quarta-feira, 11 de setembro de 2019

11º ano - Desafios


Bem-vindos ao 11º ano e a este espaço de leitura, de troca de ideias, de reflexão sobre grandes temas do mundo atual, de estudo autónomo, de sistematização de conhecimentos, de diálogo.
Aqui ficam, em linhas muito gerais, algumas orientações para este ano letivo. 
A calendarização pode ainda sofrer ligeiras alterações (em função do Plano de cada Turma/da articulação com outras disciplinas)
Revisão e aprofundamento de conteúdos do 10º ano
Leitura
-       Compreensão de instruções.
-       Seleção de informação relevante.
-       Inferências.
Expressão escrita
-       Síntese.
-       Apreciação crítica
-       Texto de opinião.
-       Elaboração de tópicos que sistematizem as ideias-chave do texto.
Compreensão do Oral
Expressão oral
-      Ouvir atentamente, compreender e interpretar textos de diferentes géneros e em distintos suportes
-      Fazer exposições orais para apresentação de temas, de opiniões e de apreciações críticas (de debate, de filme, de peça de teatro, de livro, de exposição ou outra manifestação cultural).
-     Preparar apresentações orais   
Gramática
-       Sintaxe: divisão e classificação de orações subordinadas; funções sintáticas.
-       Lexicologia: processos de formação de palavras.
-       História da língua
11º ano
Calendarização dos conteúdos de educação literária estruturantes
-      1º período – Pde. António Vieira, Sermão de Santo António: setembro e outubro; A. Garrett, Frei Luís de Sousa: novembro e dezembro.
     
-      2º período – Camilo C. Branco, Amor de Perdição (excertos): janeiro; Eça de Queirós, A Ilustre Casa de Ramires OU Os Maias: fevereiro e março.
       
-      3º período – Antero de Quental (2 poemas); Cesário Verde (leitura integral de “O Sentimento dum Ocidental”): abril e maio.
Leitura,
Oralidade e/ou
Escrita
(ao longo do ano)
Ler em suportes variados textos de diferentes graus de complexidade argumentativa dos géneros seguintes: discurso político, apreciação crítica e artigo de opinião

Ler, analisar, refletir, escrever sobre:
-       Discurso político
-       Debate
-       Artigo de opinião
-       Apreciação crítica   (consolidação)
-       Texto de opinião
-       Exposição sobre um tema (consolidação)
-       Síntese (consolidação)

Interpretar textos orais dos géneros exposição sobre um tema, discurso político e debate
 Exercitar a compreensão e a expressão oral baseadas em textos de diferentes géneros sobre temas interdisciplinares.

Produzir discursos preparados para apresentação a um público 

Escrever textos de opinião, apreciações críticas e exposições sobre um tema.
Outros: Expressão escrita sobre temas interdisciplinares 
Gramática
(ao longo do ano)
Retoma (em revisão) dos conteúdos estudados no 10.º ano:
-    Constituintes da frase
-    Funções sintáticas
-    Articulação entre frases
Discurso, pragmática e linguística textual
-    Coesão textual
-    Referência deítica
-    Valores semânticos de palavras considerando o respetivo étimo.
-    Processos de coesão e de progressão do texto como a anáfora.
-    Modalidades de reprodução do discurso.
Calendarização dos momentos de avaliação global dos domínios:
 - compreensão de leitura;  
 - educação literária;  
-  gramática; 
-  expressão escrita

Outros domínios e trabalhos temáticos e interdisciplinares  (orais e escritos) – a agendar em aula.
      -      1º período – 1º exercício (100 minutos): de 21 a 25 de outubro; 2º exercício (100 minutos): 2 a 6 de dezembro.
      -      2º período – 3º exercício (100 minutos) : 27 de janeiro a 31 de janeiro; 4º exercício (100 minutos): de 09 a 13 de março.
       -      3º período – 5º exercício (50 minutos): a agendar; 6º exercício (100 minutos): 18 a 22 de maio.
Outras datas
Limite para leitura individual de Frei Luís de Sousa – 25 de outubro.
Limite para leitura do romance de Eça de Queirós - 10 de janeiro de 2020
       Projeto de Leitura – entre 10 e 16 de dezembro; entre 20 e 26 de março; 29 de maio e 3 de junho.


Fonte: NASA

Na tua vida, este ano não se repete. Sonha alto!


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