Sigamos, pois, o ensinamento de António Vieira!
Se somos o que fazemos, publicamos um conjunto de vídeos, textos e ligações que vos permitem selecionar o que precisam para criar, em aula, os vossos textos - entrevistas e autobiografias.
Imagem:ncultura
Imagem:ncultura
14 comentários:
Na semana de 23 a 27 de setembro,os alunos do 11°B realizaram um levantamento dos principais problemas da escola, do concelho, do país e do mundo, tendo estes que dizer o porquê de ser um problema, dar uma solução e por último dizer a quem pertencia a responsabilidade.
Na opinião da maioria dos alunos as casas de banho masculinas são o maior problema da escola, apontando a responsabilidade á Parque Escolar (empresa que é dona da escola) pedindo a manutenção e reabertura de algumas casas de banho.
Relativamente ao concelho os educandos referiram as estradas e organização das mesmas como o principal problema, sugeriram por isso um maior número de opções e sinalizações para evitar os engarrafanebtos.
No caso do pais, os alunos reflectiram sobre o baixo salário minimo, sobre a saúde e ainda sobre os impostos. Os educandos disseram que a possível saída está em aumentar o salário minimo, em fazer a população optar pelo serviço nacional de saúde e ainda no rebaixamento dos impostos.
No mundo a decisão foi unanime, poluição, produção de plástico e queimadas na Amazônia foram as palavras do dia, onde os alunos pediram uma alternativa ao plástico para uma revolução no planeta, para que este seja um lugar menos poluído , pediram ainda um reflorestamento da floresta amazônica. As responsabilidades nestes últimos casos foram atribuídas á câmara municipal , ao governo, aos líderes Mundiais e á população mundial respetivamente.
Mário Ribeiro 11°B
Na primeira semana de aulas do ano letivo 2019-2020, os alunos do 11°B da Escola Henriques Nogueira fizeram apresentações orais sobre problemas da escola, do conselho, do país e do mundo.
Os principais problemas da escola apontados são a falta de condições das casas de banho masculinas e a sobrelotação dos alunos da escola. Concluí-se que as soluções são, respetivamente, a abertura de mais casas de banho e a redução da quantidade de alunos na escola, sendo a responsabilidade do parque escolar e da direção.
A nível do concelho os principais problemas são a falta de estacionamento gratuito, o trânsito na cidade e a incompetência da polícia. Para resolver estes problemas podiam, respetivamente, construir mais espaços de estacionamento, aumentar a rede de transportes públicos e despedir os polícias corruptos. Sendo o responsável a câmara de Torres Vedras.
Quanto ao nosso país as longas listas de espera nos hospitais, o salário mínimo, as portagens elevadas e o aeroporto de Lisboa são considerados os maiores problemas. Para a resolução dos mesmos poderíam, respetivamente, usar os impostos que pagamos para aumentar os salários, contratar mais médicos e baixar os preços das portagens. Sendo o responsável o governo.
Por fim, conclui-se que o nosso planeta está a enfrentar uma crise contra o plástico, tendo em conta que a ONU e outras organizações precisam de criar novas regras de sustentabilidade como por exemplo fazer com que todos reciclem de forma mais rigorosa.
Laura Tomás 11°B
Um trabalho para o 11º ano da turma de Ciências e Tecnologias da Escola Henriques Nogueira, feito na 1ª semana de aula em Setembro de 2019 pretendia fazer os estudantes reconhecerem problemas na escola, no concelho, no país e no planeta; levantarem soluções para esses problemas e identificar os responsáveis pelas ditas soluções. Os problemas da escola mais apontados foram sobre os WCs, entre eles:unidades inoperantes, urinóis interditados, portas sem tranca, cujas soluções são a supervisão, o reparo e a manutenção dos mesmos. A Empresa responsável é a Parque Escolar. Além disso foi apontado o número muito baixo de computadores, cuja solução é a reparação dos existentes e a aquisição de novas unidades, sendo o Ministério Escolar o responsável por este processo. Apercebemo-nos também de um elevado número de alunos na escola e longas filas para o bar em relação ao tempo de intervalo. A solução para o primeiro problema foi diminuir a quantidade de alunos (Ministério da Educação). Para o segundo, a solução passou por abrir a fila dos professores aos alunos (Direcção da escola).
Ao nível do concelho, 3 grupos apontaram como problema os poucos lugares de estacionamento gratuitos. A solução foi a abertura de espaços para a criação de novos lugares de estacionamento, sendo a Câmara Municipal a responsável pela solução. Outros problemas são:
-O descaso da policia para com a população ao não atender as chamadas, o que deixa os moradores expostos à criminalidade. A solução é aumentar a competência através de um bom planeamento policial. A responsabilidade é do Ministério de Administração Interna;
-O mau planeamento das estradas (falta de vias para autocarros). A solução é diminuir o transito de autocarros de viagem entre concelhos dentro da cidade, e promover a sua passagem pelos arredores da mesma.Os responsáveis são as empresas Barraqueiro e Mafrense;
-Falta de sinalização e iluminação nas ruas e nas aldeias, sendo a solução a instalação de candeeiros e a renovação da pintura de passadeiras antigas;
- Vegetação não desbastada invadindo as estradas. Solução: desbaste das mesmas e criação de uma distância segura entre as estradas e a vegetação. A Câmara Municipal é a responsável por esta solução e pela anterior.
Os problemas que foram citados para o país foram: incêndios causados por fogo posto, exploração de Lítio, baixo fluxo de comboios, o tamanho insuficiente do aeroporto de Lisboa para receber aviões de maior porte e a poluição que o mesmo causa. Adicionalmente, foi referido o baixo salário mínimo e a consequente baixa taxa de natalidade, seguida de envelhecimento populacional. A falta de médicos em hospitais públicos e as longas filas de espera foram também referidas. Respectivamente, as soluções e os responsáveis por elas são:
-Construção de torres de vigilância para as florestas (Governo de Portugal);
-Consciencialização e medidas para os riscos causados à saúde dos habitantes locais (donos dos terrenos);
-Reparação das carruagens e expansão da frota de comboios (Estado);
-Expansão do aeroporto e medidas para torná-lo menos poluente (Governo de Portugal);
-Aumento do salário mínimo (Ministério Público);
-Forçar a transferência de médicos particulares para hospitais públicos por meio de impostos (Ministério da Saúde).
Os problemas do planeta mais comentados foram a poluição (seja pela alta produção como pela baixa reutilização de plástico e pela emissão elevada de dióxido de carbono para a atmosfera) e o incêndio florestal na Amazónia. Outro problema citado foi a população alta e o esgotamento de recursos. Soluções viáveis e os responsáveis por elas, respectivamente, são:
-Reciclagem do plástico (população e empresas privadas) e redução da sua produção nas fábricas por imposição de leis e impostos (regentes de cada país)
-Tornar a Amazónia património mundial da ONU (Governo do Brasil);
-Propagandas anti-natalícias (população).
Na passada semana de 23 a 27 de setembro,os alunos do 11ºB foram designados com a tarefa de dar a opinião sobre problemas que tinham a ver com 4 espaços, bem como as respetivas soluções e quem tinha a responsabilidade de fazer essas soluções acontecer.
O primero espaço designado pela professora ,Noémia Santos, coordenadora do trabalho, foi o recinto escolar ao qual maioria dos alunos referiu que o maior problema estaria nas casas de banho pois a maior parte destas estavam danificadas e como consequencia fechadas. A soluçao apresentada foi a reparação, reabertura e maior vigilancia perto das mesmas, cabendo ao ministerio da educação e a escola a responsabilidade de efetuar estas medidas.
Seguidamente, o concelho de Torres Vedras foi anunciado como segundo espaço. Para este, os alunos, na sua maioria, apontaram que o maior problema estava presente nas estradas e do transito causado pelas mesmas, referindo que uma maior opção de vias transitaveis e um maior nivel de sinalização resolveria este problema. Disseram tambem que a responsabilidade cabia a câmara municipal de Torres Vedras.
Depois, o terceiro espaço foi o País. Os alunos para este espaço especifico enunciaram vários problemas distintos variando desde o salário minimo baixo até ao baixo fluxo de comboios que neste momento estão em circulação, sendo estes problemas associados á responsabilidade Governamental.
Por fim, o ultimo espaço referido foi o mundo e os dois assuntos, maioritariamente falados entre alunos, foram a excessiva poluição dos oceanos e o incêndio florestal na Amazónia. Sobre a poluição, foi dito que uma possivel solução seria o icentivo á reciclagem através de reconpensas; Sobre o incêndio foi dito que a melhor solução seria a reflorestação da área ardida e a colocação de torres de vigia para alertar no caso de um futuro incêndio.
Embora estes problemas sejam distintos, a responsabilidade é repartida pela populaçao mundial e pelas organizações mundiais, como por exemplo, a ONU.
Lucas Jorge 11º B
Nas duas primeiras semanas de aulas, a turma do décimo primeiro B da Escola Henriques Nogueira esteve a discutir sobre o que eles achavam ser os principais problemas na Escola, no Concelho, no Pais e no Mundo, de quem é a responsabilidade e quais seriam as melhores soluções.
Na escola, o maior problema observado foi a falta de condições nas casas de banho, especialmente as masculinas, com os urinóis e secadores de mãos avariados. Para a resolução deste problema chegou-se à conclusão que deveria haver um maior controlo das mesmas para que não sejam vandalizadas pelos alunos. Esta solução cabe à escola, fazendo uma gestão dos funcionários e uma pressão à Parque Escolar para repararem as casas de banho.
Outro problema da escola mas menos abordado foi o número excessivo de alunos o que gera muita confusão nos corredores. Para este problema cabe à escola e ao Ministério da Educação fazer uma melhor gestão dos alunos, reduzindo os mesmos.
No concelho os alunos observaram vários problemas relacionados com o tráfego automóvel como a falta de sinalização nas estradas, a falta de estacionamento gratuito, e o excesso de trânsito dentro da cidade. Para além deste tema também se falou da falta de limpeza da floresta.
Para estes problemas, as soluções que foram encontradas são respetivamente a renovação da sinalização das vias e a colocação de mais iluminação junto das passagens para peões, a criação de mais estacionamento gratuito e a redução do tráfego dentro da cidade, fazendo os autocarros passarem por fora da mesma e alargando as vias cabendo à Câmara Municipal a resolução do problema.
No que se refere à falta de limpeza da floresta a Câmara Municipal deveria promover mais campanhas de sensibilização à população do concelho.
Para o Pais os problemas apontados foram os incêndios florestais, a falta de médicos, o aumento da população idosa, o excessivo número de portagens e o valor que se paga, os comboios sem condições e a exploração de lítio.
As soluções para estes problemas seriam respetivamente a oferta de formação e criação de mais postos de vigia cabendo à Proteção Civil tratar do assunto; o Ministério da Saúde deveria aumentar os salários e abrir mais vagas nas universidades de medicina para formar médicos; a criação de salários mais elevados para incentivar a natalidade para aumentar a população jovem cabendo ao Governo promover essas condições; a diminuição do número de portagens e do valor a pagar que compete ao Estado; a manutenção mais aprofundada dos comboios ou a renovação dos mesmos que competirá à CP – Comboios de Portugal e ao Estado. No que se refere às minas de lítio os Municípios deveriam informar a população dos perigos e benefícios que estas representam cabendo à população e ao Município decidir se aceitam ou não o avanço das mesmas.
Por fim, no Mundo os maiores problemas observados por estes alunos foram a falta de reciclagem do plástico e excesso do mesmo, os incêndios mundiais e o excesso de população no planeta. Para a resolução destes problemas sugeriram-se fazer respetivamente mais campanhas de sensibilização para a reciclagem do plástico, a troca do uso do plástico por outros materiais menos poluentes e a reutilização do plástico para a construção de habitação; a criação de políticas ambientais mais rigorosas; a reflorestação das áreas ardidas, a ajuda às populações mais afetadas pelos incêndios e promover campanhas de controlo da natalidade sobretudo nos países mais pobres.
Para estes problemas os responsáveis são, respetivamente, os Estados de cada Pais e os Governos locais porque por fazerem campanhas de sensibilização suficientes; as grandes industrias e a mão criminosa; e por fim, os Governos que não dão condições de vida às populações.
Ricardo Garrido 11ºB
No início do ano letivo 2019-2020,realizou-se à disciplina de português apresentações em grupo, com o objetivo de dar a conhecer o novo ano da disciplina e a turma. As apresentações tiveram como temas os problemas existentes na escola, no concelho, no pais e no planeta, juntamente com as suas possíveis soluções e as autoridades responsáveis.
Quanto aos problemas da escola foram abordados problemas, relativamente a falta de condições das casas de banho masculinas, a falta de computadores nas salas de aula e as grandes filas no bar da escola, as soluções sugeridas pelos grupos foram: haver uma maior sensibilização aos alunos para não danificarem as casas de banho, adquirir/arranjar computadores para as salas de aula e abrir outra fila do bar, sendo responsabilidade da direção e do ministério da educação.
A nível do concelho os problemas identificados pela turma foram o elevado número de estacionamentos pagos, a falta de sinalização das estradas, o tráfico automóvel na cidade e a incompetência da polícia. Para a resolução destes problemas foram sugeridos respetivamente, o aumento dos estacionamentos gratuitos pela cidade, o que levaria a diminuição do tráfico automóvel, o melhoramento da sinalização das estradas e a contratação de polícias mais competentes na prática das suas funções, sendo o responsável a camara municipal.
Relativamente ao país, os problemas debatidos tiveram por base o excesso de portagens e o seu elevado preço, a falta de médicos nos hospitais, o aeroporto de Lisboa e os incêndios, para estes foram sugeridas respetivamente, a redução do numero de portagens e dos seus preços, o aumento dos salários permitindo que possa haver mais jovens interessados em medicina, a reposição do aeroporto de Lisboa para fora do centro da cidade e haver uma maior sensibilização á população para evitar queimadas, chegando á conclusão que a responsabilidade é do governo.
Por fim, chegou-se à conclusão que o planeta apresenta cada vez mais problemas, problemas esses relacionados com a poluição, a desflorestação e a falta de recursos naturais para satisfazer a população mundial, para estes problemas as soluções sugeridas pela turma foram: implantar leis que permitem a redução da natalidade, criar leis mais rigorosas a nível mundial para que haja uma maior reciclagem do lixo produzido e multar as empresas que desrespeitam estas leis ou que contribuem para o mau estado do planeta.
João Rego 11ºB
Problemas do nosso dia a dia
Nos dias 20 e 24 na turma 11ºB da Escola Secundária Henriques Nogueira realizou-se uma recolha de problemas na escola, no concelho, no país e no mundo, reunindo depois numa síntese os problemas dos grupos.
Após termos discutido os problemas na escola apercebemo-nos dos problemas nos vouchers que se atrasaram em relação ao início do ano letivo, as casas de banho masculinas onde todos os urinóis estão fechados e o número de casas de banho abertas aos alunos cada vezes a reduzir mais também foi referido as longas filas no bar e o excesso de alunos na escola. A possível resolução para estes problemas seria respetivamente uma melhor organização entre os vouchers e livros disponíveis, o arranjo das casas de banho/urinóis estragados, a colocação de mais auxiliares no bar e a reorganização horária dos alunos por piso e secção da escola, a responsabilidade seria da Direção, da ParkEscolar e do Ministério da educação.
Nos assuntos problemáticos do concelho foram a ausência da iluminação de estradas e mesmo de passadeiras para peões, em tempos de incêndio a não limpeza do mato, o pouco estacionamento gratuito para além dos três grandes parques no exterior de Torres - Parque de estacionamento da rodoviária, dos bombeiros e da rotunda do Barro, o excesso de tráfego na cidade e a incompetência policial. Para findar estes assuntos encontrou-se as seguintes soluções re-planear a iluminação especialmente em zonas de passadeiras, uma monitorização mais intensa por parte das autoridades responsáveis à limpeza de mato podendo ou não aumentar as multas por incumprimento do mesmo, baixar os preços dos estacionamentos a pagar e/ou criação de novos estacionamentos gratuitos, mais transportes urbanos para reduzir o uso de carros, formar melhor a força policial, a responsabilidade seria da câmara de Torres Vedras, Promotores, da Assembleia da República e do Governo.
Para o país destacaram se os incêndios florestais, onde o posicionamento de vigias em zonas florestais para prevenção de fogo posto, baixo salário mínimo por impostos pagos, este problema podia ser resolvido baixando os impostos ou subindo o salário mínimo, poluição no aeroporto a resolução seria a criação de outro aeroporto mais para o exterior de Lisboa, a degradação das linhas ferroviárias e dos próprios combóis a solução apresentada foi uma renovação nos transportes ferroviários e a exploração mineira causar muita poluição para este problema uma avaliação ambiental seria o adequado.
No mundo os temas foram a sobrepopulacão, o excesso de produção de plástico e a baixa reciclagem do mesmo e os incêndios na Amazónia. As soluções encontradas foram respetivamente redistribuição da população da Terra através de leis antinatalistas e leis promovedoras da natalidade, mecanismos de reciclagem mais eficazes, abertura de inquéritos de apuramento de responsabilidades. Os órgãos responsáveis seriam a ONU e os muitos Governos dos países.
Turma 11ºB Ricardo Rosa
Durante as primeiras aulas de Português dos alunos do 11°B da escola Henriques Nogueira realizou-se um debate em relação aos problemas mais preocupantes a nível da escola, do concelho, do país e do mundo.
Na parte relativa à escola destacou-se um problema que foi comum a muitos grupos: as casas de banho masculinas, que estam em más condições e outras fora de serviço. As soluções sugeridas pelos alunos foram uma maior manutenção das mesmas, abertura dos WC's fechados e campanhas de sensibilização para os alunos que são os maiores responsáveis pelo seu bom uso. Outros problemas ao nível da escola são os computadores não funcionarem, a diminuição dos intervalos e consequentemente a longa extensão da fila do bar e por isso foi sugerida a reparação ou reposição de novos computadores e a abertura de outra caixa no bar nas horas de "ponta" e para que tal seja possível teria que haver a colocação de mais funcionários. Os problemas da escola são da responsabilidade do Parque Escolar e da direção da escola.
Em relação aos problemas que dizem respeito ao concelho destacam-se o excesso de estacionamentos pagos/parquímetros, a falta de sinalização e iluminação nas estradas e o trânsito que se acumula no centro da cidade. Para isso deviam, respetivamente, fazer-se mais estacionamentos gratuitos, verificar e sinalizar-se as estradas em questão e aumentar a rede de transportes públicos. O responsável seria a câmara Municipal de Torres Vedras.
Em Portugal, o baixo salârio mínimo, as elevadas portagens, as más condições nos Comboios de Portugal, os incêndios (fogo posto), e nos hospitais as longas listas de espera e a falta de fiscalização apareceram como os maiores problemas. Concluiu-se que deveria existir um aumento do salário mínimo nacional, uma redução no valor das portagens/pórticos, em relação aos comboios um investimento neste setor para a manutenção e reabilitação dos mesmos, sugeriu-se torres de vigilância para prevenir os incêndios e no setor da saúde deveria existir um aumento de impostos nos hospitais privados e formação de técnicos especializados na fiscalização dos hospitais. Os responsáveis seriam, principalmente, o Governo e o Ministério da Saúde.
No mundo as preocupações e indecisões são mais que as certezas, mas com destaque ao nível da poluição e da sobrepopulação com a escassez de recursos. Mesmo dentro da poluição destacou-se o aquecimento global devido aos incumprimentos dos acordos estabelecidos à nível mundial e a luta contra o plástico.
Tendo em conta que estes são problemas mais gerais e de maior dificuldade de resolução, sugeriu-se apenas a implementação de novas regras e leis sobre a sustentabilidade e sobre os limites legais de emissões de CO2. A responsabilidade destes acontecimentos é da autoria dos líderes mundiais de cada país e da população mundial.
Bruno Azevedo
11°B
Na primeira semana de aulas, na disciplina de Português foi dada aos alunos do 11ºB a tarefa de destacarem um problema a nível de escola, concelho, país e mundo, identificarem quais as autoridades responsáveis e as respetivas soluções para cada problema.
A nível de escola vários grupos destacaram a falta de condições e o fecho das casas de banho masculinas. As soluções referidas foram a manutenção e obras necessárias e o aumento da vigilância nestas zonas. Também foi referido o excesso de alunos; a longa fila no bar e os computadores danificados nas salas de aula. As soluções são, respetivamente, a redução do número de alunos permitidos na escola; a abertura da caixa dos professores para os alunos e por fim a manutenção ou substituição do material necessário nas salas. Todos estes problemas têm como órgão responsável a instituição Parque Escolar.
A nível de concelho os problemas referidos foram a falta de desbastamento do mato; o trânsito citadino; os estacionamentos pagos; a má sinalização e iluminação nas ruas tanto no centro como ao redor da cidade; e a falta de polícias vigilantes no concelho de Torres Vedras. Foram referidas, respetivamente, as seguintes soluções, o corte do mato e a criação de uma distância de segurança para os incêndios; criação de autocarros citadinos; o aumento de estacionamentos gratuitos; manutenção desses mesmos sinais e se necessária criação de novos; aumento dos polícias vigilantes pelo concelho. Os problemas acima referidos têm como responsável a Câmara Municipal de Torres Vedras.
Acerca do país os alunos debruçaram-se na exploração mineira; nas más condições das carruagens dos comboios e metros; o risco elevadíssimo de incêndios; os salários baixos; e o Serviço Nacional de Saúde (SNS). As soluções faladas foram conversações e entendimentos com a população residente no local da exploração; manutenção das carruagens; aumento das Torres de observação nas matas; aumento dos salários; e aumento dos impostos nos hospitais privados. O Ministério Público é o responsável pelos problemas referidos anteriormente.
Por fim a nível do planeta, grande parte do 11ºB falou no excesso de plástico utilizado e consequentemente produzido, tendo como solução a inovação ao reutilizar, utilização de outros recursos e estabelecimento de novos acordos mundiais. O Consumismo Mundial tinha como solução a sensibilização/divulgação para ter apenas um filho. O último problema foi a Amazónia, sabendo que esta esteve em chamas durante imenso tempo e ninguém se responsabilizou, a solução mencionada foi a replantação de árvores e a aplicação de uma política ambiental mais avançada. Estes problemas têm como responsáveis os regentes de cada país e no geral toda a população mundial.
Carolina Nacimento
11ºB
No ano letivo de 2019/2020, a diretora de turma do 11ºB, da disciplina de português, inaugurou um trabalho de grupo sobre os problemas e as possíveis soluções ao nível da escola, concelho, país e planeta. A maioria dos grupos referiu como problema, a nível escolar, a falta de condições nas casas de banho masculinas, erradicando-a com uma manutenção mais regular, pois foi referido que muitas das casas de banho estão fechadas, e uma maior permanência das funcionárias perante as casas de banho, pois vários dos alunos vandalizaram-nas, pintando-as e quebrando as portas, nesta situação deparamo-nos com a responsabilidade dos alunos e do parque escolar, o grupo 2 também abordou o fato da escola ter alunos em demasia, sugerindo como solução a criação uma nova escola com o objetivo de exportar alguns para lá, tendo como responsabilidade o Ministério da Educação, por fim, o grupo 4 referiu a falta de funcionamento dos computadores das salas de aula, sugerindo como solução uma manutenção mais regular dos mesmos e uma aquisição de novas unidades, sendo a responsabilidade do Ministério Escolar tal situação. A nível de concelho, houve grupos a apresentar a falta de estacionamento gratuito e referido como possível solução a redução do estacionamento pago. Outros problemas apresentados por outros grupos foram: A falta de desbastamento do mato invadindo as estradas, tendo como respetiva solução desbaste do mato e criação de uma distância segura entre as estradas e a vegetação, sendo da responsabilidade da Câmara Municipal. A incapacidade entre autocarros e automóveis, apresentando como solução diminuir o transito de autocarros entre concelhos dentro da cidade, tendo como responsáveis as empresas de autocarros e a Câmara Municipal. A falta de persistência da polícia nos locais com um maior tráfico de droga e roubo, expondo a solução de exercer uma nova competência nos policiais, sendo da responsabilidade da Câmara Municipal tal circunstância. E como último problema respetivamente foi abordada a falta de sinalização e iluminação nas ruas, tendo como solução a instalação de candeeiros e a renovação de passadeiras. Os problemas anunciados a nível do país foram: as queimadas de Portugal que tinha como solução a construção de torres de vigilância nas florestas, sendo responsabilidade do Governo de Portugal. A exploração de Lítio, que tinha como solução conscientizar os habitantes locais dos riscos para a saúde e outras consequências, sendo responsabilidade das empresas estrangeiras, o tamanho insuficiente do aeroporto de Lisboa para exportar e importar passageiros e a poluição do ar, tendo como solução a expansão do aeroporto e torna-lo menos poluente, estando na responsabilidade do Governo de Portugal. O baixo salário mínimo, tendo como solução o aumento dele, sendo responsabilidade do Ministério Público. A falta de médicos em hospitais públicos e as longas filas de espera, tendo como solução o aumento de impostos nos hospitais privados. Os problemas a nível global mais comentados foram a poluição tendo como solução a reciclagem do plástico e redução da produção do mesmo, tendo como responsáveis a população em si e algumas empresas privadas. O incendio florestal na Amazónia, tendo como solução tornar-lha património da ONU, sendo da responsabilidade dos países que a Amazónia lhes pertence. E como ultimo problema abordado foi a sobrepopulação, tendo como solução as propagandas anti- natalícias, tendo como responsabilidade a população em si.
João Bernardote 11ºB
Síntese:
Na semana de 23 de setembro de 2019, os alunos da turma B do 11º ano da Escola Secundária Henriques Nogueira discutiram acerca de quais os principais problemas da escola, do concelho, do país e do mundo.
A maioria dos alunos afirmou que o principal problema da escola são os wc masculinos pelo facto de o wc do piso inferior da escola se encontrar desativado e pela falta de condições dos restantes, nomeadamente o encerramento dos urinóis devido a problemas na canalização. Como soluções foram referidas instalação de camaras de videovigilância no exterior das casas de banho e uma maior vigilância por parte dos funcionários. Também foram referidos problemas como a extensa fila no bar e o excesso de alunos, tendo sido apresentadas como soluções, respetivamente, a abertura da caixa dos professores também a alunos e a diminuição do número de alunos na escola. Em ambos os casos, quer o dos wc quer os agora apresentados, a responsabilidade é da Direção e do Ministério da Educação
Segundo os alunos, o maior problema da cidade é o elevado tráfego no centro da cidade, problema este que pode ser solucionado através da criação de mais estacionamentos gratuitos fora do centro da cidade e o aumento do fluxo de transportes públicos urbanos. Este problema é responsabilidade da Câmara Municipal e numa segunda fase da empresa responsável pelos transportes públicos na região. Problemas como a falta de limpeza da floresta e a fraca resposta a ocorrências por parte da polícia também foram referidos, tendo como soluções apresentadas o desbastamento do mato e a criação de um perímetro de segurança, e o aumento do número de policias, respetivamente. Todos estes problemas são responsabilidade da autarquia e do governo português.
As problemáticas apresentadas pelos alunos a nível nacional foram o baixo fluxo de transportes ferroviários e o mau estado das carruagens dos mesmos, a elevada lista de espera no Sistema Nacional de Saúde, o baixo salário mínimo nacional e o congestionamento do Aeroporto de Lisboa. Como soluções foram apresentadas, respetivamente, um maior investimento no setor ferroviário, a contratação de mais técnicos de saúde, o aumento do salário mínimo nacional e a criação de um novo aeroporto na periferia da cidade de Lisboa, sendo as responsabilidades do governo português.
Por fim, os alunos reconheceram que a maior problemática a nível mundial era o excesso de plástico e o seu alojamento no oceano. Como soluções foram apresentadas o incentivo á reciclagem e a criação de leis relativas à reutilização e à redução destes resíduos. A turma ainda reconheceu como problemáticas mundiais o incendio na floresta Amazónica e o incumprimento dos acordos climáticos mundiais, sendo apresentadas soluções como culpar empresas privadas e o governo, e a aplicação de uma política ambiental mais avançada.
Pedro Filipe Duarte 11ºB
Minha síntese foi publicada no dia 27 de Setembro às 21:59 horas e começa por: "Um trabalho para o 11º ano".
Guilherme Lucas 11ºB
Na semana de 16 a 22 de Setembro de 2019, no âmbito da aula de português os alunos de uma turma do 11°ano, em grupos fizeram reflexões sobre os problemas principais de cada um a nível da escola, do seu conselho, do país e do planeta.
O problema que mais parece afetar os alunos a níveis escolares são as casa de banho, por serem bastante referidas , os mesmo queixaram-se de não ter muitas condições de utilização, pois algumas coisas estão fora de funcionamento nomeadamente ruinous e secadores para as mãos. Os alunos referiram também, o excesso de filas no bar e a falta de computadores para uso dos alunos. Como soluções propuseram que os responsáveis pelas casa de banho as vigiassem e cuidassem delas, à cerca das filas, abrir uma segunda fila ou então meter mais trabalhadores naquele cargo, tudo isto cabe às empresas park escolar responsáveis pela escola.
Sobre o conselho falaram sobre falta de polícias na localidade, excesso de trânsito, estacionamentos pagos e falta de sinalização e iluminação centro e no exterior do conselho. Como possíveis soluções foi sugerido que houvesse mais polícias mais competentes, menos estacionamento em zonas impróprias e mais faixas de circulação automóvel, e iluminar melhor as estradas colocando postes de iluminação em estradas sem luz, e os responsáveis por estas mudanças è a polícia, polícia de trânsito e a Câmara Municipal.
A nível do país foram referidos o excesso de portagens, o aeroporto demasiado pequeno, muitos incêndios e combóis mal tratados. Soluções dadas foram, diminuição de portagens dentro de localidades próximas, construção de um aeroporto maior, criação e Torres de vigia em zonas com muito vegetação e restauração dos comboios e campanhas de sensibilização para não estragar os mesmos. Isto uso cabe às empresas das portagens, à ANA aeroportos de Portugal, à guarde ambiental e à CP ( comboios de Portugal).
E por fim a nível global os alunos, estão preocupados com a quantia de plástico no mundo , com os incêndios na Amazónia, sobre população que acaba com os recursos. Como soluções falaram sobre o uso do plástico como material de construção e sobre recompensas pela reciclagem de plástico, tornar a Amazónia em património mundial para não haver ganância e para terem mais pessoas no combate aos fogos e aplicação política ao fogo posto e por fim limitar os filhos por casal para diminuir a população. Tudo isto cabe a empresas de construção, aos governos dos países onde há plástico, e à ONU.
Francisco Quaresma 11°B
Enviar um comentário