Bem-vindos ao 11º ano e a este espaço de leitura, de troca de ideias, de reflexão
sobre grandes temas do mundo atual, de estudo autónomo, de sistematização de conhecimentos,
de diálogo.
Aqui ficam, em linhas muito gerais, algumas orientações para este ano
letivo.
A calendarização pode ainda sofrer ligeiras alterações (em função do Plano
de cada Turma/da articulação com outras disciplinas)
Revisão e aprofundamento
de conteúdos do 10º ano
|
|
Leitura
|
- Compreensão de instruções.
- Seleção de informação
relevante.
- Inferências.
|
Expressão escrita
|
- Síntese.
- Apreciação crítica
- Texto de opinião.
- Elaboração de tópicos que
sistematizem as ideias-chave do texto.
|
Compreensão do Oral
Expressão oral |
- Ouvir atentamente, compreender e
interpretar textos de diferentes géneros e em distintos suportes
- Fazer exposições orais para
apresentação de temas, de opiniões e de apreciações críticas (de debate, de
filme, de peça de teatro, de livro, de exposição ou outra manifestação cultural).
- Preparar apresentações orais |
Gramática
|
- Sintaxe: divisão e
classificação de orações subordinadas; funções sintáticas.
- Lexicologia: processos
de formação de palavras.
- História da língua |
11º ano
|
|
Calendarização dos
conteúdos de educação literária estruturantes
|
- 1º período – Pde. António
Vieira, Sermão de Santo António: setembro e outubro; A. Garrett, Frei
Luís de Sousa: novembro e dezembro.
|
- 2º período – Camilo C. Branco, Amor
de Perdição (excertos): janeiro; Eça de Queirós, A Ilustre Casa de
Ramires OU Os Maias: fevereiro e março.
|
|
- 3º período – Antero de Quental
(2 poemas); Cesário Verde (leitura integral de “O Sentimento dum Ocidental”):
abril e maio.
|
|
Leitura,
Oralidade e/ou
Escrita
(ao longo do ano)
|
Ler em suportes variados textos de diferentes graus de
complexidade argumentativa dos géneros seguintes: discurso político,
apreciação crítica e artigo de opinião
Ler, analisar, refletir, escrever sobre: - Discurso político
- Debate
- Artigo de opinião
- Apreciação crítica (consolidação)
- Texto de opinião
- Exposição sobre um tema
(consolidação)
- Síntese (consolidação)
Interpretar textos orais dos géneros exposição sobre um tema, discurso político e debate Exercitar a compreensão e a expressão oral baseadas em textos de diferentes géneros sobre temas interdisciplinares. Produzir discursos preparados para apresentação a um público Escrever textos de opinião, apreciações críticas e exposições sobre um tema. Outros: Expressão escrita sobre temas interdisciplinares |
Gramática
(ao longo do ano)
|
Retoma (em revisão) dos conteúdos estudados no 10.º ano:
- Constituintes da frase
- Funções sintáticas
- Articulação entre frases
Discurso, pragmática e linguística textual
- Coesão textual
- Referência deítica - Valores semânticos de palavras considerando o respetivo étimo. - Processos de coesão e de progressão do texto como a anáfora.
- Modalidades de reprodução do discurso.
|
Calendarização dos momentos
de avaliação global dos domínios:
- compreensão de
leitura;
- educação
literária;
- gramática;
- expressão escrita
Outros domínios e trabalhos
temáticos e interdisciplinares (orais
e escritos) – a agendar em aula.
|
-
1º período – 1º exercício (100 minutos): de 21 a 25 de outubro; 2º exercício
(100 minutos): 2 a 6 de dezembro.
|
-
2º período – 3º exercício (100 minutos) : 27 de janeiro a 31 de janeiro; 4º
exercício (100 minutos): de 09 a 13 de março.
|
|
- 3º período – 5º exercício (50 minutos): a
agendar; 6º exercício (100 minutos): 18 a 22 de maio.
|
|
Outras datas
|
Limite para leitura individual de Frei Luís de Sousa – 25
de outubro.
Limite para leitura do romance de Eça de Queirós - 10 de janeiro
de 2020
|
Projeto de Leitura – entre
10 e 16 de dezembro; entre 20 e 26 de março; 29 de maio e 3 de junho.
|
Fonte: NASA
Na tua vida, este ano não se repete. Sonha alto!
Sem comentários:
Enviar um comentário