqui ficam mais exercícios para aplicar e consolidar os conhecimentos sobre as orações subordinadas substantivas e adjetivas.

Aproveitem, também, para rever as funções sintáticas, sobretudo naqueles casos que, por vezes, vos causam dúvidas (pronomes, adjetivas relativas com orações intercaladas, etc).

Na aula, trataremos da correção e dos esclarecimentos de dúvidas, se as houver.

   

SINTAXE
DOMÍNIO – Gramática
CONTEÚDOS
- Classificação de Orações
- Funções sintáticas
SUPORTE
Gramáticas
Registos do Caderno Diário
Exercícios

1. Identifique, em cada uma das frases, a função sintática do(s) constituinte(s) sublinhado(s).

a)       Cuidado com essa jarra! Não lhe mexas!
b)       Confundiram-se-lhe as ideias naquele momento de aflição.
c)        Telefonaram-lhe a horas impróprias.
d)       Deram-te livros pelos anos?
e)       Apesar de me ralharem, os meus pais amam-me.
f)        A minha avó não me disse uma palavra de desaprovação.
g)       D. João III sucedeu a D. Manuel I.
h)       Encontrei-a, hoje, muito indisposta.
i)         Apareceram nas livrarias, esta semana, novas edições de Eça de Queirós.
j)         Uma nova geração de cientistas surgiu em Portugal.


2. Classifique cada uma das orações sublinhadas.

a)     Está um frio que queima a pele!
b)     Desde que ela chegou, tem sido uma confusão.
c)      Desde que concluas o trabalho, podes sair.
d)     O Pedro ganhou uma bolsa, o que o ajudou nos estudos.
e)     Disse tudo quanto quis.
f)      Comprei roupa nos saldos, o que me deu muito jeito.
g)     Pernoitamos onde for conveniente.
h)     Que tenhas dito isso, ofende-me.

 3. Sublinhe e classifique as orações subordinadas em cada uma das frases abaixo.
          a)   O restaurante de que me falaste afinal fechou.
          b)     Mia Couto diz, em abono da verdade, que é preciso resgatar a memória de África.
           c)      A situação que, apesar dos esforços que foram feitos, se mantém por resolver é inaceitável.
          d)     Um número de palavras, para mais ou para menos, que se desvie do proposto, será penalizado.
AEHN, PORTUGUÊS, 10º ANO
Docentes|P. Viegas, N. Santos
Equipa METAS

2 comentários:

Noémia Santos disse...

CORREÇÃO DAS QUESTÕES do 1º Exercício

1. Identifique, em cada uma das frases abaixo, a função sintática do(s) constituinte(s) sublinhado(s).

a) Cuidado com essa jarra! Não lhe mexas! COMPLEMENTO OBLÍQUO
b) Confundiram-se-lhe as ideias naquele momento de aflição. COMPLEMENTO OBLÍQUO
c) Telefonaram-lhe a horas impróprias. COMPLEMENTO INDIRETO
d) Deram-te livros pelos anos? COMPLEMENTO INDIRETO
e) Apesar de me ralharem, os meus pais amam-me. COMPLEMENTO INDIRETO COMPLEMENTO DIRETO
f) A minha avó não me disse uma palavra de desaprovação. COMPLEMENTO INDIRETO
g) D. João III sucedeu a D. Manuel I. COMPLEMENTO INDIRETO
h) Encontrei-a, hoje, muito indisposta. COMPLEMENTO DIRETO|PREDICATIVO DO COMPLEMENTO DIRETO
i) Apareceram nas livrarias, esta semana, novas edições de Eça de Queirós. COMPLEMENTO OBLÍQUO | SUJEITO
j) Uma nova geração de cientistas surgiu em Portugal. COMPLEMENTO OBLÍQUO

2. Classifique cada uma das orações sublinhadas.
a) Está um frio que queima a pele! SUB. CONSECUTIVA
b) Desde que ela chegou, tem sido uma confusão. SUB. TEMPORAL
c) Desde que concluas o trabalho, podes sair. SUB. CONDICIONAL
d) O Pedro ganhou uma bolsa, o que o ajudou nos estudos. SUB. RELATIVA EXPLICATIVA
e) Disse tudo quanto quis. SUB. RELATIVA RESTRITIVA
f) Comprei roupa nos saldos, o que me deu muito jeito. SUB. RELATIVA EXPLICATIVA
i) Pernoitamos onde for conveniente. SUB. SUBSTANTIVA RELATIVA
j) Que tenhas dito isso, ofende-me. SUB. SUBSTANTIVA COMPLETIVA

3. Sublinhe e classifique as orações subordinadas em cada uma das frases abaixo.

a) O restaurante de que me falaste afinal fechou. SUBORDINADA RELATIVA RESTRITIVA
b) Mia Couto diz, em abono da verdade, que é preciso resgatar a memória de África. SUBORDINADA SUBSTANTIVA COMPLETIVA
c) A situação que, apesar dos esforços que foram feitos, se mantém por resolver é inaceitável. SUBORDINADA RELATIVA RESTRITIVA| SUBORDINADA RELATIVA RESTRITIVA
d) Um número de palavras, para mais ou para menos, que se desvie do proposto, será penalizado. SUBORDINADA RELATIVA RESTRITIVA



Anónimo disse...

Bom dia ,tenho dúvidas na 1 a) b) por que não poderia ser complemento indireto?