segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Gramática - verbos copulativos


Sobre as dúvidas colocadas (no11º A) acerca dos verbos copulativos, ficam alguns esclarecimentos.



A linguista, da Universidade de Lisboa, Inês Duarte, no capítulo 10 da Gramática da Língua Portuguesa (Lisboa, Caminho, 2003, p. 302), indica a seguinte lista exemplificativa de verbos copulativos – também denominados predicativos, de cópula ou de ligação:
      Ø  andar1, continuar1, estar, ficar, parecer, permanecer, revelar-se, ser, tornar-se.

O Dicionário Terminológico, para exemplificar a definição de verbos copulativos, indica os verbos copulativos mais conhecidos:
         Ø  «Verbo que ocorre numa frase em que existe um constituinte com a função sintática de sujeito e outro com a função sintáctica de predicativo do sujeito.
           Ø  Exemplos: Costumam listar-se como verbos copulativos os seguintes: ser, estar, ficar, parecer (como em "parecer doente"), permanecer, continuar (como em "continuar calado"), tornar-se e revelar-se

1Os verbos andar e continuar nem sempre funcionam como elo de ligação entre o sujeito e o predicativo do sujeito, pois tudo depende do valor/sentido que tenham num determinado enunciado. (...) Por isso, só em alguns casos é que podem ser classificados como copulativos, o que acontece quando podem ser substituídos por estar e permanecer
Por exemplo, nas frases 
«Eu andei muito preocupado» e 
«Continuamos silenciosos», os dois verbos têm o valor de copulativos.




Ao 11º A - Releiam o exemplo do vosso exercício; reparem como ao verbo «tornar-se» equivale o seguinte exemplo com o verbo «transformar-se»


Dúvida
«Gostaria de saber se o verbo transformar-se poderá ter valor copulativo, visto que o tornar-se se enquadra nessa classificação.
Por exemplo, na frase «O Luís transformou-se num cirurgião brilhante», «num cirurgião brilhante» poderá exercer a função de predicativo do sujeito?»

Resposta
«Tradicionalmente, um verbo copulativo é aquele que estabelece a ligação entre o sujeito e o predicativo do sujeito, concordando este, quando é um nome ou um adje{#c|}tivo, com o sujeito em g{#é|ê}nero e número. Vejamos se tal acontece com o verbo transformar-se:
(1) «O Luís transformou-se num cirurgião brilhante.»
(2) «Eles transformaram-se em cirurgiões brilhantes.»
(3) «Elas transformaram-se em óptimas profissionais.»

Pelos exemplos, creio que se pode, em contextos semelhantes, considerar o verbo copulativo.»


sábado, 29 de outubro de 2016

Chaplin - Humor e liberdade

Para terminar este painel de discursos políticos, feitos em circunstâncias e por pessoas muito distintas, fica um discurso político muito particular - o do ator e humorista Charlie Chaplin.

Porque os grandes humoristas sabem que o humor e a liberdade são inseparáveis, deixo-vos o famoso discurso de Chralie Chaplin (Charlot) no filme O GRANDE DITADOR.


NOTA:
O Grande Ditador é um filme de Charles Chaplin, realizado em 1940, em plena Segunda Guerra Mundial, e por ser produzido nesse momento histórico conheceu dificuldades de lançamento. Na Alemanha, Itália e em alguns países da América latina como a Argentina só foi lançado alguns anos depois do final da Guerra. Neste filme Chaplin interpreta o papel de Adenoid Hynkel, que é uma sátira aberta a  Hitler. É considerado uma das obras-primas de Charles Chaplin.

 Ler o Texto em Português


Republica-se, a pedido de um dos grupos de trabalho, o discurso de S. Suzuki

never give up of yourselves...Discurso aos estudantes

Conforme acertado, continuamos a publicar discursos para serem ouvidos/lidos e analisados.
A opção pelos vídeos destina-se a permitir a análise dos elementos não verbais do discurso.

Presidente Obama: Discurso de abertura do ano letivo 2009-2010
 «... never give up of yourselves»


Ler o texto

Ler o Texto em Português


LINHAS PARA O TRABALHO DE ANÁLISE
(a aplicar ao discurso escolhido pelo grupo)
Estrutura e conteúdo do discurso
- introdução - sedução do auditório
- tema
- ideia defendida/tese (várias vezes retomada ao longo do discurso)
- linhas de força - conteúdos centrais
- argumentação (tipos; validade; eficácia)
- exemplos e seu papel
- desafios e conclusão
-apelo final
Estratégia discursiva - Eloquência/valor expressivo dos recursos mobilizados
Recursos verbais
- analogias
- metáforas e alegorias
- repetições, anáforas e paralelismos
- ironia
- recurso ao humor
- apelos e interpelações
Recursos não verbais
- emoções
- alterações/modelações do tom de voz
- ritmo; uso das pausas e silêncios
- linguagem gestual

Mensagem aos estudantes


Podem optar por analisar só esta mensagem ou - num grupo maior - fazerem a análise comparativa das intervenções de B. Obama e de Isabel Alçada, de acordo com os parâmetros de análise indicados.





Ministra da Educação Isabel Alçada: Mensagem de abertura do ano letivo 2010-2011

"Eu tenho um sonho"

No âmbito do estudo da argumentação, começamos a publicação de discursos políticos
para serem ouvidos/lidos e analisados, como o discurso de Martin Luther King, de que lemos o excerto. Quem tenha escolhido outros exemplos, procederá da mesma forma e
com os mesmo instrumentos de análise. Bom trabalho.

Excerto do discurso:

[...] Digo-lhes, hoje, meus amigos, que apesar das dificuldades e frustrações do momento, ainda tenho um sonho.
É um sonho profundamente enraizado no sonho americano. Tenho um sonho que um dia esta nação levantar-se-á e viverá o verdadeiro significado da sua crença: "Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais".

Tenho um sonho que um dia nas montanhas rubras da Geórgia os filhos de antigos escravos e os filhos de antigos proprietários de escravos poderão sentar-se à mesa da fraternidade.

Tenho um sonho que um dia o estado do Mississipi, um estado deserto, sufocado pelo calor da injustiça e da opressão, será transformado num oásis de liberdade e justiça.

Tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos viverão um dia numa nação onde não serão julgados pela cor da sua pele, mas pela qualidade do seu caractér.

Tenho um sonho, hoje.

Tenho um sonho que um dia o estado de Alabama, cujos lábios do governador actualmente pronunciam palavras de ... e recusa, seja transformado numa condição onde pequenos rapazes negros, e raparigas negras, possam dar-se as mãos com outros pequenos rapazes brancos, e raparigas brancas, caminhando juntos, lado a lado, como irmãos e irmãs.

Tenho um sonho, hoje. Tenho um sonho que um dia todo os vales serão elevados, todas as montanhas e encostas serão niveladas, os lugares ásperos serão polidos, e os lugares tortuosos serão endireitados, e a glória do Senhor será revelada, e todos os seres a verão, conjuntamente. Esta é nossa esperança. Esta é a fé com a qual regresso ao Sul.

Com esta fé seremos capazes de retirar da montanha do desespero uma pedra de esperança. Com esta fé poderemos transformar as dissonantes discórdias de nossa nação numa bonita e harmoniosa sinfonia de fraternidade.

Com esta fé poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, ir para a prisão juntos, ficarmos juntos em posição de sentido pela liberdade, sabendo que um dia seremos livres. Esse será o dia quando todos os filhos de Deus poderão cantar com um novo significado: "O meu país é teu, doce terra de liberdade, de ti eu canto. Terra onde morreram os meus pais, terra do orgulho dos peregrinos, que de cada localidade ressoe a liberdade". E se a América quiser ser uma grande nação isto tem que se tornar realidade.

Que a liberdade ressoe então dos prodigiosos cabeços do Novo Hampshire.

Que a liberdade ressoe das poderosas montanhas de Nova Iorque.

Que a liberdade ressoe dos elevados Alleghenies da Pensilvania!

Que a liberdade ressoe dos cumes cobertos de neve das montanhas Rochosas do Colorado!

Que a liberdade ressoe dos picos curvos da Califórnia! Mas não só isso; que a liberdade ressoe da Montanha de Pedra da Geórgia!

Que a liberdade ressoe da Montanha Lookout do Tennessee!

Que a liberdade ressoe de cada Montanha e de cada pequena elevação do Mississipi.

Que de cada localidade, a liberdade ressoe.

Quando permitirmos que a liberdade ressoe, quando a deixarmos ressoar de cada vila e cada aldeia, de cada estado e de cada cidade, seremos capazes de apressar o dia em que todos os filhos de Deus, negros e brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão dar-se as mãos e cantar as palavras da antiga canção negra: "Liberdade finalmente! Liberdade finalmente! Louvado seja Deus, Todo Poderoso, estamos livres, finalmente!"

Discurso de Martin Luther King, Jr. em Washington, D.C., a capital dos Estados Unidos da América, em 28 de Agosto de 1963, após a Marcha para Washington. 

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Aprender Português, เรียนภาษาโปรตุเกส


Os textos seguintes foram escritos pelo Nattapat (Júnior) em aula, sozinho com os seus materiais de apoio, neste final de outubro. Depois, a nosso pedido, leu os textos em voz alta, para a turma. Leu muito bem e nós ficámos bastante orgulhosos e demos uma salva de palmas!! 

Na aula seguinte, com a ajuda do subdelegado do 11º B, passou os textos e enviou para publicação. Aqui ficam.  


 A minha terra


    











Eu sou Tailandês. A minha terra é grande e linda. Há muita população na Tailândia (67 milhões). Muitos deles moram em Bangkok,* como eu. Eu gosto de viajar em Bangkok. Eu gosto de fazer compras. Não é distante da minha casa. Eu usualmente vejo filmes. Eu gosto da comida Tailandesa , porque é deliciosa e temperada. 
 

Mas a minha terra também é quente, então as pessoas e eu vamos para a praia. 




O meu encontro na Costa Azul
Eu tenho um acampamento na Costa Azul, em Almada. Eu vou para Almada de autocarro com os meus amigos; Kennedy, Rie, e outros. 

Nós chegámos ao acampamento ao redor das 19:00. No campo, nós fizemos muitas das atividades como, dramatizações, cantei uma canção, fiz cartão de jogo, falámos...e nós tivemos a festa nacional dos alimentos. 
No último dia, nós tiramos uma foto, demos abraços e dissemos adeus uns ao outros. Em seguida, voltámos para casa com boas recordações

Nattapat Sawasdee,11º B

Tailândia, Thailand, ประเทศไทย




           
A Tailândia é um país do Sudeste Asiático. A capital da Tailândia é Bangkok. A população da Tailândia é de cerca de 70 milhões e 5 milhões delas estão em Bangkok. Bangkok é a capital do mundo que tem o mais longo nome  e seu nome completo é «Krung Thep Mahanakhon Amon Rattanakosin Mahinthara Ayuthaya Mahadilok Phop Noppharat Ratchathani Burirom Udomratchaniwet Mahasathan Amon Piman Awatan Sathit Sakkathattiya Witsanukam Prasit. » O rio Chao Phraya flui através da cidade e também corta a cidade em 2 metades.


           
Pode viajar para qualquer lugar na Tailândia. A Tailândia tem uma grande cidade para fazer compras e comer, também lugares naturais para viajar e relaxar - Bangkok.
Bangkok é o bom lugar para fazer compras e comer, porque há uma grande quantidade de shoppings e restaurantes. Se quer viajar para a praia, Pattaya e Phuket são boa ideia. Existem muitas belas praias aqui.
           

 














1º texto em Português escrito por Nattapat Sawasdee, 11º B, em meados de outubro. Nattapat é um aluno tailandês, em intercâmbio escolar na Secundária Henriques Nogueira. A língua de comunicação tem sido, sobretudo, o Inglês, mas o Português vai começando a fazer o seu caminho.
As imagens também foram escolhidas pelo aluno.