quarta-feira, 9 de outubro de 2019

António Vieira - biografia (recriação)


Esta é minha biografia
Eu, António Vieira, nasci Lisboa em 1608. Sou oriundo de uma família pobre, o meu pai vai para o Brasil exercer um cargo público em 1609, regressa a Portugal anos mais tarde e em 1614 parto para o Brasil, colónia portuguesa, com o meu pai e com a minha mãe. Começo a aprender a ler e escrever no Colégio dos Jesuítas. Já em 1634 sou ordenado sacerdote. Neste meu século 17 começou uma nova dinastia, a dinastia de Bragança, e o El Rei D. João IV, do qual me tornei amigo, chamou-me para ser diplomata, quase como um ministro da propaganda, ou seja, destinado a convencer os outros de que Portugal estaria em boas mãos e que seria bem regido, passei assim de orador a político.
Tive a minha primeira missão em Paris em 1646, estive envolvido em algumas das mais importantes negociações sobre a “A América Portuguesa” com os Holandeses.
Numa das minhas célebres palestras denunciei a condição em que viviam os índios brasileiros, na terra de S. Luís de Maranhão, na data de 1654. Consegui obter uma nova lei que veio a restringir os casos de escravatura.
Em 1660 faço das primeiras expedições organizadas ao interior da Amazónia, sendo por isso um dos primeiros a ver o que aquela terra reservava.
Sou preso em Maranhão e sou obrigado a regressar à capital portuguesa, no ano de 1662; sou então desterrado para o Porto por ser considerado opositor do Rei D. Afonso VI, algo que mais tarde vieram a retirar e a limpar o meu bom nome (1668). Apesar de terem reconhecido que foi um erro, não me senti tão desejado como pelo meu amigo D. João IV, e por isso decidi partir para Roma e voltar a pregar. Fui para Roma, se não me falha a memória, em 1669, preguei e o meu nome foi altamente elevado até que decidi voltar a Portugal, em 1675, porém a corte foi um pouco hostil para a minha pessoa e por isso voltei para a Baía para exercer a função dos superiores de missões, onde também já passei a escrito alguns dos meus sermões que de facto foram o bem essencial para esta minha vida de altos e baixos; assim, em 1697, com 89 anos de vida,  a minha pessoa é recordada por quantos me passaram à frente da vista como um ser combativo, visionário, de bom coração e com um enorme dom da palavra .
Assim desta forma reduzo a minha vida a uma página. Porque hoje os meus dias estão a reduzir-se a cinzas e acho que este mundo já não verei por muito mais tempo.

Autor do texto - M. Ribeiro, 11º B

Fontes utilizadas - disponíveis em:
https://asas-da-fantasia.blogspot.com/2019/09/normal-0-21-false-false-false-pt-x-none.html  
https://asas-da-fantasia.blogspot.com/2019/09/padre-antonio-vieira-o-imperador-da.html
Créditos da 2ª imagem (assinatura de PAV) - Arquivo Nacional da Torre do Tombo


1 comentário:

Noémia Santos disse...

Exemplo de texto suportado num trabalho de pesquisa, seleção e organização de informações sobre Padre António Vieira, realizado nas aulas da semana de 2 a 5 de outubro.