terça-feira, 27 de outubro de 2009

Relatório

Visita de estudo à Biblioteca Municipal de Torres Vedras



No passado dia 2 de Outubro de 2009, pelas catorze horas, a turma B do décimo ano, da escola Secundária Henriques Nogueira, realizou uma visita de estudo à Biblioteca Municipal de Torres Vedras, acompanhada pela respectiva professora de Português, Noémia Santos. A visita teve como objectivo dar a conhecer aos alunos as instalações, o funcionamento, assim como visionar alguns documentos que já não se encontram expostos.


O edifício onde se encontram as instalações da Biblioteca foi primeiramente construído como uma escola secundária, sendo mais tarde adaptado às condições desta, de que hoje usufruímos. As instalações estão condicionadas a dois pisos, organizados por espaços: o piso zero, dedicado à categoria infanto-juvenil, o depósito onde estavam os livros mais antigos e um pequeno auditório; o piso um, destinado à leitura de periódicos, literatura para adultos, bem como uma sala de multimédia e audiovisual.


Os livros dispõem-se segundo a tabela da CDU (Classificação Decimal Universal), a cada tema está associada uma cor, estando posteriormente organizados alfabeticamente pelas iniciais do apelido do autor. Estas informações constam obrigatoriamente na cota, uma vez que é por esta que os livros são identificados oficialmente.


Em 1986, a biblioteca integrou-se numa rede de bibliotecas públicas que tinham como princípio o acesso livre e gratuito de quase todos os documentos dos mais diversos temas.


Para o bom funcionamento da desta, existem cerca de vinte funcionários, encarregues das mais diversas funções. Os leitores podem usufruir dos mais variados serviços que a biblioteca dispõe, tais como: o uso de computadores com acesso livre à internet, impressão de documentos, visionamento de filmes, audição de CDs, requisição de livros ou apenas consulta destes.


O depósito tem como função resguardar os documentos mais antigos de modo a preservá-los, tendo por isso condições específicas onde a humidade e a claridade têm de ser controladas, organizando-se de forma muito mais concentrada. O restauro de alguns dos documentos que se encontram no depósito, mais concretamente jornais antigos da região, é feito por alunos de cursos profissionais de conservação e restauro.


Os alunos ao realizarem esta visita puderam compreender o dia-a-dia de uma biblioteca, desde o seu funcionamento à sua organização, bem como um pouco da história desta.




Beatriz Carreira

Sem comentários: