quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Pensar criticamente e fundamentar ideias

PROBLEMAS, SOLUÇÕES E RESPONSABILIDADES

Na aula de quarta, dia 18 de setembro,  foi proposto um exercício de pensamento crítico onde teríamos de identificar problemas na escola, no concelho, no país e no mundo; para além de identificá-los tínhamos também de propor uma possível solução, referindo as entidades responsáveis.
Na escola, o problema mais referido foi a falta de equipamento (computadores, projetores,...) e Internet, tal como a demora de reparação dos mesmos. Para tal, uma solução possível seria a exigência de mais fundos para investir na compra/reparação do equipamento e qualidade da Wi-Fi.
O problema mais observado no concelho diz respeito aos transportes públicos, nomeadamente autocarros e comboios. As soluções apresentadas foram: eletrificar as linhas férreas, aumentar os horários dos comboios/autocarros e fazer um acordo entra as escolas e as empresas de autocarros. As entidades são a CP e as empresas de autocarros.

Quando se fala do país, o principal problema é no ensino, como a carga horária muito elevada e a falta de alojamentos nas universidades. As soluções mencionadas foram a diminuição da carga horária e o aumento da verba disponível para o ensino, sendo a entidade responsável o governo.

Por fim, no mundo o maior problema foi, sem dúvidas, o uso excessivo de plásticos que leva à poluição. As soluções apresentadas foram: a substituição do plástico por materiais biodegradáveis e a aplicação dos três R's(Reduzir, Reutilizar, Reciclar) e as entidades responsáveis são os governos, a ONU e a própria população mundial.
Thiago S. e Tiago R. 11°C, 25 de setembro de 2019

Realizámos uma discussão, na aula de português, sobre os problemas mais graves da atualidade. Os problemas que os grupos consideraram mais graves na escola foram: as cadeiras de laboratório, que causam muito desconforto e por isso deveriam ser substituídas, sendo a Parque Escolar e a direção responsáveis por essa troca; o difícil acesso à internet que poderia ser melhorado com investimento em equipamentos e profissionais, por parte do ministério.
Os principais problemas do concelho mencionados pelos grupos são: as estradas com más condições que deveriam ser arranjadas, sendo esta uma responsabilidade da câmara e juntas de freguesia; a falta de comboios e autocarros competindo às empresas de transportes públicos o aumento dos horários de transporte.
Quanto ao país, os principais problemas são: a falta de profissionais de saúde e o elevado preço dos fármacos; as responsabilidades são, respetivamente, do Ministério da Saúde e do Infarmed; os preços elevados das universidades e dos alojamentos para os alunos, devendo o governo encarregar-se da diminuição desses valores.
Relativamente ao mundo, os problemas mais retratados foram: a poluição, sendo os governos e a população maioritariamente responsáveis por este acontecimento; os refugiados e a crise migratória cuja entidade responsável são os governos.

Mariana Mendes, 11°C
25 de setembro de 2019 às 12:14

Sem comentários: