segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Vencedora do "Librarianship Award 2009" na Henriques N.

A Biblioteca, pintura de Vieira da Silva

A professora e bibliotecária Maria José Vitorino, venceora do IASL School Librarianship Award de 2009 vai estar presente na Biblioteca da nossa escola, na próxima 6ªfeira, e nós vamos estar presentes.

Para se prepararem para a sessão, deixo-vos algumas informações:

Entrega do prémio e referência da Associação Internacional que atribuiu o prémio

Elementos biográficos

Texto da Associação Portuguesa de Bibliotecários e Arquivistas

7 comentários:

Anónimo disse...

1) Qual a relação entre os níveis de leitura de um país e o seu desenvolvimento?

A relação entre os níveis de leitura de um país e o seu desenvolvimento é bastante importante, pois se o país é mais desenvolvido terá mais comércio entre outras actividades, havendo assim maior quantidade e qualidade.
Havendo maior variedade, há também maior interesse, surgindo uma discussão de ideias acerca de um tema.
Para um país ser desenvolvido, para além de muitos outros aspectos e regras exigidas é obrigatório que taxa de analfabetismo seja bastante inferior à taxa de alfabetismo.
Por exemplo, temos a diferença entre os níveis de leitura em África e na Europa que é bastante visível, esse facto é observável nas profissões exercidas.
Há países em que a taxa de analfabetismo é muito elevada, nomeadamente nos países mais pobres.
Isto acontece, porque nestes países as condições de vida são muito limitadas, existem poucas escolas, os costumes de vida são outros e não faz parte da sua educação dedicar muito tempo a um livro, mas sim a outro género de actividades, por exemplo ao campo.
Podemos concluir que cerca de 75 milhões de crianças em todo o mundo continuam sem acesso ao ensino.


2) Quais as razões que existem para Portugal ter ainda fracos índices de leitura?

Portugal apesar de ser um país desenvolvido, ainda demonstra fracos índices de leitura, pois nove em cada cem portugueses continuam sem saber ler nem escrever e na maioria são idosos.
Na minha opinião, os motivos válidos para este facto podem ser devido à má gerência de tempo por parte de cada cidadão, às actividades que cada um possa ter que impedem o uso desse tempo para a leitura, a invenção do computador e da televisão, a falta de boas bibliotecas escolares, a mentalidade dos jovens e adultos para a importância de um livro e dispor do seu tempo livre para se dirigir à biblioteca.


3) Qual a relação entre os novos meios audiovisuais, sobretudo a internet, a televisão e a leitura?
Os novos meios audiovisuais estabelecem uma relação interessante a nível de leitura.
Para quem estuda estes aspectos, como é o caso do Instituto Nacional de Estatísticas é bastante motivador, pois pode ter vantagens e desvantagens.
Com a criação de novos meios audiovisuais como a internet e a televisão, os jovens passam a maior parte do seu tempo livre com um computador, ou a ver televisão, deixando os livros para trás, o que não devia acontecer.
A internet e a televisão são muito importantes, pois a internet é um meio de comunicação muito vasto, em que podemos pesquisar acerca de todos os assuntos e a televisão possibilita uma aprendizagem áudio que pode ser favorável a quem tenha essa capacidade mais desenvolvida e também a quem tenha dificuldade a nível de outros sentidos.
Com isto, pode levar a uma diminuição da taxa de leitura, pois cada vez que precisam de alguma informação recorrem a outras fontes para além de um livro.

Inês Pereira.
10ºB nº09

Anónimo disse...

1) Qual a relação entre os níveis de leitura de um país e o seu desenvolvimento?

Quanto mais desenvolvido um país, menor a sua taxa de analfabetismo, pois, entre várias razões, a situação económica dos seus habitantes é mais favorável à compra de livros e aos custos escolares. Isso faz com que o seu índice de leitura seja maior. Os países em desenvolvimento como têm uma taxa de analfabetismo maior, devido ao facto de terem menos recursos económicos e hábitos culturais diferentes, têm um índice de leitura reduzido. Nestes países também há a escassez de escolas.

2) Quais as razões que existem para Portugal ter ainda fracos índices de leitura?

Portugal tem quase um milhão de analfabetos (em cada 100 habitantes, 9 não sabem ler nem escrever). A maioria dos analfabetos portugueses são idosos e vivem no interior do país, onde há uma cultura e estilos de vida diferente. Na minha opinião, estes idosos são analfabetos, pois no tempo que eram jovens não haviam escolas para todos e Portugal era um país mais pobre do que é hoje.
Hoje em dia, o abandono escolar prematuro faz com que haja muitos jovens analfabetos. Isto deve-se ao facto de os pais não interagirem com os seus filhos nem têm, em alguns casos, cultura para os incentivar. A avaliação de níveis de leitura revelam que Portugal se encontra numa situação muito desfavorável.

FONTE (para alguns dados): http://www.publico.clix.pt/Educa%c3%a7%c3%a3o/quase-um-milhao-de-analfabetos-em-portugal_1399698

3) Qual a relação entre os novos meios audiovisuais, sobretudo a internet, a televisão e a leitura?

A televisão e a internet são uma oposição aos livros, mas, por outro lado, fazem com que as pessoas leiam mais.

Por exemplo, na internet há uma maior variedade de conteúdos que possam interessar os utentes. Com a internet apareceram os chats e alguns jogos online – isto, contribui para o desenvolvimento da leitura e também da escrita de uma determinada língua. A leitura deve ser um prazer e não uma obrigação. Para isso, é preciso que as pessoas ganhem o gosto de ler.

Pensa-se que no futuro, pode haver o perigo de as edições electrónicas poderem de algum modo substituir os livros, pois esta apresenta características específicas que vão desde a sua enorme capacidade de armazenamento de dados até à rapidez da sua produção e disseminação, facilidade de actualização e correcção ou potencialidades colaborativas e interactivas.

Com o aparecimento da televisão surgem os filmes. Em Portugal, a maior parte dos filmes têm legenda – o que nos obriga a ler para conseguirmos compreender algo que gostamos.

José Manuel de Freitas
10º B
Nº 12

Anónimo disse...

Nos dias de hoje, se um país tem um elevado nível de leitura, a sua população será mais culta, logo tem mais massa crítica, assim o país tem mais probabilidade de ser desenvolvido, ou iniciar a sua fase de desenvolvimento. Se pensarmos, também, se um país for desenvolvido tem uma maior probabilidade de ter um elevado nível de leitura e vice-versa.
Se procurarmos nos mapas de geografia, verificamos que Portugal está acima da linha de desenvolvimento, mas a partir do índice de desenvolvimento, se compararmos com outros países mais desenvolvidos, observamos que o nosso país se encontra muito inferior a estes, logo não atinge um nível de leitura muito elevado. Também temos de ter em conta a época em que cada estado se começou a desenvolver, no caso de Portugal, esse desenvolvimento está a ser efectuado na altura em que a tecnologia já está mais avançada, logo existem mais alternativas aos livros, não tendo assim um índice de desenvolvimento muito elevado.
Com o passar dos anos, existiu a nível global um grande desenvolvimento tecnológico em relação aos meios de comunicação. Estes meios vieram substituir então, os livros, e-books, áudio-livros… Conseguiram “desviar” a atenção. Embora em alguns destes meios tenhamos de ler, a informação que contém nem sempre é credível


Rodolfo Pereira nº21
Susana Ribeiro nº22
Tânia Soares nº 23
Tiago Rosado nº24
10B

Anónimo disse...

1-Nos dias de hoje, se um país tem um elevado nível de leitura, a sua população será mais culta, logo tem mais massa crítica, assim o país tem mais probabilidade de ser desenvolvido, ou iniciar a sua fase de desenvolvimento. Se pensarmos, também, se um país for desenvolvido tem uma maior probabilidade de ter um elevado nível de leitura e vice-versa.
2-Se procurarmos nos mapas de geografia, verificamos que Portugal está acima da linha de desenvolvimento, mas a partir do índice de desenvolvimento, se compararmos com outros países mais desenvolvidos, observamos que o nosso país se encontra muito inferior a estes, logo não atinge um nível de leitura muito elevado. Também temos de ter em conta a época em que cada estado se começou a desenvolver, no caso de Portugal, esse desenvolvimento está a ser efectuado na altura em que a tecnologia já está mais avançada, logo existem mais alternativas aos livros, não tendo assim um índice de desenvolvimento muito elevado.
3-Com o passar dos anos, existiu a nível global um grande desenvolvimento tecnológico em relação aos meios de comunicação. Estes meios vieram substituir então, os livros, e-books, áudio-livros… Conseguiram “desviar” a atenção. Embora em alguns destes meios tenhamos de ler, a informação que contém nem sempre é credível


Rodolfo Pereira nº21
Susana Ribeiro nº22
Tânia Soares nº 23
Tiago Rosado nº24
10B

Anónimo disse...

1. Qual a relação entre os níveis de leitura de um país e o seu desenvolvimento?
Os países mais desenvolvidos têm maior índice de leitura porque o nível de analfabetismo é muito baixo ou mesmo nulo, as pessoas têm maior interesse na cultura e têm tempo livre em mãos que podem dedicar à leitura devido aos horários de trabalho pouco sobrecarregados.
2. Quais as razões que existem para Portugal ainda ter fracos níveis de leitura?
A falta de motivação em crianças por parte dos pais, a falta de divulgação nos meios de comunicação e mesmo um pouco de falta de vontade das próprias pessoas que desconhecem que existem bons livros no mercado e daquelas que chegam a casa estoiradas do trabalho e não têm paciência para se porem a ler.
Portugal foi até há pouco tempo um país rural e pouco alfabetizado, sem muitos incentivos à leitura; só depois da revolução de 25 de Abril é que passou a haver maior incentivo à leitura e à alfabetização.
3. Qual a relação entre os novos meios audiovisuais, sobretudo a Internet e a televisão, e a leitura?
Pode ser uma relação de oposição como uma relação de complementaridade. Oposição porque as pessoas que consultam a Internet e vêem televisão deixam de ter tempo para ler; complementaridade porque muitas das informações da Internet estão ou erradas ou incompletas e os livros temáticos são uma boa forma de os complementar.


Ana Marta Carmona, n.º 2
Diogo Valério, n.º 5
Filipe Luna, n.º 6
Joana Vítor, n.º 11
10.º B

Anónimo disse...

Torres Vedras, 30 de Outubro de 2009

Turma B, do décimo ano, da Escola Secundária Henriques Nogueira

mariajosevitorino@gmail.com

Assunto: Esclarecimento de dúvidas

Exma. Sra. Dra. Maria José Vitorino

Venho por este meio agradecer-lhe a sua presença na Escola Secundária Henriques Nogueira, de Torres Vedras, e a sua comunicação na nossa biblioteca escolar. Desde já lhe deixo a impressão de que a sua interacção connosco como alunos foi óptima e por isso decorreu tudo muito bem. A sua presença foi realmente importante para a explicação de alguns pontos relativamente à sua profissão, assim como ao prémio que recebeu, que para alguns alunos era desconhecido. Durante a sua comunicação na nossa biblioteca foram-lhe feitas algumas perguntas; no entanto, por falta de tempo, algumas não lhe foram apresentadas, pelo que persistem algumas dúvidas.
Gostaríamos que nos esclarecesse, se possível, o que acha relativamente às bibliotecas do nosso país; se estas têm tão boas condições como as dos países mais desenvolvidos; assim como, as diferenças que são mais visíveis entre os leitores das mais variadas regiões do mundo.
Agradecemos a sua resposta.

Atenciosamente,
Mariana Santos
(Delegada de turma do 10º B)




Inês Andrade Vieira Nº. 8 do 10ºB (correcção da carta do exercício escrito)

Noémia Santos disse...

Inês

Recebi a tua carta. Vou publicá-la na página principal. Vai ser enviada para a Dra. Maria José, porqueera essa ideia, está bem? Ou mandas entretanto ou envias na 6ªf., na aula.