terça-feira, 27 de outubro de 2009

Relatório

Visita de estudo à Biblioteca Municipal de Torres Vedras



No passado dia 2 de Outubro de 2009, pelas catorze horas, a turma B do décimo ano, da escola Secundária Henriques Nogueira, realizou uma visita de estudo à Biblioteca Municipal de Torres Vedras, acompanhada pela respectiva professora de Português, Noémia Santos. A visita teve como objectivo dar a conhecer aos alunos as instalações, o funcionamento, assim como visionar alguns documentos que já não se encontram expostos.


O edifício onde se encontram as instalações da Biblioteca foi primeiramente construído como uma escola secundária, sendo mais tarde adaptado às condições desta, de que hoje usufruímos. As instalações estão condicionadas a dois pisos, organizados por espaços: o piso zero, dedicado à categoria infanto-juvenil, o depósito onde estavam os livros mais antigos e um pequeno auditório; o piso um, destinado à leitura de periódicos, literatura para adultos, bem como uma sala de multimédia e audiovisual.


Os livros dispõem-se segundo a tabela da CDU (Classificação Decimal Universal), a cada tema está associada uma cor, estando posteriormente organizados alfabeticamente pelas iniciais do apelido do autor. Estas informações constam obrigatoriamente na cota, uma vez que é por esta que os livros são identificados oficialmente.


Em 1986, a biblioteca integrou-se numa rede de bibliotecas públicas que tinham como princípio o acesso livre e gratuito de quase todos os documentos dos mais diversos temas.


Para o bom funcionamento da desta, existem cerca de vinte funcionários, encarregues das mais diversas funções. Os leitores podem usufruir dos mais variados serviços que a biblioteca dispõe, tais como: o uso de computadores com acesso livre à internet, impressão de documentos, visionamento de filmes, audição de CDs, requisição de livros ou apenas consulta destes.


O depósito tem como função resguardar os documentos mais antigos de modo a preservá-los, tendo por isso condições específicas onde a humidade e a claridade têm de ser controladas, organizando-se de forma muito mais concentrada. O restauro de alguns dos documentos que se encontram no depósito, mais concretamente jornais antigos da região, é feito por alunos de cursos profissionais de conservação e restauro.


Os alunos ao realizarem esta visita puderam compreender o dia-a-dia de uma biblioteca, desde o seu funcionamento à sua organização, bem como um pouco da história desta.




Beatriz Carreira

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Literacia

Foto:10º A. Biblioteca Municipal. 20 de Outubro 2009.


Conforme prometido, deixo algumas informações suplementares sobre o conceito de LITERACIA, para a poiar as vossas reflexões escritas.


Assim:
«A importância assumida pela leitura em todos os aspectos da vida quotidiana suscitou o desdobramento de acepções e significados atribuídos ao conceito:


1. Leitura = Alfabetização
2. Leitura = Literacia
3. Leitura = Hábito Cultural»

As estatísticas demonstram que em Portugal ainda existe analfabetismo na população adulta. No entanto, verifica-se que praticamente desapareceu entre as crianças e jovens em idade escolar pois a taxa de analfabetismo para estes grupos de idade é de 0,2 % (semelhante à dos outros países da União Europeia).

Podemos portanto considerar que a escolarização universal da população portuguesa resolveu a questão da alfabetização, situando-se os maiores problemas actualmente enfrentamos no domínio da literacia.

MAS:
Na 2ª Acepção: Leitura=Literacia
Conceito de Literacia : Capacidade básica de utilizar a leitura a escrita e o cálculo para resolver questões da vida quotidiana.

Problemas:· Apesar de conseguirem descodificar palavras, frases e até textos, muitas crianças e muitos adultos não conseguem usar a informação escrita contida em livros, jornais, folhetos, etc. · Apesar de conhecerem os números uma grande parte das pessoas não consegue fazer cálculos simples.


Factores explicativos de baixos níveis de literacia / insufciente hábito de leitura
· Para explicar os baixos níveis de literacia / insufciente hábito de leitura são frequentemente referidos os seguintes factores:
· Insuficiente treino da leitura
· Insuficiente contacto com livros e outros materiais escritos
· Insuficiente experiência de prazer no contacto com livros
· Insuficiente autonomia na leitura

·Frequentemente atribui-se à escola uma grande parte da responsabilidade, referindo-se nomeadamente:
· insuficiente trabalho de leitura, escrita e cálculo· insuficiente desenvolvimento das bibliotecas escolares · ausência de relacionamento entre a escola e a família

Questões para reflexão:
Em que medida

(1) a escola
(2) a biblioteca escolar
(3) a relação entre a escola e a família
podem contribuir para alterar o panorama dos baixos níveis de literacia e os hábitos culturais da população portuguesa ?



Outros elementos:
  • Literacia: o Dia Mundial assinala-se a 6 de Setembro.
  • A Campanha Global pela Educação em Portugal assinalou o Dia Mundial da Literacia sublinhando o "impacto da educação e da alfabetização no aumento dos rendimentos das famílias, na melhoria das condições de higiene e de saúde".

  • Cerca de 75 milhões de crianças em todo o mundo continuam sem acesso ao ensino. Em Portugal, nove em cada cem portugueses continuam sem saber ler nem escrever, na maioria idosos e a viverem no Interior, segundo o último censos.

  • Em Portugal, em dez anos, o número de pessoas que não sabe ler nem escrever desceu de 11 para 9 por cento, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística referentes a 2001.

Fontes: Agência Lusa; revista VISÃO, de 6/Set.


Mas os níveis de alfabetização em Portugal estão ainda “muito longe do ideal”, segundo Rui Seguro, Presidente da Associação O Direito De Aprender.
“Nos países nórdicos é um escândalo quando se encontra uma pessoa analfabeta.
(Ler aqui o resto da notícia do PÚBLICO)




*****

Vencedora do "Librarianship Award 2009" na Henriques N.

A Biblioteca, pintura de Vieira da Silva

A professora e bibliotecária Maria José Vitorino, venceora do IASL School Librarianship Award de 2009 vai estar presente na Biblioteca da nossa escola, na próxima 6ªfeira, e nós vamos estar presentes.

Para se prepararem para a sessão, deixo-vos algumas informações:

Entrega do prémio e referência da Associação Internacional que atribuiu o prémio

Elementos biográficos

Texto da Associação Portuguesa de Bibliotecários e Arquivistas

sábado, 17 de outubro de 2009

Já não há desculpa para não ler os jornais !

Carrega nos jornais e ...






Leitura em dia

Sabiam que podem ler jornais gratuitamente?

Claro que não tem tanto "charme" quanto sentar a ler o jornal em papel, mas permite estar informado.

Agora não há desculpa!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Grandes Bibliotecas do Mundo

(clica na imagem para ver o filme de divulgação)

A maior biblioteca existente - Biblioteca do Congresso (Washington)




Repara nestes números: "Today's Library of Congress is an unparalleled world resource. The collection of more than 130 million items includes more than 29 million cataloged books and other print materials in 460 languages; more than 58 million manuscripts" (Fonte: sítio da Biblioteca do Congresso)



Esta é a Biblioteca de Moscovo. Não encontrei nenhuma versão noutra língua, mas podemos pedir ajuda aos colegas que dominam o russo.

Outras Bibliotecas

O edifício actual é da 2ª metade do século XX, mas a Biblioteca Nacional tem mais de 200 anos. Foi criada pela rainha D. Maria I em 1796 e, daí para cá, tratou de acumular, a pouco e pouco, os chamados fundos bibliográficos nacionais. (...) O depósito legal consiste na obrigação legal que todas as editoras têm de enviar para a BN exemplares que ficam nos nossos fundos. Teoricamente, aqui existe tudo o que é publicado em Portugal. Todos os livros, revistas, folhetos, cartazes, bandas desenhadas, enfim, tudo o que é rigorosamente impresso em Portugal, tem obrigação legal de ficar aqui depositado." (Prof. Carlos Reis)




A Biblioteca de Paris (Biblioteca Nacional de França) é constituída por estes quatro edifícios.

"Au cours de son histoire, elle est passée des presque mille manuscrits précieux de la Librairie royale de Charles V (1338-1380) à des dizaines de millions de documents sur tous supports (parchemin, papier, objets, multimédia, électroniques…) et de tous types (manuscrits, imprimés, documents graphiques, sonores, cartographiques…). "





A actual Biblioteca de Alexandria tem guardados dez mil livros raros, cem mil manuscritos, 300 mil títulos de publicações periódicas, 200 mil cassetes áudio e 50 mil vídeo. No total podem trabalhar na Biblioteca de Alexandria cerca de 3500 investigadores, que têm ao dispor 200 salas de estudo.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Mais Livros

Palavras leva-as o vento?
Nem sempre.
Há palavras que ficam: incomodam, inquietam, divertem...
Atreve-te!






Lista de Leituras

Conforme acordado aqui fica a Lista de Livros no âmbito do Contrato de Leitura. Estes são alguns dos escolhidos:






Como vêem, há para todos os gostos - ficção, viagem, biografia...


Prémios Nobel

Decorreram na passada semana as atribuições dos PRÉMIOS NOBEL para as várias áres do conhecimento.

Vê aqui PRÉMIO NOBEL:


DA LITERATURA (entrevista com Herta Müller, escritora nascida na Roménia e naturalizada alemã, que se destaca em áreas como o romance, a poesia e os ensaios.)



DA QUÍMICA (O geneticista Carolino Monteiro explicou à Antena 1, o alcance dos trabalhos realizados pelos cientistas vencedores na investigação sobre o ribossoma)


DA PAZ (Notícia da atribuição da prémio ao Presidente Obama e recepção controversa dessa escolha)





Imagem em: oglobo.globo.com

Entrevista

GUIÃO DA
Entrevista à Dra. Goretti Cascalheira


1. Há quanto tempo exerce esta profissão?

2. Qual a formação necessária para exercer o seu cargo?

3. O que é que a motiva nesta profissão?

4. Escolheu-a desde cedo ou tinha outra ideia para a sua vida profissional?

5. Como é o seu dia-a-dia de trabalho? Que actividades tem de fazer?

6. A biblioteca surpreende-a?

7. Quem são os leitores mais assíduos da biblioteca?

8.Quais os serviços e actividades da biblioteca? A quem se destinam?

9. Como sabe, neste momento existem muitos emigrantes a estudar e trabalhar em Portugal; será que a vossa biblioteca terá o material necessário para facilitar a aprendizem da Língua?

10. Lê livros pessoais ou da biblioteca?

11. Tem sempre um livro consigo?

12. Os livros desafiam-na?Em que sentido?

13.O que é que lhe falta ler?

14. Suponhamos que existiria um situação de emergência aqui na biblioteca, que implicaria a perda de uma grande quantidade de livros; ao pensar de repente, qual salvaria?


Patrícia 10ºA + contributos de Alexander, Artem e José.
(Foram feitas alterações à ordem das questões, para haver uma progressão do mais factual e prático para o mais subjectivo e surpreendente)

******************************

sábado, 10 de outubro de 2009

O Requerimento

Ex.ma Sra. Directora
da Escola Secundária Henriques Nogueira


Eu, abaixo assinado, ..............................., Delegado(a) da Turma ............do Décimo Ano, da Escola Secundária Henriques Nogueira, venho, em nome dos alunos da turma, expor o seguinte: no âmbito da disciplina de Português, gostaríamos de realizar uma visita guiada à Biblioteca Municipal de Torres Vedras, de forma a que todos os alunos possam conhecer o espaço e os serviços, o que será uma mais valia para os mesmos. Visto que o horário da turma (08h30-10h00) não é compatível com o da referida Biblioteca, solicito a V. Ex.ª que nos conceda a autorização para que a aula de Português do dia dezanove de Outubro se realize das 15h30 às 17h15, pois o nosso horário só nos dá essa hipótese.
Esta alteração foi avançada pela Directora de Turma e pela professora de Português e, uma vez autorizada, dela será dado conhecimento aos encarregados de educação.
Torres Vedras, __de Outubro de 2009

Pede deferimento
~
O (a) delegado(a) da Turma____
____________________
******************************************
A base deste requerimento é o texto
de Tiago Rosado e Tânia Soares, a que se juntam
outros contributos, por necessidade de o adaptar
à situação concreta do 10º A

Carta formal - Pedido de Visista e Entrevista (10ºA)

Torres Vedras, 1 de Outubro de 2009

Exm.ª Sra Dra. Goretti Cascalheira
Biblioteca Municipal de Torres Vedras
Avenida 5 de Outubro, 17
2560-270 Torres Vedras


Assunto: Visita de Estudo



Exm.ªDra. Goretti Cascalheira,

Como representante dos alunos do Décimo ano, da Turma A, do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Henriques Nogueira, venho por este meio solicitar-lhe uma visita guiada à Biblioteca Municipal. Em conjunto com a nossa professora de Português, pensámos que seria uma boa visita de estudo para realizarmos nesta altura, visto que está em concordância com o programa da disciplina, e também porque pretendemos conhecer a biblioteca “ao pormenor”. Para tal, iríamos acompanhados pela professora da disciplina em causa, a professora Noémia Santos.
Como matéria do programa da disciplina, temos de saber fazer um relatório e uma entrevista, pelo que a professora propôs que ambas as suas turmas de décimo ano realizassem a visita, sendo que uma faria o relatório e a outra uma entrevista. Coube-nos realizar a entrevista; para tal desejaríamos saber se estaria disponível para a concretizar.
Gostaríamos ainda de lhe propor o horário desta visita, caso se possa realizar, para uma Segunda-Feira, depois das 15h30. Fazemos este pedido, pois as nossas aulas de Português são sempre nos primeiros blocos da manhã (8h30-10h00), ou seja, fora do horário da Biblioteca. Em representação da turma, agradeço a sua disponibilidade e, sem mais de momento, aguardando futuro contacto para qualquer outro tipo de esclarecimento, subscrevemo-me.
Com os melhores cumprimentos,
A Delegada da Turma 10ºA
___________________
Esta carta foi seleccionada de entre as que me enviaram. Embora aproveite outros contributos, tem por base a proposta da Patrícia

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Um jornal com 130 anos!

Apreciar esta preciosidade, recentemente restaurada, foi um dos momentos especiais da visita guiada do 10º B à Biblioteca Municipal de Torres Vedras, hoje realizada.





Aguardo as vossas imagens, que devem estar melhores (também não é difícil...), a que acrescentaremos, a seu tempo, passagens do vosso RELATÓRIO.

Para procurares um livro na BIBLIOTECA sem sair de casa ou da escola vai a Base de Dados, selccionando por autor ou título.


Carta formal (10ºB)


Torres Vedras, 28 de Setembro de 2009



Exma. Senhora Directora da

Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Av. 5 de Outubro, 17
2560-270 TORRES VEDRAS


Exma. Sra.Dra. Goretti Cascalheira

A turma B do 10.º ano, da área de Ciências e Tecnologias, da Escola Secundária Henriques Nogueira, vem por este meio solicitar-lhe uma visita de estudo guiada à Biblioteca, com possibilidade de observação de algumas obras mais valiosas pertencentes aos vossos arquivos, como livros e jornais antigos que não se encontram expostos ao vulgar leitor, sobre assuntos de Torres Vedras, entre outros.
Seremos acompanhados pela professora Noémia Santos, no âmbito da disciplina de Português. Gostaríamos que esta visita se realizasse a uma sexta-feira pelas 14h ou, se for mais conveniente para os vossos serviços, também estaremos disponíveis à segunda-feira, pelas 10h30.
Agradecemos desde já a sua disponibilidade.

Atenciosamente



A Delegada de Turma
Mariana Santos





*****************