quarta-feira, 2 de outubro de 2019

A escola, a cidade, o país, o mundo


Começamos a publicação das sínteses das apresentações orais que resultaram dos trabalhos de reflexão fundamentada dos grupos.

"No âmbito da reflexão crítica, pedida nas aulas de português, vários grupos debateram e apresentaram as suas ideias sobre vários problemas da atualidade a quatro níveis interventivos.
 
A nível escolar os problemas mais abordados foram o mau funcionamento dos equipamentos eletrónicos ou o seu difícil acesso (Internet), medidas que podem ser resolvidas pelo Ministério da Educação e da direção da escola através do investimento em técnicos especializados.  Entre outras, também foram realçadas questões a nível de conforto (cadeiras de laboratório) e de segurança (aglomeração nas escadas).

A nível do concelho, o destaque foi para a má condição de algumas estradas municipais, das quais a Câmara Municipal é encarregada e onde poderia intervir para a requalificação das mesmas, o que podia promover uma melhor circulação e evitar alguns acidentes rodoviários. A falta de horários de transportes públicos, como os comboios, foi também um ponto referido, podendo ser solucionado através da CP com a criação de novos horários com transportes mais frequentes.

Quanto ao nível nacional, foi visível um descontentamento relativo aos problemas do nosso sistema de saúde, incluindo a falta de profissionais no SNS e o elevado custo de medicamentos; as soluções passam pelo aumento do salário dos profissionais e de uma maior comparticipação dos medicamentos por parte do Estado e de outras entidades responsáveis como a DGS e o Infarmed. Os grupos frisaram também problemas na educação como os elevados custos a que os universitários são sujeitos como as propinas e o alojamento, assim como o excesso de carga horária, que podia ser melhor distribuída, ambas são questões solucionáveis pelo Ministério da Educação.

Por fim, as questões ambientais como o excesso de plástico e as questões sociais como a crise de refugiados foram os dois grandes temas referidos no contexto mundial; estes problemas necessitam de medidas mais abrangentes para a sua solução tais como a utilização de outros materiais em substituição do plástico e de limpezas em praias para evitar a morte de seres vivos e a alteração do ecossistema, e a cooperação entre governos, ONGs, e a ONU para a criação de emprego e alojamento de refugiados."
Rita S. 11°C


Com este trabalho, realizado nas aulas de Português, conseguimos identificar os maiores problemas para a turma através da repetição de temas como a organização horária a nível escolar, a falta de transportes fora do centro ao nível do concelho, o envelhecimento da população a nível do país e a poluição a nível mundial.

Os grupos que falaram na organização horária referiram-se maioritariamente ao facto de existirem tempos inutilizados na manhã que fazem com que saíamos mais tarde, prejudicando o nosso tempo de estudo e lazer. A solução apresentada foi a entrega de uma proposta de horário à direção.

Ao nível do concelho, o problema mais discutido foi a falta de mobilidade fora do centro dado que passam muitos poucos autocarros nestas zonas. As propostas para a resolução deste problema foram a melhor organização destes horários e a criação de uma rede de transportes específica para esta zona.

A nível nacional, falou-se no envelhecimento da população devido à baixa taxa de natalidade causada pela falta de condições para ter filhos. A solução seriam campanhas de sensibilização e a entrega de mais benefícios a quem tivesse filhos.

Por fim, a nível planetário falou-se na poluição, que causa o aquecimento global e a destruição de espécies e habitats, o que pode eventualmente acabar com a vida na Terra. A solução seria o desenvolvimento de tecnologia neste ramo e mais campanhas de sensibilização sobre este problema.

A. Umbelino 10ºA
25 de setembro de 2019 às 09:44

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