terça-feira, 11 de junho de 2019

O nosso mundo

Entender o mundo|Aprender com sentido
Depois da apresentação e discussão dos trabalhos de aula com artigos e reportagens de jornais e revistas de referência sobre temas do nosso mundo - o que merece ser cantado ou criticado (articulação com   Os Lusíadas - Reflexões do Poeta) - ficam brevíssimas sínteses sobre o que se aprendeu. 

"Com as apresentações orais sobre artigos da atualidade, dos alunos do 10°C, ficámos a reter diversos conhecimentos desde assuntos polémicos até artigos científicos, tais como as espécies em vias de extinção, a exploração espacial, a maternidade e adoção e, por último, os problemas da sociedade.
Dos artigos retratados um dos que mais nos tocou foi o da alimentação e da obesidade nas crianças pois alerta-nos para o tipo de alimentos que as crianças ingerem e revela números surpreendentes sobre o excesso de peso na infância; deixa também explicito que é nas famílias mais pobres onde existe mais obesidade. Apresenta igualmente a globalização como um fator que contribui para este acontecimento.
As conclusões apresentadas no final dos trabalhos foram bastante relevantes, pois mostraram-nos que muitos dos problemas que eram retratados por Camões, n´Os Lusíadas, tais como a ganância e a tirania, ainda estão presentes nos dias que correm."
Mariana Mendes n°16, Raul Terêncio n°24
10°C. 11 de junho de 2019 às 10:20
"Na sala de aula foram apresentados vários temas analisados de forma crítica, tendo um deles despertado a nossa atenção pois fez-nos refletir sobre o assunto da obesidade e do desequilíbrio alimentar em Portugal!
Levou-nos a ver a realidade, que é por si obscura, havendo um elevado consumo diário de açúcares, gorduras e sal.
Muitos pais tentam impor regras e limites na alimentação das suas crianças, apesar da existência da tradicional avó que os mima com bolachas, chocolates e outros doces...
O jornal Público optou assim por dispor de muitas páginas com imagens de um projeto criado por Gregg Segal dando-lhe o nome de " Daily Bread ", em que retrata a alimentação das crianças nos países desenvolvidos que é menos saudável do que uma criança de um país sub-desenvolvido, pois é à base de fast food, devido à globalização alimentar.
Este artigo fez-nos refletir que por vezes a embalagem mais bonita e brilhante nem sempre é a mais saudável para a nossa saúde!"
Deixamos aqui um link para a possível consulta das imagens do artigo: VER
Martim M., nº 19, Catarina T., nº5, António G., nº1


"No âmbito do projeto “Camões, hoje”, foram analisados e expostos vários artigos sobre temas da atualidade, tais como: espécies ameaçadas e problemas ambientais, alimentação infantil, voluntariado, dilema da maternidade, assuntos de exploração espacial, refugiados, campos de transformação e novas tecnologias.O assunto que nos despertou mais a curiosidade foi a questão do voluntariado. O artigo fala do Movimento Transformers, integrado no programa Global Changemarkers, que tem como objetivo combater a baixa taxa de voluntariado em Portugal (14%). Esperam até 2020 aumentar esta taxa para 50%. 
O lema do grupo é “Eu transformo-te a ti com o que de melhor sei fazer, mas com isso tens que transformar alguma coisa à tua volta”. Depois do Movimento Transformers a taxa de voluntariado aumentou para 35%.
Este artigo teve a capacidade de nos mostrar que com pequenas ações podemos mudar o mundo.
É um assunto que merece ser cantado pois mostra-nos a força que pequenas ações têm quando muitas pessoas as praticam."
Mariana R. nº17, Miguel L. nº21, Rita S. nº25
11 de junho de 2019 às 10:26

"Na aula foram retratados e analisados os seguintes temas: espécies em via de extinção, alimentação e obesidade nas crianças, refugiados, o voluntariado, buracos negros, avanço da tecnologia, drones e satélites e campo de transformação.
No tema da alimentação e obesidade conseguimos observar que as crianças portuguesas consomem muitos açúcares devido à publicidade enganosa. Foi analisado que é nas famílias mais pobres e com pouca escolaridade que a obesidade é mais elevada.
Em relação a Os Lusíadas conseguimos perceber que a ganância nos dias de hoje ainda está presente.
Inês V 10°C, Mariana S10°C

8 comentários:

Anónimo disse...

