Na aula de quarta, dia 18 de setembro, foi proposto um exercício de pensamento
crítico onde teríamos de identificar problemas na escola, no concelho,
no país e no mundo; para além de identificá-los tínhamos também de
propor uma possível solução, referindo as entidades responsáveis.
Na escola, o
problema mais referido foi a falta de
equipamento (computadores, projetores,...) e Internet, tal como a demora
de reparação dos mesmos. Para tal, uma solução possível seria a
exigência de mais fundos para investir na compra/reparação do
equipamento e qualidade da Wi-Fi.
O problema mais observado no
concelho diz respeito aos transportes públicos, nomeadamente autocarros e
comboios. As soluções apresentadas foram: eletrificar as linhas
férreas, aumentar os horários dos comboios/autocarros e fazer um acordo
entra as escolas e as empresas de autocarros. As entidades são a CP e as
empresas de autocarros.
Quando se fala do país, o principal problema
é no ensino, como a carga horária muito elevada e a falta de
alojamentos nas universidades. As soluções mencionadas foram a
diminuição da carga horária e o aumento da verba disponível para o
ensino, sendo a entidade responsável o governo.
Por fim, no mundo o
maior problema foi, sem dúvidas, o uso excessivo de plásticos que leva à
poluição. As soluções apresentadas foram: a substituição do plástico
por materiais biodegradáveis e a aplicação dos três R's(Reduzir,
Reutilizar, Reciclar) e as entidades responsáveis são os governos, a ONU e a própria
população mundial.
Thiago S. e Tiago R. 11°C, 25 de setembro de 2019
Realizámos uma discussão, na aula de português, sobre os problemas
mais graves da atualidade. Os problemas que os grupos consideraram mais
graves na escola foram: as cadeiras de laboratório, que causam muito
desconforto e por isso deveriam ser substituídas, sendo a Parque Escolar e a direção
responsáveis por essa troca; o difícil acesso à internet que poderia ser
melhorado com investimento em equipamentos e profissionais, por parte do
ministério.
Os principais problemas do concelho mencionados pelos
grupos são: as estradas com más condições que deveriam ser arranjadas,
sendo esta uma responsabilidade da câmara e juntas de freguesia; a falta
de comboios e autocarros competindo às empresas de transportes
públicos o aumento dos horários de transporte.
Quanto ao país, os
principais problemas são: a falta de profissionais de saúde e o elevado
preço dos fármacos; as responsabilidades são, respetivamente, do Ministério da Saúde e do Infarmed; os preços elevados das universidades e
dos alojamentos para os alunos, devendo o governo encarregar-se da
diminuição desses valores.
Relativamente ao mundo, os problemas mais
retratados foram: a poluição, sendo os governos e a população maioritariamente
responsáveis por este acontecimento; os refugiados e a crise migratória cuja entidade responsável são os governos.
Mariana Mendes, 11°C