sábado, 29 de maio de 2021

Fernão Lopes (exercício)

 Relembra-se exercício do 10º ano - análise de excerto da Crónica.
 
  • Para os que fizeram o exercício, toca a reler o texto e as questões, confrontar com os apontamentos, registar pontos importantes que tenham falhado. 
  • Para os restantes, aproveitem para (re)ler esta descrição tão viva da tristeza de Lisboa durante o CERCO - como se estivessem presentes - e para responder às questões no caderno.

        Cerco de Lisboa de 1384

          Toda a cidade era dada a nojo1, chea de mezquinhas2 querelas3, sem neuũ prazer que i houvesse: uũs com gram mingua do que padeciam; outros havendo doo4 dos atribulados (…). Pero5 com todo esto, quando repicavom, neuũ nom mostrava que era faminto, mas forte e rijo contra seus migos[6]. Esforçavom-se uũs por consolar os outros, por dar remedio a seu grande nojo, mas nom prestava conforto de palavras, nem podia tal door seer amansada com neũas doces razões. (…)

         Os padres e madres viiam estalar de fame os filhos que muito amavom, rompiam as faces e peitos sobr’eles, nom tendo com que lhe acorrer, senom planto e espargimento de lagrimas; e sobre todo isto, medo grande da cruel vingança que entendiam que el-Rei de Castela deles havia de tomar; assi que eles padeciam duas grandes guerras, ũa dos migos que os cercados tinham, e outra dos mantimentos que lhes minguavom.[7] (…)

         Os que esperavam por (...) triigo andavom per a ribeira da parte de Exobregas, aguardando quando veesse, e os que velavam, se viiam as galees[8] remar contra lá, repicavam logo por lhe acorrerem. Os da cidade como ouviam o repico, leixavam o sono, e tomavam as armas e saía muita gente (…) e ũa [vez] que certos batees[9] estavom em Ribatejo com triigo, e forom descubertos per uũ homem natural d' Almadãa, e tomados per os Castelãos; e el foi depois tomado e preso e arrastado, e decepado e enforcado. E posto que tal triigo algũa ajuda fezesse, era tam pouco e tam raramente, que houvera mester[10] de o multiplicar como fez Jesu Cristo aos pães, com que fartou os cinco mil homes.
         Ora esguardae como se fossees presente, ũa tal cidade assi desconfortada (…), como veviriam em desvairados cuidados quem sofria ondas de taes aflições? Ó geeraçom que depois veo, poboo bem aventuirado, que nom soube parte de tantos males, nem foi quinhoeiro[11] de taes padecimentos!

Crónica de D. João I de Fernão Lopes,
Capítulo CXLVIII, Lisboa: Seara Nova/Comunicação, 1980.
 

1. Com base nos dois primeiros parágrafos do texto, explicite como o sofrimento vivido na cidade abrange toda a população. Fundamente a resposta com dois exemplos significativos.
2. Explique a intenção do cronista manifestada no último parágrafo, relacionando-a com o uso da interrogação e da exclamação.
3. Registe duas características do estilo e linguagem de Fernão Lopes, fundamentando a sua resposta com dois exemplos do texto.
4. Identifique os fenómeno fonológicos presentes nos casos seguintes: «assi»>assim; «viiam»>viam.  


Glossário
1 tristeza. 
2 tristes.    
3 queixas.                    
4 pena, dó.  
5 todavia. 
6 inimigos.  
7 faltavam              
8 galés - embarcações
9 embarcações pequenas que conduziam os homens da terra para as galés.
10 necessidade
11 participante, sujeito.



 ***
Créditos da imagem: 
Iluminura do Cerco de Lisboa de 1384, na Crónica de Jean Froissart, disponível em http://iluminura.blogs.sapo.pt/2007/12/

JEAN FROISSART (1333+1405), poeta e historiador francês, foi o mais importante cronista medieval europeu. Viajou por diversos países a fim de recolher dados para escrever a história das guerras do seu tempo.  

2 comentários:

Anónimo disse...

Poderia colocar o gabarito?

Anónimo disse...

Preciso do gabarito, urgente. Por favor!