terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Género Narrativo (revisões)





ESTUDO DO ROMANCE(REVISÕES)
NARRATIVO
Etimologicamente, o vocábulo narrar tem origem latina: “narrare significa contar, dizer, (...) falar de”. Este tipo de texto surge em verso ou em prosa.
O texto narrativo conta uma “história”, original e/ou vivida por personagens (individuais ou coletivas); pressupõe o relato de acontecimentos reais ou fictícios que se sucedem no tempo. Os eventos e as personagens situam-se num determinado espaço.
 Os seus elementos estruturadores são designados por categorias da narrativa.

1. Ação
A ação é constituída pela sequência de eventos motivados ou sofridos pelas personagens.
Fechada — o leitor tem conhecimento do destino final das personagens; a história tem princípio, meio e fim.
Aberta — o destino definitivo das personagens é omitido, tal como o final da acção; a história não tem um princípio, um meio e um fim bem definidos; os episódios não fazem parte de uma ação única; o leitor é convidado a fazer uma reflexão sobre o que leu.
Fechada/Aberta — em determinados textos, encontramos referência ao destino definitivo das personagens, sem que, contudo, a reflexão deixe de ser motivada pelo relato dos acontecimentos, que pode não “fechar” completamente a ação em relação a determinados aspetos.

 As sequências narrativas podem ser organizadas por: encadeamento, encaixe ou alternância (já foi revisto; consultar)
2. Espaço
2.1. Espaço físico — trata-se do espaço onde as personagens se movimentam e onde ocorrem os acontecimentos:
Ø geográfico
Ø interior
Ø exterior

2.2. Espaço social — é um espaço construído através de ambientes vividos pelas personagens; liga-se às características da sociedade em que as personagens se inserem.
2.3. Espaço psicológico — este espaço é construído pelo conjunto de elementos que traduzem a interioridade das personagens (como, por exemplo, o sonho, a memória, as emoções, as reflexões...).

3. Tempo
3.1. Tempo da história — é o tempo em que decorre a ação.
3.2. Tempo histórico — refere-se à época em que os acontecimentos têm lugar.
3.3. Tempo do discurso — trata-se da forma como o narrador relata os acontecimentos — pode voltar atrás no tempo (analepses), adiantar determinado episódio (prolepse), omitir o que se passou em determinado período temporal (elipse), contar sumariamente o que aconteceu num certo período de tempo (resumo).
3.4. Tempo psicológico — é o tempo vivido pelas personagens de forma subjetiva, interior; relaciona-se com o modo como as personagens sentem a passagem do tempo.

4. Narrador (tipos de)
Narrador heterodiegético — é uma entidade exterior à história; tem uma função meramente narrativa; relata os acontecimentos.
Narrador homodiegético — é uma personagem da história que revela as suas próprias “vivências” (não se trata do protagonista da história).
Narrador autodiegético — o narrador participa na história como protagonista, revelando as suas próprias “vivências”.

4.1. Focalização da narrativa
A focalização (pensa no ato de “focar” com uma câmara de vídeo, por exemplo) é o ponto de vista do narrador em relação aos acontecimentos narrados.
Focalização omnisciente— o narrador detém um conhecimento total dos acontecimentos.
Focalização interna — surge quando é instaurado o ponto de vista de uma das personagens que vive a história.
Focalização externa — acontece quando o narrador revela as características exteriores das personagens ou apresenta um espaço físico onde decorre a acção.
A focalização pode ainda ser considerada:
Heterodiegética — a ação é contada por um narrador exterior à história.
Homodiegética — uma das personagens da obra toma o papel de narrador.
Nota: O vocábulo diegese que se encontra presente nas palavras homodiegético(a), heterodiegético(a) e autodiegético(a) tem origem grega e significa história.

5. Personagem
Individuais ou Coletivas

Papel/relevo - Principal, secundária ou figurante
Conceção
Personagens desenhadas ou planas — estas são definidas por um elemento característico que as acompanha durante todo o texto; tendem para a caricatura ou para a representação de um grupo social (personagem-tipo).
Personagens modeladas ou redondas — trata-se de personagens complexas, que apresentam uma multiplicidade de traços caracterizadores; as suas atitudes perante os acontecimentos podem surpreender o leitor; aproximam-se do ser humano pela sua complexidade.
Caraterização
Física (aspetos físicos da personagem; o seu exterior).
Psicológica (aspetos da personalidade; o seu caráter, maneira de ser).
Social (aspetos como profissão, nível social, ambiente social em que se move...).

Processo de caracterização
Direta (quando são mencionadas explicitamente no texto as características das personagens)
Indireta (quando o leitor tem de concluir as características da personagem através das suas falas, atitudes e ações, ou seja, através do que está implícito no texto).

Sem comentários: