segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Questões do teste



Grupo I
Questão nº2
 A mãe é uma mulher vivida, experienciou um casamento, sabe e tem noção da realidade e por isso avisa Inês e tenta chamá-la à razão, dizendo-lhe que mais vale um homem simples, rico, que a consiga sustentar como é referido em "(...) he milhor boa simpreza (...), hum bom oficial que te ganhe nessa praça", enquanto Inês vive numa ilusão do que é o casamento, preferindo ser pobre mas casar com um homem bem falante, sabido "... pode ser maior riqueza que hum homem avisado?"; porém, Inês ignora os conselhos da mãe, achando que esta está a dizer aquilo por ser de uma geração mais antiga "... como he seca a velhice!"; a mãe acaba por aceitar que Inês case à sua maneira "... casa, filha, muit'embora", mesmo sabendo que irá correr mal. 

Sofia F.


Questão nº2
A Mãe, devido à experiência que tem de vida, reconhece que este pretendente não é o melhor para a sua filha e tenta avisá-la disso ao responder-lhe "Muitas vezes, mal pecado,/He milhor boa simpreza.". Inês, pelo contrário, decide não dar ouvidos à Mãe porque julga ser este o pretendente perfeito para ela pois tem todas as características que procura num homem: bem-falante, sabe tanger viola, discreto, galante e inteligente. É também rude para a Mãe:" Que tendes de ver co isso?/Todo o mal ha de ser meu".
 Luana


 Questão nº 3
A Mãe, com essa afirmação, pretende (ironicamente) dizer que o facto do Escudeiro saber tocar viola não tem nada a ver com o facto de ser um bom marido. É um pormenor desnecessário, sem rumo. A figura de estilo é a ironia.
Carolina Moço

 Questão 3
A mãe está a ser irónica, pois não gosta da ideia de Inês casar com o Escudeiro; por isso usa a ironia para realçar a sua discórdia. 



Questão 4
 Um dos cómicos pode ser por exemplo de linguagem, quando Inês troça da mãe, a gozar com a forma como encara o casamento, próprio da sua velhice: "Oh! Como é seca a velhice!"  

Pergunta nº5
Inês, ao dizer "Que tendes de ver co isso?" , não se preocupa com o que a Mãe diz acerca do marido ideal. A Mãe está contra o casamento, mas diz a Inês para se casar, mesmo sendo contra a sua vontade, "Casa,filha, muit'embora."
Inês demonstra que não está preocupada pelo Escudeiro ser pobre, mas apenas quer um homem bem- falante, que saiba "tanger viola", mas na verdade, no desenrolar da ação o Escudeiro torna-se uma pessoa má, arrogante. Inês não pode ir a Igreja, nem à janela, nem falar com ninguém; quando Inês diz "Todo o mal ha de ser meu." parece que está a adivinhar o seu futuro.
Micaela Cesário


 Questão nº5
A Mãe já tinha percebido que o Escudeiro não era quem realmente dizia ser e que não servia para a filha mas mesmo assim aceita a decisão de Inês.
Inês, ao dizer aquilo, já nos dá indícios de que o casamento não irá correr bem mas aceitará as consequências. E realmente é isso que acontece mais à frente, depois de casados, em que o marido se revela uma pessoa totalmente diferente.
Luana


3 comentários:

Anónimo disse...

Questão 4

Um dos cómicos pode ser por exemplo de linguagem, quando Inês troça da mãe, a gozar com a sua velhice: "oh! Como é seca a velhice!"

Anónimo disse...

Questão 3

A mãe está a ser irónica pois não gosta da ideia de Inês casar com o escudeiro, por isso usa a ironia para realçar a sua discórdia.

Noémia Santos disse...

Obrigada pela colaboração.

Reparo: «Escudeiro» enquanto nome da personagem deve grafar-se com maiúscula.