terça-feira, 14 de abril de 2015

Ideal de felicidade



Reflexão sobre A cidade e as Serras de Eça de Queirós
Paris, o rio Sena, agosto 2013|Foto N.Santos
Eça de Queirós escreveu o romance que teve como base o conto "Civilização", fazendo uma comparação entre a vida atribulada da cidade de Paris com a paz e simplicidade da vida em Tormes. O narrador, José Fernandes, relata as várias fases da vida de Jacinto, a personagem principal, de quem é muito amigo. Numa primeira fase em Paris revela que Jacinto é um homem rodeado de Civilização, tanto quanto possível, no 202, a sua residência, que espelha as ideias que defende, como a de que o homem só atinge o ideal de felicidade quando conjuga o máximo de conhecimento possível com o máximo de capacidade física que se pode adquirir.

Depois de mais de trinta anos de uma vida rodeada do máximo de tecnologias, conforto, festas e da alta elite de Paris, Jacinto entra num estado de tédio e aborrecimento da vida civilizada de Paris, decide então ir a Portugal, para assistir à transladação dos restos mortais da sua família. Como vai para o campo envia para lá todos os seus aparelhos tecnológicos e confortos de que dispunha em Paris, no entanto há um engano e estes vão parar a Espanha, e quando os dois amigos chegam ao Douro  não têm nada do que estavam a espera. 
O Douro, junto a «Tormes», agosto 2009|Foto N. Santos

Começa então a grande mudança, quando Jacinto contacta com a natureza, é contagiado, renova-se, vê na natureza tudo aquilo que nunca tinha avistado na cidade, admira a liberdade que nela existe. 
Esta relação de Jacinto com a natureza evolui, passando da observação para a ação. Jacinto ao aperceber-se da pobreza e falta de conhecimento que existe no campo introduz alguns avanços tecnológicos e novas ideias. Conjugando a pacatez da vida no campo com alguns avanços tecnológicos que a tornam mais produtiva. 

O protagonista conhece uma prima de Zé Fernandes por quem se apaixona, Joaninha, que desperta um amor sincero nunca antes conhecido por Jacinto; casam-se têm dois filhos Teresinha e Jacintinho. Nesta fase apercebemo-nos de que este Jacinto já existia no seu íntimo, o contacto com a província fez despertar a sua essência, as suas origens, contribuindo para que Jacinto finalmente encontrasse a “suma felicidade” que ao contrário do que ele pensava no início estava na simplicidade e paz que há no quotidiano campestre, melhoradas por alguns progressos da tecnologia e da civilização.                                      
Douro, Estação de comboios de acesso à Fundação Eça de Queirós, agosto 2009|Foto N. Santos

Esta obra fez-me reflectir não só nas diferenças que existem entre a vida na cidade e a vida no campo, mas também sobre o modo como as tecnologias afectam a nossa vida e ainda sobre qual o ideal de felicidade.


Ana Alcântara Nº4 11ºA

Sem comentários: