sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Referências bibliográficas ... o seu a seu dono!


A pedido de vários alunos, republica-se a informação trabalhada no 10°. 

De acordo com o combinado, fica um apanhado de normas/exemplos sobre indicação das fontes bibliográficas, com base em informação disponibilizada pela página da Universidade de Coimbra.
EXEMPLOS: 

Livro de um só autor:
Costa,  J.  (1995). Caracterização  e  constituição  do  Solo.    edição,  Fundação  Calouste Gulbenkian. Lisboa.

Livro de vários autores:
Cunha, C. e Cintra, L. (1996). Breve gramática do Português contemporâneo. 9ª edição, Edições João Sá da Costa. Lisboa. 

Publicação de um organismo coletivo:
Ministério da Agricultura do Desenvolvimento  Rural  e  das  Pescas.  (1997). Código  de Boas Práticas Agrícolas para a proteção da água contra a poluição  com nitratos de origem agrícola. MADRP. Lisboa. 

Legislação ou normas:
Portaria    809/90  de  10  de  Setembro. Diário  da  República    209/90 - I  Série. Ministério da Agricultura,  Pescas  e  Alimentação,  da  Saúde  e  do  Ambiente  e Recursos Naturais. Lisboa.

Artigo de uma revista científica:
Ramírez,  P.M.,  Castro,  E.  e  Ibáñez,  J.H.  (2001).  Reutilização  de  águas  residuais depuradas provenientes da ETAR de Albacete (S.E. Espanha) em campos hortícolas. Tecnologias do Ambiente. 44: 48-51.

Artigo de um jornal ou de uma revista não científica:
Barringer, F. (1993, 7 de Março). Where many elderly live, signs of the future. The New York Times, p. 12.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ELECTRÓNICAS
Como para qualquer outro tipo de referência, deve-se fornecer toda a  informação  habitual  relativa  a  publicações  impressas –autor,  ano,  e  título – mas fornecendo  também  o  endereço  de URL completo  (Uniform  Resource  Locator),  bem como a data. Esta data deverá ser a correspondente à última atualização do documento na página da Web, ou a correspondente à data em que o documento foi consultado.

Artigo acedido na Internet mas com fonte impressa:
VandenBos, G., Knapp, S. e Doe, J. (2001). Role of reference elements in the selection of   resources   by   psychology   undergraduates [Versão   electrónica]. Journal   of Bibliographic Research, 5: 117-123.

NOTA: Normalmente, nos casos em que existe uma versão eletrónica de uma revista, jornal, etc. que também existem impressos, as duas versões coincidem na integra. Nos casos em que exista dúvida relativamente a esse facto, é necessário acrescentar à referência a data da consulta do artigo, bem como o URL, como se refere de seguida.

VandenBos, G., Knapp, S. e Doe, J. (2001). Role of reference elements in the selection of resources by psychology undergraduates [Versão electrónica]. Journal of Bibliographic Research, 5: 117-123. Acedido em 13 de Outubro de 2001, em: http://jbr.org/articles.html.


Artigo de uma publicação periódica apenas existente on-line:
Fredrickson, B.L. (2000, 7 de Março). Cultivating positive emotions to optimize health and well-being. Prevention &Treatment, 3, Article 0001a. Acedido a 20 de Novembro 2000, em: http://journals.apa.org/prevention/volume3/pre0030001a.html.


Documento disponível on-line no Web site de uma Universidade, de uma organização ou de uma empresa:
Instituto Nacional de Estatística (2003). Índices de Preços na Produção Industrial. Acedido em 24 de Novembro de 2003, em: http://www.ine.pt.

Dados estatísticos e dados de bases de dados, se os documentos existirem impressos e forem acedidos em papel:

FFMS. (2017). Retrato de Portugal na Europa. Lisboa: PORDATA.

Dados estatísticos e dados de bases de dados, consultados em forma de pdf ou outra forma na internet
FFMS. (2017). Retrato de Portugal na Europa. Lisboa: PORDATA. Disponível em dezembro, 15, 2017 em https://www.ffms.pt/FileDownload/23be94a2-68cd-41fa-8e04-fa67df7f0213/retrato-de-portugal-na-europa-2017.

Para Gráficos e figuras retiradas de livros também têm de referir a fonte.

Fonte: Normas para a apresentação de referências bibliográficas. Disponível em fevereiro, 19, 2019  na página da Universidade de Coimbra, em https://www.uc.pt/fcdef/documentosbiblioteca/Bibliotecadigital/Normas

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia professora,
Espero que esteja a ter um ótimo dia.
Para a apresentação dos trabalhos que será amanhã tenho uma dúvida.
Na apresentação teremos que demonstrar um excerto para o trabalho e ,pelo o que entendi, ler esse excerto. Eu como estou a fazer o trabalho sozinha.. estou confusa de como ler esse excerto. A questão é se falo primeiro o nome da personagem e depois leio o diálogo ou se leio os diálogos todos seguidos (irei apresentar falas entre o escudeiro e a Inês)

Por exemplo(a ler):

Inês: Por que brandais vós comigo?
Escudeiro: Será bem que vos caleis.
ou
Por que brandais vós comigo?
Será bem que vos caleis.

Desculpe professora se a pergunta tenha sido idiota mas não deixa de ser uma dúvida..

Beatriz Silva 10ºA

Noémia Santos disse...

Inês

Como a resposta acabou por ser dada ao vivo, ficam os parabéns por teres resolvido as dúvidas e apresentado com segurança e qualidade.

Anónimo disse...

Vossa Alteza D.João IV, já conheceis a vosso humilde servo, que tem sido fiel ao Rei, à Portugal e à Companhia de Jesus; pois com esforço me apliquei nos estudos da Gramática, Teologia, Astronomia, Matemática e Humanidades; dominei a Arte da Retórica e assim honrei a Vossa Alteza, quando vos defendi no início do vosso reinado nas cidades de Estocolmo, Haia, Paris e Roma. Também reconquistei para Portugal a região nordeste do Brasil (que já havia sido tomada pelos holandeses), além de organizar estratégias para melhorar a Companhia de Jesus e torná-la mais favorável à formação de novos-cristãos em expedições no Brasil.
Tão somente, ó Rei, poderia o vosso servo deixar de honrar ao nosso Senhor, pois que os índios brasileiros são submetidos à condições muito duras de escravidão. Dessa forma pois, venho humildemente pedir da vossa parte uma nova lei, que restrinja os casos de escravidão e dê alguma dignidade aos escravos.

Padre António Vieira
Guilherme Lucas 11o B