quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Outras Bibliotecas

O edifício actual é da 2ª metade do século XX, mas a Biblioteca Nacional tem mais de 200 anos. Foi criada pela rainha D. Maria I em 1796 e, daí para cá, tratou de acumular, a pouco e pouco, os chamados fundos bibliográficos nacionais. (...) O depósito legal consiste na obrigação legal que todas as editoras têm de enviar para a BN exemplares que ficam nos nossos fundos. Teoricamente, aqui existe tudo o que é publicado em Portugal. Todos os livros, revistas, folhetos, cartazes, bandas desenhadas, enfim, tudo o que é rigorosamente impresso em Portugal, tem obrigação legal de ficar aqui depositado." (Prof. Carlos Reis)




A Biblioteca de Paris (Biblioteca Nacional de França) é constituída por estes quatro edifícios.

"Au cours de son histoire, elle est passée des presque mille manuscrits précieux de la Librairie royale de Charles V (1338-1380) à des dizaines de millions de documents sur tous supports (parchemin, papier, objets, multimédia, électroniques…) et de tous types (manuscrits, imprimés, documents graphiques, sonores, cartographiques…). "





A actual Biblioteca de Alexandria tem guardados dez mil livros raros, cem mil manuscritos, 300 mil títulos de publicações periódicas, 200 mil cassetes áudio e 50 mil vídeo. No total podem trabalhar na Biblioteca de Alexandria cerca de 3500 investigadores, que têm ao dispor 200 salas de estudo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Este espaço é para trabalhar

Noémia S.