terça-feira, 23 de junho de 2020

Livros e leitores


Ficam dois exemplos interessantes. Este registado por escrito e o áudio que se publica no «post» seguinte. Não deixem de ouvir! AQUI e



As estrelas, o caos e eu, de Jenny Mclachlan

Género: Romance

Registo: Cómico

Por vezes, só precisas de um pouco de caos na tua vida”. Meg, tem 15 anos, é inteligente e muito estudiosa. No entanto, não é popular, nem tem amigos. Mas é uma apaixonada pelo espaço, adora tudo o que se relacione com astronomia, sabe todas as constelações, planetas e galáxias.

Meg está prestes a receber uma missão, a mais difícil que enfrentou até agora. A sua mãe partiu para Mianmar, um país perto da Tailândia, para ajudar crianças que estão a morrer, e sendo ela enfermeira, consegue evitar que tal desastre aconteça. No entanto, nada diz à família, apenas avisa Meg pelo telefone, quando já lá se encontra. Consequentemente, Meg terá de tomar conta da sua irmã mais nova, Elsa, e da sua casa, durante duas semanas.

Esta notícia inesperada deixou Meg assustada, uma vez que tinha acabado de descobrir que na sua escola ia decorrer um concurso cujo prémio era aquilo com que ela mais sonhava, uma visita guiada à sede da NASA. Meg ficou preocupadíssima porque o concurso consistia em fazer uma apresentação oral sobre o que o espaço significa para ela, isto deveria ser algo fácil, tendo em conta que ela sabe tudo acerca do tema, mas há um problema, Meg tem pavor de falar em público. E no concurso iria ter de estar num palco, a falar para centenas de pessoas, sozinha... Como irá ela conseguir conciliar os trabalhos da escola, os testes, o concurso e a parte mais complicada, tomar conta da casa e da sua irmã?

Ainda pensou em ir para casa do avô, mas isso era uma péssima ideia, porque a sua casa era minúscula e desarrumada. Decidira então ficar em sua casa. Para dificultar ainda mais as coisas, o seu rival, o Ed King, também estava no concurso. O Ed é também muito inteligente, mas ao contrário de Meg, é popular e tem muitos amigos.

Será que, com tudo isto Meg vai conseguir ganhar o concurso da NASA? Será que a sua mãe volta para casa?

Dividida entre cuidar de uma bebé, a rivalidade com Ed, o seu medo de falar em público e a vontade de concretizar o seu maior sonho, Meg irá precisar de um verdadeiro milagre, um milagre cósmico!

Opinião:

Este é um livro onde a personagem principal vive a adolescência de uma forma diferente e inesperada, sendo confrontada com novas responsabilidades, para as quais não estava absolutamente nada preparada. É sem dúvida cativante uma vez que não param de chegar problemas para Meg resolver, como quando a Elsa não para de chorar, como ignorar os pensamentos que tem sobre o Ed, e ainda qual seria a melhor maneira para ganhar o concurso. Por fim, é um livro inspirador porque retrata que nunca devemos desistir dos nossos sonhos por mais complicada que se torne a nossa vida;

Concluindo, sem dúvida que eu recomendo a leitura deste livro!

Passagens preferidas:

· Passagem inicial – Onde a paixão pelo espaço começou: “No dia do meu sétimo aniversário, o meu avô construiu-me um foguetão.”

· “Se a vida te trocar as voltas, não desistas de sonhar. A tua força é astronómica!”

· “Para mim, o espaço significa liberdade…” 


Leitora: Ema Conceição nº 12 11º A

Saiba mais sobre a autora em www.jennymclachlan.com.

E podes saber muito, muito + sobre astronomia, foguetões ... AQUI

Sem comentários: