terça-feira, 7 de abril de 2015

Publicidade e causas sociais

«O papel da publicidade na comunicação de causas sociais
Os problemas sociais com que as sociedades se deparam levaram à necessidade de sensibilizar ao cidadãos para essas realidades, dando origem a variados projectos que defendem, não os interesses pessoais dos que apoiam as causas sociais, mas os de uma colectividade ou de certos grupos sociais. A publicidade é, assim, o meio utilizado para sensibilizar e fazer agir os indivíduos, as organizações e os governos.
Objectivos da comunicação
Muitas das acções de comunicação das causas sociais têm o objectivo de fornecer informações aos cidadãos e de elevar o seu nível de consciência, pretendendo-se aqui uma mudança cognitiva.
Outras pretendem convencer o maior número possível de indivíduos a agir de determinadas forma, ou seja, mudar a atitude ou inverter comportamentos de certos públicos.
Estas mudanças podem ter carácter permanente, como a persuasão, para que as pessoas tomem a vacina contra a Hepatite B ou deixem de fumar, ou temporário, pedindo à população, em determinadas regiões do interior do país, situação de seca, que apenas solicitem aos bombeiros a água imprescindível.
Por último, existem campanhas que exigem alterações mais profundas por parte dos indivíduos, como as mudanças de valores: campanhas”Todos Diferentes Todos iguais”, da luta contra o racismo, a xenofobia, o anti-semitismo e a intolerância.
Em suma, as políticas de comunicação aplicadas nas causas sociais procuram informar numa primeira fase e, numa segunda, persuadir as pessoas a aderir às causas sociais e a agirem em conformidade.» 1)

A Assembleia da República definiu novas regras para a publicidade institucional  promovida pelo Estado e outras entidades públicas. Ver artigo do Público.



Num anúncio publicitário, deve ter-se em conta:
- Atenção
- Interesse
- Desejo
- Acção


Ainda:
A marca do produto aparece geralmente associada a um logótipo que a identifica.

O slogan acompanha o logótipo da marca. É curto, claro e de memorização rápida. Pode tornar-se mais eficaz se for acompanhado de um jingle musical. O jingle é uma pequena peça musical, de fácil memorização, que permite posterior identificação.

O texto verbal e a imagem devem estar em harmonia. A linguagem publicitária faz apelo aos instintos profundos do público. Por exemplo:



Instintos profundos/Desejos

Diversão
Domínio
Conservação
Paternal/
Maternal/
Fraternal
Sexual
Evasão
Mudança
Deslocação
Boa disposição
Jogo (lúdico)
Posse
(bens materiais,
conhecimentos)
Sucesso
Autoridade
Prestígio
Originalidade
Conforto
Repouso
Saúde
Felicidade
Segurança
Juventude
Dinheiro
Trabalho
Tempo

Amor
Carinho
Ternura
Proteção
Respeito


Agrado
Competição
Domínio
Sedução


Créditos do texto inicial - Autor: Ana Maria Cunha Lopes,  www.redevalorizar.azores.gov.pt/

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