Com as apresentações orais sobre artigos da atualidade dos alunos do 10°C ficámos a reter diversos conhecimentos desde assuntos polémicos até artigos científicos tais como as espécies em vias de extinção, a exploração espacial, a maternidade e adoção e por último os problemas da sociedade.
Dos artigos retratados um dos que mais me tocou foi o da alimentação e da obesidade nas crianças pois alerta-nos para o tipo de alimentos que as crianças ingerem e revela números surpreendentes sobre o excesso de peso na infância, deixa também explicito que é nas famílias mais pobres onde existe mais obesidade. Apresenta também a globalização como um fator que contribui para este acontecimento.
As conclusões apresentadas no final dos trabalhos foram bastante relevantes pois mostrou-nos que muitos dos problemas que eram retratados por Camões tais como a ganância e a tirania ainda estão presentes nos dias que correm.

Mariana Mendes n°16
Raul Terêncio n°24
10°C

Anónimo disse...

Na sala de aula foram apresentados vários temas analisados de forma crítica, tendo um deles nos despertado a atenção e fez-nos refletir sobre o assunto da obesidade e do desequilíbrio alimentar em Portugal!
Levou nos a ver a realidade ,que é por si obscura, havendo um elevado consumo diário de açúcares ,gorduras e sal!
Muitos pais tentam impor regras e limites na alimentação das suas crianças apesar da existência da tradicional avó que os mima com bolachas, chocolates e outros doces...
O jornal Público optou assim por dispor de muitas páginas com imagens de um projeto criado por Gregg segal dando lhe o nome de " Daily Bread ", em que retrata a alimentação das crianças nos países desenvolvidos que é menos saudável do que uma criança de um país sub-desenvolvido, pois é à base de fast food, devido à globalização alimentar.
Este artigo fez nos refletir que por vezes a embalagem mais bonita e brilhante nem sempre é a mais saudável para a nossa saúde!

Deixamos aqui um link para a possível consulta das imagens do artigo:
https://www.google.com/amp/s/paisefilhos.uol.com.br/crianca/estas-fotos-mostram-a-diferenca-da-alimentacao-de-criancas-ao-redor-do-mundo/%3Famp?source=images

Martim Miranda, n 19
António Guilherme, n1
Catarina tordo.,n5

Anónimo disse...

No âmbito do projeto “Camões,hoje” foram analisados e expostos vários artigos sobre temas da atualidade, tais como: espécies ameaçadas e problemas ambientais, alimentação infantil, voluntariado, dilema da maternidade, assuntos de exploração espacial, refugiados, campos de transformação e novas tecnologias.
O assunto que nos despertou mais a curiosidade foi a questão do voluntariado. O artigo fala do Movimento Transformers, integrado no programa Global Changemarkers, que tem como objetivo combater a baixa taxa de voluntariado em Portugal (14%). Esperam até 2020 aumentar esta taxa para 50%. O lema do grupo é “Eu transformo-te a ti com o que de melhor sei fazer, mas com isso tens que transformar alguma coisa à tua volta”. Depois do Movimento Transformers a taxa de voluntariado aumentou para 35%.
Este artigo teve a capacidade de nos mostrar que com pequenas ações podemos mudar o mundo.
É um assunto que merece ser cantado pois mostra-nos a força que pequenas ações têm quando muitas pessoas as praticam.
Mariana Ribeiro n17
Miguel Lopes n21
Rita Santos n25

Anónimo disse...

Na aula foram retratados e analisados os seguintes temas: espécies em via de extinção, alimentação e obesidade nas crianças, refugiados, o voluntariado, buracos negros, avanço da tecnologia, drones e satélites e campo de transformação.
No tema da alimentação e obesidade conseguimos observar que as crianças portuguesas consomem muitos açúcares devido à publicidade enganosa. Foi analisado que é nas famílias mais pobres e com pouca escolaridade que a obesidade é mais elevada.
Em relação aos Lusíadas conseguimos perceber que a ganância nos dias de hoje ainda está presente.
Inês Vitor 10°C
Mariana Santos 10°C

Noémia Santos disse...

Obrigada pelos vossos contributos. Também aprendi bastante com os vossos trabalhos.

Noémia Santos disse...

Obrigada pelo envio da síntese.

Noémia Santos disse...

Obrigada a todos pela colaboração.

Noémia Santos disse...

Obrigada pelo contributo. Era muito interessante se mandassem as palavras de Camões, talvez do final do C. VIII. Escolham.