«O papel da publicidade na comunicação de causas sociais
Os problemas sociais com que as sociedades se deparam levaram à necessidade de sensibilizar ao cidadãos para essas realidades, dando origem a variados projectos que defendem, não os interesses pessoais dos que apoiam as causas sociais, mas os de uma colectividade ou de certos grupos sociais. A publicidade é, assim, o meio utilizado para sensibilizar e fazer agir os indivíduos, as organizações e os governos.
Objectivos da comunicação
Muitas das acções de comunicação das causas sociais têm o objectivo de fornecer informações aos cidadãos e de elevar o seu nível de consciência, pretendendo-se aqui uma mudança cognitiva.
Outras pretendem convencer o maior número possível de indivíduos a agir de determinadas forma, ou seja, mudar a atitude ou inverter comportamentos de certos públicos.
Estas mudanças podem ter carácter permanente, como a persuasão, para que as pessoas tomem a vacina contra a Hepatite B ou deixem de fumar, ou temporário, pedindo à população, em determinadas regiões do interior do país, situação de seca, que apenas solicitem aos bombeiros a água imprescindível.
Por último, existem campanhas que exigem alterações mais profundas por parte dos indivíduos, como as mudanças de valores: campanhas”Todos Diferentes Todos iguais”, da luta contra o racismo, a xenofobia, o anti-semitismo e a intolerância.
Em suma, as políticas de comunicação aplicadas nas causas sociais procuram informar numa primeira fase e, numa segunda, persuadir as pessoas a aderir às causas sociais e a agirem em conformidade.» 1)
Os problemas sociais com que as sociedades se deparam levaram à necessidade de sensibilizar ao cidadãos para essas realidades, dando origem a variados projectos que defendem, não os interesses pessoais dos que apoiam as causas sociais, mas os de uma colectividade ou de certos grupos sociais. A publicidade é, assim, o meio utilizado para sensibilizar e fazer agir os indivíduos, as organizações e os governos.
Objectivos da comunicação
Muitas das acções de comunicação das causas sociais têm o objectivo de fornecer informações aos cidadãos e de elevar o seu nível de consciência, pretendendo-se aqui uma mudança cognitiva.
Outras pretendem convencer o maior número possível de indivíduos a agir de determinadas forma, ou seja, mudar a atitude ou inverter comportamentos de certos públicos.
Estas mudanças podem ter carácter permanente, como a persuasão, para que as pessoas tomem a vacina contra a Hepatite B ou deixem de fumar, ou temporário, pedindo à população, em determinadas regiões do interior do país, situação de seca, que apenas solicitem aos bombeiros a água imprescindível.
Por último, existem campanhas que exigem alterações mais profundas por parte dos indivíduos, como as mudanças de valores: campanhas”Todos Diferentes Todos iguais”, da luta contra o racismo, a xenofobia, o anti-semitismo e a intolerância.
Em suma, as políticas de comunicação aplicadas nas causas sociais procuram informar numa primeira fase e, numa segunda, persuadir as pessoas a aderir às causas sociais e a agirem em conformidade.» 1)
A Assembleia da República definiu novas regras para a publicidade institucional promovida pelo Estado e outras entidades públicas. Ver artigo do Público.
Num anúncio publicitário, deve ter-se em conta:
- Atenção
- Interesse
- Desejo
- Acção
Ainda:
A marca do produto aparece geralmente associada a um logótipo que a identifica.
O slogan acompanha o logótipo da marca. É curto, claro e de memorização rápida. Pode tornar-se mais eficaz se for acompanhado de um jingle musical. O jingle é uma pequena peça musical, de fácil memorização, que permite posterior identificação.
O texto verbal e a imagem devem estar em harmonia. A linguagem publicitária faz apelo aos instintos profundos do público. Por exemplo:
Instintos profundos/Desejos
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Diversão
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Domínio
|
Conservação
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Paternal/
Maternal/
Fraternal
|
Sexual
|
Evasão
Mudança
Deslocação
Boa
disposição
Jogo (lúdico)
…
|
Posse
(bens
materiais,
conhecimentos)
Sucesso
Autoridade
Prestígio
Originalidade
…
|
Conforto
Repouso
Saúde
Felicidade
Segurança
Juventude
Dinheiro
Trabalho
Tempo
…
|
Amor
Carinho
Ternura
Proteção
Respeito
…
|
Agrado
Competição
Domínio
Sedução
…
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Créditos do texto inicial - Autor: Ana Maria Cunha Lopes, www.redevalorizar.azores.gov.pt/
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