quarta-feira, 21 de março de 2012

Correção completa


Para completar o trabalho de aula e responder às dúvidas colocadas, fica a correção mais detalhada do exercício.
Chamo a atenção (nos pontos mais frequentemente observados, sublinhei a amarelo) para o caso abordado em aula das respostas que se desviam do pedido ou da repetição de informação em questões diferentes.

Registe no caderno as dúvidas e/ou aspetos que queira ver explicados de novo.



I
100 pontos
(15+15+20+20+30)

Responda às perguntas de forma completa.
1. Identifique e caraterize o narrador, apoiado em três exemplos deste excerto.
Tópiscos de resposta:
O narrador é José Fernandes, amigo de Jacinto, acerca do qual revela preocupação; apresenta-se supreendido com o ambiente, admirado com as maravilhas técnicas, de conforto e de luxo do 202.
Apoiar a resposta com 3 exemplos relacionados com a caraterização.

2. Classifique o narrador quanto à presença e à focalização. Justifique.
O narrador é participante, em 1ª pessoa - um narrador-personagem: além de contar a história na primeira pessoa, faz parte dela. É marcado por características subjetivas, opiniões em relação aos factos que narra e aos ambientes que descreve.
Neste execerto, o narrador recorre a uma focalização externa, pois revela as características exteriores da personagem de Jacinto e apresenta o espaço físico onde decorre a ação.


3. Exponha a forma como a ideia de «Civilização», defendida por Jacinto, se concretiza no 202. Sustente a resposta com pelo menos quatro exemplos textuais.
- Relacionar as ideias de progresso, civilização e cidadania defendidas por Jacinto com os progressos técnicos e mecânicos presentes no 202 - do elevador, aos vários aparelhos domésticos, ou ao teatrofone.
- Estabelecer a conclusão - Jacinto rodeia-se do máximo progresso, e da suma ciência pra assim alcançar a felicidade. Como bem deteta Zé Fernandes, o aspeto exterior de Jacinto parece revelá-lo mais abatido e infeliz.


  1. Explicite quatro efeitos expressivos essenciais na descrição do ambiente, apoiado nos respetivos exemplos.
Referir quatro dos seguintes processos, e respetivos exemplos do texto:
- Dupla adjetivação
- Advérbio de modo com valor expressivo
- Verbos usados com valor expressivo e caraterizador
- Hipálage
- Comparação
- Enumeração
- Descrição sensorial visualista, com destaque dos pormenores visuais (cores, formas...)
- Dimunutivo com valor expressivo satírico/crítico

Notas:
Não têm valor para a resposta, sendo cotadas com zero, referências desgarradas a recursos expressivos/figuras de estilo sem relação evidente com a descrição do ambiente. O mesmo acontece com referências genéricas a recursos, sem o respetivo exemplo.

  1. Num texto de 80 a 120 palavras, faça uma apreciação global do excerto, relacionando com o capítulo I e integrando-o no contexto histórico-cultural a que pertence.
- Análise global do excerto - descrição do 202 como um templo do Progresso e da técnica mais avançada - "uma estranha e miúda legião de instrumentozinhos"; sua relação com a teoria defendida; aspeto físico de Jacinto a contradizer a suposta/previsível «felicidade»; referência à fórmula Suma Ciência x Suma Potência = Suma Felicidade...
- Contexto - último quartel do século XIX - principais inventos e descobertas - eletricidade, telefone, telégrafo, etc.; época de grande progresso civilizacional e técnico; crença nas potencialidades da ciência e da técnica para melhorar a vida dos indivíduos e garantir mais felicidade

II
50 pontos (5x10)

As questões que se seguem têm por base o texto de A Cidade e as Serras (grupo I)

1. Indique o antecedente do elemento sublinhado na frase: “Nelas repousavam mais de trinta mil volumes”(4º parágrafo)
O antecedente é "as estantes monumentais" ou "estantes monumentais"

2. Classifique a oração introduzida pelo «que» em “Reparei então que o meu amigo emagrecera” (parág. 9).

Oração subordinada substantiva completiva ou subordinada substantiva completiva


3. Classifique o recurso presente na expressão sublinhada em “bigode, murcho, caído em fios pensativos”, esclarecendo em que consiste a sua expressividade.
Hipálage; altera-se semanticamente o sentido, atribuindo a um nome ("fios" [do bigode]) uma qualidade ("pensativos") que logicamente pertence a outro nome da mesma frase ("o meu amigo" = Jacinto).


4. Refira o ato ilocutório em que assenta a frase “Para aqui, Zé Fernandes, para aqui!”, justificando.
Ato ilocutório diretivo - o locutor, Jacinto, quer que o interlocutor, Zé Fernandes, realize uma acção: neste caso responda a um pedido para que se sente com ele para conversarem.
5. Explique a expressividade no uso dos verbos, baseado nos dois exemplos seguintes.

“Na antecâmera, onde desembarcamos” (1º parág.)
“Jacinto batia nas almofadas do divã, onde se enterrara com um modo cansado”.
- Associar os verbos à descrição/caraterização das personagens
- Salientar o seu valor expressivo - o ganho de sentido concreto, em cada um dos casos
Pode referir, por ex:
No primeiro exemplo, o verbo "desembarcar" expressa uma ideia de grandeza, como se a antecâmara fosse um «cais»; no segundo caso, a forma verbal «enterrara» dá a dimensão do aborrecimento e cansaço de Jacinto - o sofá era uma cova, ele mandava-se para lá, sem vida, inativo.

III (DESENVOLVIMENTO - TEXTO EXPOSITIVO-ARGUMENTATIVO)
50 pontos (30+20)

Obrigatório, no texto de 200 a 300 palavras:

CONTEÚDO
- exposição das ideias sobre o tema
- demonstração do conhecimento da obra respetiva (Frei Luís de Sousa ou A Cidade e as Serras)
- relação com a atualidade - questionar, de forma pessoal, se o tema tratado mantém ou não relevância na atualidade, explicando a posição tomada

FORMA
- apresentar claramente as partes seguintes: desenvolvimento (1 parág.), desenvolvimento (2 a 4 parág.), conclusão (1 parág.)
- usar vocabulário adequado ao tema escolhido
- cumprir as regras da língua.

Atenção: são pontuados com zero, as respostas que apresentem:
- menos de 80 palavras
- desvio evidente do tema

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